|
A logística é "verde", a ineficiência é "cinza"!
Pensar a logística como "transporte rodoviário" é uma conseqüência natural do convívio diário com caminhões de toda espécie e tamanho. Entretanto, a logística vai muito além disso. Da extração da matéria-prima até a colocação do produto acabado nas mãos do consumidor, temos as várias etapas da logística.
A minha pergunta é: "O que temos feito para transformar estes processos logísticos em algo 'verde'?" Sim, verde! É muito saudável comer legumes sem agrotóxicos, porém, só de pensar que estes legumes foram transportados por veículos que fazem parte de uma frota de caminhões sucateada, que consome óleo diesel em excesso e expele fumaça acima da média, já fico sem ar!
Talvez não possamos exigir que um pequeno agricultor, conheça e administre estes conflitos que envolvem a chamada "Logística Verde", porém o que fazer com os "ditos" profissionais das grandes corporações que transportam suas cargas em veículos sub-utilizados? Paga-se frete para o transporte de AR de um lugar para outro, ou seja, paga-se para levar algo que não está lá, isso acarreta, mais veículos nas ruas, mais fumaça, poluição e custos.
Se por um lado vemos governos exigindo da iniciativa privada a contra-pa
 rtida pela geração de monóxido de carbono e pela geração de resíduos sólidos, por outro lado vemos um governo omisso, não investindo em melhoras do sistema logístico sucateado. Não podemos esquecer que a poluição gerada por veículos é uma das maiores vilãs do aquecimento global. Reduzir o impacto da ineficiência logística, é a máxima a ser perseguida por todos na cadeia de produção, tanto indústria quanto transporte e cliente. O aumento da densidade de carga transportada, via planejamento da embalagem, com foco em logística de transporte e armazenagem, pode facilmente aumentar a eficiência de carga em incríveis 20 a 30%. Imagine 30% menos caminhões e utilitários nas ruas! Não devemos esperar o governo exigir ações "verdes" para implementá-las, se o transporte é o maior custo agregado em nossa logística nacional e internacional, devemos sempre planejá-la de forma otimizada, para obtermos resultados "verdes", e não "cinzas". Não deixe carga para trás, com plejamento e otimização, a eficienca aumenta. Conheça o Maxload Pro. |