topLOGO_8_PORTUGUESE
Boletim PensamentoPonte (BridgeThink) - N�mero 3
Dezembro, 2009


    BENVINDO ao terceiro boletim!

        Caro Amigo!

PlaceHolder_3PlaceHolder_3Temos algumas hist�rias emocionantes na edi��o deste m�s. Gostar�amos de destacar "SoCo to SoCal", o nosso primeiro di�logo entre cineastas dos dois litorais dos EUA e a exibi��o de seus filmes. Leila Kaas escreve de Lisboa, Portugal, no "Bairro Terra" desse m�s. Temos uma entrevista exclusiva com o escritor-diretor de "Whaling City", Jay Burke. As festas de fim de ano j� est�o chegando, ent�o n�o deixe de conferir as atividades no calend�rio de eventos dos nossos parceiros. E, finalmente, globalizando-nos, oferecemos agora nosso boletim tamb�m em Portugu�s! Voc� conhece algu�m que gostaria de 
       receb�-lo? Fale com a gente. BOA LEITURA!


       - Equipe PensamentoPonte (BridgeThink)

ATALHOS
NOVO NO PENSAMENTOPONTE (BRIDGETHINK)?
SOCO to SOCAL
BAIRRO TERRA
WHALING CITY's JAY BURKE
EVENTOS DOS NOSSOS PARCEIROS
E PARA ENCERRAR!
THINKCHAIN_Portuguese_DEC
     NOVO NO PENSAMENTO-PONTE (BRIDGETHINK)?
Website_2PlaceHolder_3PensamentoPonte (BridgeThink.org) � um novo recurso de m�dia visando conectar cineastas, artistas e empresas em diversas comunidades criativas no mundo. N�s realizamos sess�es de perguntas & respostas globais, promovemos f�runs sobre recursos de produ��o, mantemos um banco de dados de cinema/arte como refer�ncia para os criadores e muito mais! Na raiz do nosso pensamento est� a louca id�ia de que quando mais pessoas est�o conectadas, muito mais se realiza. Ent�o, se voc� tem algo em ebuli��o acontecendo em sua cidade natal, avise-nos! S� � necess�rio que duas pessoas se conectem para que uma id�ia surja.

N�s convidamos voc� a se tornar um Pensador-Ponte (BridgeThinker).
                                                                         
Conceba, Conecte, Crie...

Soco to Socal Bicoastal Filmmaker Dialogue and Screening
SOCOtoSOCAL_portuguese_2



PlaceHolder_11_223PXPlaceHolder_11_223PXPensamentoPonte (BridgeThink) e
Echo Park Film Center em Los Angeles, realizaram o evento "SOCO to SOCAL", um di�logo entre cineastas dos dois litorais dos EUA com a exibi��o de seus filmes, em 6 de dezembro de 2009.

A participa��o online foi feita via webcam, envolvendo cineastas de Massachusetts, representados pela Rab Studios, Shattered Glass Films e Cinemastar Productions e tamb�m cineastas da costa oeste, representados pela Filmmaker's Alliance de Los Angeles.

Com a "Nova M�dia" revolucionando a forma como o p�blico recebe suas hist�rias, os criadores independentes est�o competindo por audi�ncia com Hollywood. Exibimos no evento 6 curtas-metragens e discutimos os benef�cios e desafios de fazer filmes regionalmente, ao inv�s de trabalhar junto a um centro industrial, e como o trabalho de ambos os grupos est� sendo recebido por seu p�blico. No pr�ximo boletim daremos detalhes do que rolou no evento.

Por ora voc� pode saber mais acessando
www.bridgethink.org/socotosocal





    BAIRRO TERRA por Leila Kaas
Bairro_Terra_WIDE_1
PlaceHolder_11_554PXPlaceHolder_11_554PXO sabor da tradi��o e das artes...

Uma vez que muitos dos nossos leitores s�o brasileiros, portugueses ou americanos com ascend�ncia portuguesa, brasileira e Cabo Verdeana, a coluna deste m�s vai trazer um pouco da cultura de Portugal e do que est� acontecendo na arena das artes por l�.

Na capital de Portugal, Lisboa, uma das muitas boas coisas a se fazer � comer um delicioso e tradicional pastel no bairro hist�rico de Bel�m. A pastelaria existe desde 1837 e apenas poucas pessoas conhecem o segredo de sua receita, que passou de gera��o em gera��o, sempre em segredo. Hoje, o sabor da tradi��o dos "past�is de Bel�m", esta delicada iguaria portuguesa que tem uma hist�ria fascinante relacionada aos tempos dif�ceis do passado, divide espa�o com a arte contempor�nea.

Bem ali, perto da "pastelaria" e do antigo "Mosteiro dos Jer�nimos", pode-se visitar o Centro Cultural de Bel�m (CCB). No m�s passado, enquanto eu saboreava um delicioso pastel de Bel�m nesse bairro atemporal, eu tamb�m tive a oportunidade de ver as exposi��es "Seis Prot�tipos de um Screensaver (Uma Hist�ria Retroativa)" e o "Pr�mio para Filmes sobre Arte - Que sonhos restam? V�, digam l�!"
   
