Header

3 de outubro de 2014

Na semana passada, 386 artigos de peri�dicos foram avaliados pelo Monitoramento Sistem�tico da Literatura da DynaMed e 195 sum�rios de artigos foram adicionados ao conte�do da DynaMed.

Baseado em um crit�rio de sele��o de "artigos com maior probabilidade de mudar a pr�tica cl�nica," um artigo foi selecionado pela Equipe Editorial da DynaMed.

Acesso r�pido
Compartilhe com Amigos
Edi��es anteriores da EBM Focus
Torne-se um revisor da DynaMed
Teste Gr�tis da DynaMed
Envie coment�rios para o Editor

Faca parte da nossa lista de emails

Hidroxicloroquina pode n�o melhorar os sintomas da s�ndrome de Sj�gren prim�ria em adultos
Reference: JAMA 2014 Jul 16;312(3):249 (evid�ncia de n�vel 2 [m�dio])

A s�ndrome de Sj�gren � uma doen�a autoimune caracterizada por uma disfun��o das gl�ndulas ex�crinas, resultando em secura, dor e fadiga (BMC Med. 2013 Apr 4;11:93 full-text). A hidroxicloroquina � um imunomodulador que � frequentemente prescrito para pacientes com s�ndrome de Sj�gren prim�ria que se apresentam com sintomas gerais como fadiga, artralgia e mialgia. No entanto, apesar de sua ampla utiliza��o, os dados cl�nicos que sustentam a efic�cia da hidroxicloroquina s�o muito limitados. Um recente estudo randomizado com 120 adultos com s�ndrome de Sj�gren prim�ria comparou a hidroxicloroquina 400 mg di�rios por via oral com um placebo durante 24 semanas.

Todos os pacientes tinham usado doses est�veis de AINEs, corticoster�ides orais, pilocarpina, ou ciclosporina t�pica por pelo menos 4 semanas, e o uso concomitante desses agentes foi permitido durante todo o ensaio. O desfecho prim�rio foi a redu��o ≥ 30% no escore de sintomas em pelo menos duas das tr�s escalas que avaliam secura, dor e fadiga. A propor��o de pacientes que atingiram o desfecho prim�rio foi de 17,9% com hidroxicloroquina vs. 17,2% com placebo (odds ratio = 1.01, IC de 95% = 0,37-2,78). A hidroxicloroquina foi associada com uma diminui��o n�o significativa na m�dia dos escores de dor (p = 0,06), mas n�o houve diferen�as significativas nas pontua��es m�dias de fadiga ou secura. Eventos adversos graves foram relatados em 3,6% dos pacientes que tomavam hidroxicloroquina versus 4,9% com placebo (nenhum valor de p relatado).

A evid�ncia cl�nica que apoia a hidroxicloroquina para a s�ndrome de Sj�gren prim�ria � limitada a pequenos estudos abertos. Um ensaio randomizado cruzado anterior n�o demonstrou nenhuma melhora sintom�tica associada � hidroxicloroquina, apesar das melhorias nos marcadores intermedi�rios da doen�a (Ann Rheum Dis 1993 May;52(5):360 full-text). No entanto, esse ensaio foi limitado por uma amostra pequena. Os resultados deste novo e muito maior ensaio confirmam os achados anteriores e fornecem evid�ncias mais convincentes de que hidroxicloroquina parece n�o melhorar os sintomas da s�ndrome de Sj�gren prim�ria. Al�m disso, o uso da hidroxicloroquina requer exames oftalmol�gicos peri�dicos, devido ao risco dose-dependente de retinopatia (Ophthalmology 2002 Jul;109(7):1377).

Para mais informa��es, veja o t�pico S�ndrome de Sj�gren no Dynamed.