- inscrições até 31.05.2013 para o Prêmio Leya de Literatura.
- na Estação das Letras, há vários cursos iniciando em Maio: (...)
- para quem não sabe, existe um Centro de Literatura do Forte de Copacabana, que faz reuniões mensais no Auditório Santa Bárbara (...). É bom conferir!
- o autor Ilton Chaves Jr. em breve estreia na literatura, lançando um livro de contos e crônicas, com a tradição e o sabor do interior de Minas Gerais. O livro "Lugar do Eterno: crônicas para ensolarar o cotidiano" sai pela Jaguatirica Digital:
Off-Rio
- (...) anote a data das próximas feiras literárias: Festa Literária de Porto Alegre (FestiPoa), de 10 a 19 de maio de 2013; o Fórum das Letras de Ouro Preto, de 29 de maio a 2 de junho (pegando o feriado de Corpus Christi, oba!).
- fora do Brasil, as feiras que rolam entre maio e junho são: a super-curtinha Book Expo America (BEA), de 30 de maio a 1º de junho; e a Feira do Livro de Madri, de 31 de maio até 16 de junho. Bela viagem!
- a exposição "Mundo Mundano e os quatro cantos do mundo" apresenta diferentes imagens e textos, de diversos artistas, sobre os quatro cantos do mundo. A exposição vai até o dia 19 de junho, no Espaço Mundo Mundano. Mais informações no site MundoMundano.
- já reservou seu lugar ao sol de Paraty, na Flip? Para os atrasados, é bom correr (ou só vão achar espaço em Angra dos Reis...)
Novidades
- Simone Barra acaba de lançar seu livro de estreia "Pedro e os Cacarecos". Na Livraria Malasartes, a autora expôs os bonecos em papel machê que formaram os personagens do livro e os leitores ainda ganharam um belo CD com músicas infantis de autoria da própria Simone. Segue o link para o vídeo (#curteaí):
Trilha sonora do livro "Pedro e os cacarecos" - Simone Barra |
- Luciana Bollina, uma jovem escritora paulista - muito bem recomendada pelo amigo Godofredo de Oliveira Neto - lança Clarices, pela editora Phillae. O livro é belo e delicado, como a autora, e em breve sai resenha dele no boletim Leituras.
- aliás, falando em Clarice, o "Rio de Clarice" continua organizando ótimos passeios com o roteiro e a guia Teresa Montero. O último aconteceu no Palácio do Catete. Vale à pena acompanhar a agenda do site Caminhos da Arte RJ e conhecer mais sobre Clarice Lispector, através dos seus locais preferidos, e com uma guia que conhece profundamente os caminhos que alguns espaços especiais do Rio de Janeiro fizeram no imaginário da autora.
- sobre passeios lúdicos, li um texto maravilhoso: (...) O texto está na crônica "Perca-se quem puder", de Fernanda Pompeu, uma pérola rara no Yahoo.
- todo mundo ficou animado com o "jeitinho brasileiro" de publicar minicontos, superbaratos, naquela antiga concepção brasileira de diminuir o tamanho do produto para lucrar mais e atingir mais público através da redução do valor unitário. Mas a Amazon ameaçou tirar o cavalinho de todo mundo dessa chuva: pretende limitar a comercialização de livros com conteúdo que possa "decepcionar o leitor". A dúvida é: como vão fazer com livros de poesia? E de fotografia?
- o romance do argelino Yasmina Khadra, "O atentado" foi adaptado ao cinema e recebeu prêmios importantes em Hollywood. Sai em 29 de maio na França e em 21 de junho nos Estados Unidos, como conta a turma do Blog Literatura magrebina francófona. Outra dica do blog é a reedição de "Lettres à moi-même" (ed. Le Fennec), (...)
- a Kobo entrou de pé direito no mercado editorial brasileiro e, recentemente, em Londres, lançou seu "Aura HD eInk", com tela de 6.8" e maior resolução do mercado. O gadget já está em pré-venda na loja da Kobo nos Estados Unidos e Londres. A gente espera.
- a Festa Literária de Santa Teresa (Flist) passou, mas a amiga Dilma Bittencourt, me contou muito feliz que seu livro "Conversando com Lygia" (Lygia Bojunga, claro) foi selecionado para figurar no catálogo da FNLIJ da Bologna Children's BookFair 2013. Parabéns, Dilma e Lygia!!!!
Sites & Blogs
- se você está frilando, ou adotou a profissão de escritor e, assim como no filme "Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" do Woody Allen, gosta de matar o trabalho, espiar a janela vizinha, e outras embromações em geral, os americanos recomendam: Por que trabalhar diariamente é uma boa ideia (texto em inglês).
- Eugenia Ribas formata um projeto de literatura em blog sensacional, que mescla sonhos com contos literários. Em breve, o boletim dará maiores notícias.
- para quem não tem medo de lombada do livro, a dica é ler a trilogia de 1Q84, do Haruki Murakami. Devorei quase mil páginas em poucos dias. A receita é infalível: escravizar a curiosidade do leitor. A resenha está no Jornal Rascunho.
- a Biblioteca Pública Digital da América, no ar desde 18 de abril, disponibiliza coleções de bibliotecas e museus (...) tudo de graça! São mais de 2 milhões de documentos, fotos e arquivos de áudio, além de mostras e exposições que têm catálogos na internet. O negócio é achar o que se procura...
- para o dia das Mães, quem dá ótimas dicas é Simone Magno, no blog Tempo de Letras, da CBN. E você, já decidiu o que vai dar para sua mãe?