Header

13 de Junho de 2014

Na semana passada, 505 artigos de peri�dicos foram avaliados pela DynaMed Systematic Literature Surveillance e 225 sum�rios de artigos foram adicionados ao conte�do da DynaMed.

Baseado em um crit�rio de sele��o de �artigos com maior probabilidade de mudar a pr�tica cl�nica�, um artigo foi selecionado pela Equipe Editorial da DynaMed.

Acesso r�pido

Compartilhe com Amigos
Edi��es anteriores da EBM Focus
Torne-se um revisor da DynaMed
Teste Gr�tis da DynaMed
Envie coment�rios para o Editor

Faca parte da nossa lista de emails

Comparados � amoxicilina, tanto a azitromicina quanto o levofloxacino s�o associados a maiores mortalidade e risco de arritmia card�aca grave em homens mais velhos

Reference: Ann Fam Med 2014 Mar-Apr;12(2):121 (evid�ncia nivel 2 [m�dio])

V�rios antibi�ticos macrol�deos, particularmente a eritromicina e a claritromicina, t�m demonstrado associa��o com o prolongamento do intervalo QT e aumento do risco de arritmias card�acas, tais como torsades de pointes (Curr Drug Saf 2010 Jan;5(1):85). Inicialmente acreditou-se que a azitromicina tivesse uma cardiotoxicidade m�nima, mas posteriormente se demonstrou um aumento do risco de mortalidade cardiovascular em compara��o com a amoxicilina em uma grande coorte de usu�rios do sistema Medicaid, nos Estados Unidos (N Engl J Med 2012 May 17;366(20):1881). A Food and Drug Administration, dos EUA, posteriormente revisou as informa��es de prescri��o da azitromicina para fortalecer a se��o de avisos e precau��es com informa��es relacionadas ao risco de prolongamento do intervalo QT e torsades de pointes (FDA Press Release 2013 Mar 12). Al�m disso, o prolongamento do intervalo QT � considerado um efeito de classe das fluoroquinolonas, e a torsades de pointes j� foi associada ao esparfloxacino, ao levofloxacino e ao grepafloxacino (J Antimicrob Chemother 2000 May;45(5):557). Um grande estudo retrospectivo de coorte recente realizado em centros m�dicos do seguro Veterans Affairs, nos EUA, avaliou o risco de mortalidade por todas as causas e arritmias card�acas graves em pessoas que recebem o levofloxacino, a azitromicina ou a amoxicilina.

Foram avaliados, no total, 1.757.689 tratamentos com levofloxacino, azitromicina ou amoxicilina administrados a veteranos de guerra norte-americanos (idade m�dia de 57 anos, 89% do sexo masculino) entre setembro de 1999 e abril de 2012. A azitromicina foi dispensada, na maioria das vezes, em doses para 5 dias enquanto a amoxicilina e o levofloxacino foram dispensados principalmente para per�odos maiores que 10 dias. Em compara��o com outros antibi�ticos, a azitromicina foi mais frequentemente prescrita para a DPOC e o levofloxacino foi mais frequentemente prescrito para infec��es genitourin�rias (sem valores de p reportados). Foram avaliadas a mortalidade bruta e as taxas de arritmias card�acas graves, com an�lises ajustadas para v�rias caracter�sticas cl�nicas e demogr�ficas ao in�cio do estudo, incluindo a indica��o para a prescri��o de antibi�ticos.

A 5 dias, a mortalidade ajustada por milh�o de tratamentos dispensados foi 384 com levofloxacino (p <0,001 vs. amoxicilina), 228 com azitromicina (p <0,003 vs. amoxicilina), e 154 com amoxicilina. Em 10 dias, a mortalidade corrigida por milh�o de antibi�ticos dispensados foi 714 com levofloxacino (p <0,001 vs. amoxicilina), 422 com azitromicina (n�o significativo vs. amoxicilina), e 324 com amoxicilina. O levofloxacino tamb�m foi associado com um aumento do risco de arritmia card�aca grave em compara��o com a amoxicilina em 5 dias e 10 dias, enquanto a azitromicina foi associada com um aumento do risco de arritmia card�aca grave em rela��o � amoxicilina em 5 dias, mas n�o em 10 dias.

Estes dados mostram que, em uma popula��o norte-americana composta predominantemente por homens mais velhos, tanto o levofloxacino quanto a azitromicina foram associados com um risco aumentado de mortalidade por todas as causas e arritmia card�aca grave durante o ciclo de dosagem t�pica para cada droga (10 dias para o levofloxacino e 5 dias para a azitromicina). Essa conclus�o � refor�ada pelo grande tamanho da amostra e pelo uso de dados reais de dispensa��o farmac�utica em vez das prescri��es. No entanto, � limitada pelo desenho observacional do estudo, principalmente devido a desequil�brios nas caracter�sticas dos pacientes dentro da coorte. Embora o estudo tenha utilizado um modelo multivariado para ajustar para uma ampla variedade de caracter�sticas de base, incluindo a indica��o de antibi�tico, essas diferen�as ainda podem ter influenciado os resultados. No entanto, esses resultados sugerem que os m�dicos devem considerar a prescri��o de medicamentos que n�o o levofloxacino e a azitromicina para pacientes idosos se houverem outras op��es de antibi�ticos para escolha, em particular para os que t�m comorbidades card�acas.

Para mais informa��es, veja os t�picos levofloxacino (uso sist�mico) e azitromicina no Dynamed.