Nas exposi��es eu experimentei um est�mulo audio-visual inspirador com reflex�es sobre o tempo que se move em curvas mais do que em linha reta e id�ias sobre a solid�o dos artistas em seus universos mentais.

Al�m disso, a exposi��o "Sil�ncios", uma colet�nea de 14 artistas reunidos pelo produtor e distribuidor de cinema Marin Karmitz, conectou diversas disciplinas criativas. Dentro de salas organizadas em um labirinto escuro, somos convidados a nos perder entre sons e est�mulos visuais, produzindo uma experi�ncia reflexiva fascinante atrav�s dos nossos sentidos. Marin Karmitz passou grande parte de sua carreira combinando filmes e disciplinas como a escultura, pintura, fotografia e m�sica. Esta exposi��o � um exemplo instigante de como conectar esses diversos mundos num s�.

Um detalhe interessante � que era de Karmitz a empresa de distribui��o MK2, que a funda��o Charles Chaplin contatou quando estavam � procura de um parceiro com um fino gosto art�stico para lan�ar os DVDs do trabalho atemporal deste g�nio do cinema que foi Chaplin.

Definitivamente aconselho voc� a conferir o que Marin Karmitz narra em sua exposi��o em Bel�m, acessando o link abaixo.

Voc� pode conferir um pouco de cada exposi��o aqui:

      "Seis Prot�tipos de um Screensaver (Uma Hist�ria Retroativa)"
      http://o-r-g.com/
      "Pr�mio para Filmes sobre Arte - Que sonhos restam? V�, digam l�!"
      http://www.tempsdimages-portugal.com/2009/projec_premios_eng.html
      "Sil�ncios, por Marin Karmitz"
       http://www.museuberardo.com/Files/MCB_Silencios_2009.pdf


FRONTEIRAS_2


     ENTREVISTA COM O ESCRITOR-DIRETOR DE 'WHALING CITY", JAY BURKE
Jay-Burke-Whaling-City
PlaceHolder_10_717PXPlaceHolder_10_717PXJay Burke � um cineasta e roteirista de Dartmouth, MA, nos EUA. Ele tem mestrado em Cinema pela Universidade de Columbia e bacharelado pela Universidade de Notre Dame. Antes de sua carreira cinematogr�fica, Jay passou seis anos como consultor em gest�o na Accenture, em Chicago, Boston, e Sydney, na Austr�lia. Burke trabalhou como diretor de fotografia na s�rie sobre treinamento de basquete "Building a Champion" ("Construindo um Campe�o"), estrelado pelo treinador do Lakers, Phil Jackson. Ele foi o benefici�rio de um pr�mio de Desenvolvimento de Roteiro pela Alfred P. Sloan Foundation em 2005, com o roteiro adaptado de Whaling City que est� agendado para ser filmado em New Bedford, MA, nos EUA, na primavera de 2010.

Jay participou desta entrevista com Don Burton, do PensamentoPonte (BridgeThink), no final de novembro de 2009. Veja alguns trechos da entrevista:

BridgeThink: Qual � o escopo dessa produ��o em termos de tamanho do grupo e dura��o da filmagem?

Jay Burke: A menos que haja mudan�as significativas no nosso or�amento, vamos filmar durante 20 dias (5 dias da semana e 12 horas por dia). A equipe ser� muito pequena, provavelmente por volta de 20 pessoas, com alguns extras para dias de filmagem "especial", que exigem mais ilumina��o ou instala��o.

BT: J� definiu uma data para come�ar a filmar?

JB: N�s vamos estar filmando em mar�o/abril de 2010, e a prepara��o come�ar� no in�cio de fevereiro. Continuamos a buscar investimentos de capital adicional no projeto para prolongar a nossa filmagem e atrair atores mais conhecidos, mas, no entanto, estamos avan�ando, mesmo com a quantia que temos. Eu sugiro que as pessoas verifiquem se h� atualiza��es no site do projeto, que � http://www.whalingcityfilm.comH� tamb�m um mecanismo no site para contatar a produ��o, se algu�m quiser saber mais sobre como investir no filmr ou doar ou contribuir para o trabalho. Estruturamos o projeto de tal forma que determinados investidores qualificados poder�o ser eleg�veis a por��es de uma parcela de seus investimentos ou outros benef�cios como cr�ditos de produtor executivo.

BT: Fazer cinema � muito mais do que simplesmente fazer um filme. Voc� teve que construir uma ponte com a comunidade de pescadores para contar esta hist�ria. Voc� pode comentar sobre esse processo de se aproximar das pessoas?

JB: Como estou lidando com dois mundos que eram muito novos para mim (ci�ncia marinha e a pesca comercial), eu precisei fazer um monte de divulga��o e constru��o de pontes ou conex�es, apesar de eu ter nascido em New Bedford, MA e crescido na �rea. Eu fiz algumas pesquisas para identificar um conjunto de nomes na pesca comercial e na SMAST (Faculdade de Ci�ncia Marinha e Tecnologia da UMass Dartmouth). Em seguida, recorri ao  telefone e ao e-mail para me apresentar e tamb�m apresentar o meu projeto. Encontrei muitas pessoas nestes dois universos que foram muito receptivas e extremamente generosas, doando seu tempo e conhecimento.

Nosso pesquisa vai continuar, como tamb�m vamos acelerar o ritmo das produ��es. Uma vez que estamos filmando com um or�amento t�o baixo, vamos precisar de parcerias com indiv�duos e grupos para nos ajudar a conseguir fazer este filme. Estamos procurando ativamente todos os tipos de recursos, incluindo locais, barcos, espa�os para administra��o,  ve�culos, estacionamento, elenco e alojamento, etc. Quem puder ajudar, entre em contato conosco atrav�s do nosso site, www.whalingcityfilm.com.

BT: Como a comunidade de pescadores est� recebendo a hist�ria?

      Leia a entrevista completa
AQUI                                                                           
                                                  Share Compartilhe     Voltar ao Topo         
_________________________________________________________________________

     CALEND�RIO DE EVENTOS DOS NOSSOS PARCEIROS

PlaceHolder_11_334PXDowntown New Bedford
S�bado e domingo, 5 e 6 de dezembro - Segundo "Holiday Stroll" annual - Nos dois dias: o dia inteiro
MUITOS parceiros participantes!
Confira!
http://www.downtownnb.org/

Artworks!
S�tima Exposi��o & Venda de Natal anual- At� de 3 de janeiro de 2010
5 e 6 de dezembro "Holiday Stroll" - Encontre o presente perfeito e atividades infantis na Artworks - de 11:00 as 16:00
www.artworksforyou.org
 
AHA!
Quinta-feira, 10 de dezembro, 2009 - "Holiday Spotlight" - de 17:00 a 21:00
www.ahanewbedford.org/calendar
 
Gallery X
S�bado, 5 de dezembro de 2009 - "Xmas Show Opening Reception" de 18:00 a 21:00
www.galleryx.org

Travessia Urban Winery
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2009 - Travessia lan�a seu primeiro Vinho Tinto as 18:00!
       http://www.travessiawine.com/events.html

PlaceHolder_3Echo Park Film Center
www.echoparkfilmcenter.org/events/index.htm
 
Filmmakers Alliance
www.filmmakersalliance.org



_________________________________________________________________________



     E PARA ENCERRAR!

PlaceHolder_3PlaceHolder_3Desejamos a todos um festivo e acolhedor fim de ano. Agradecemos a sua participa��o no evento SoCo to SoCal em 6 de dezembro. E n�s vamos estar de volta com mais hist�rias emocionantes no in�cio de 2010. Entretanto, se voc� sabe de algo legal acontecendo e quer compartilhar conosco, envie-nos uma nota ou acesse www.bridgethink.org/forum  Aguardamos a sua participa��o!

- Equipe PensamentoPonte (BridgeThink)

_________________________________________________________________________
Forward PortugueseCOMMENTS_Portuguese_2
Mail Portuguese
PlaceHolder_2PlaceHolder_2

Pensamento-Ponte (BridgeThink.org) � uma iniciativa em cinema e artes dedicada a conectar cineastas, artistas e empreendedores em comunidades de todas as partes do mundo.

BridgeThink.org persegue essa miss�o elaborando programas e promovendo eventos e projetos interativos. Buscamos organiza��es nas quais os parceiros t�m esse mesmo objetivo visando o di�logo e a intera��o. Pensamento-Ponte (BridgeThink.org) tamb�m mant�m um website destinado a aprofundar essa intera��o atrav�s de f�runs p�blicos e divulgando oportunidades.

Apesar de alguns de nossos membros serem cineastas e artistas, nossa equipe � formada por profissionais de v�rias �reas. Portanto, n�o temos como objetivo apenas divulgar o trabalho de nossos membros. Projetos de algum membro da equipe podem ser mencionados nos nossos e-mails ou em nossa p�gina na Web, mas eles s�o selecionados em conjunto com os trabalhos de todos os nossos parceiros, com o �nico objetivo de promover a miss�o da organiza��o, ou seja, conec��o e di�logo. Para um perfil completo da equipe BridgeThink.org e suas atividades, por favor visite o site:  www.bridgethink.org/team
         
Conceba_Conecte_Crie
BORDER_BOTTOM
� 2009 BridgeThink.org. All rights reserved. "BridgeThink.org Conceive, Connect, Create" and the BridgeThink.org logo are property of BridgeThink.org.
714 South Pacific Coast Highway, Suite B, Redondo Beach, CA 90277.