Blue Clouds Header Image
Leiturinhas #9
Nesse Leiturinhas
Presente digital
Rapidinhas
Carrossel: junho
Mário
Raul
Quem faz
Leiturinhas
Paula Cajaty

boa leiturinha: 

Presente digital
Presente digital
Presente digital
Oie amigos!
 
Eu sei que mães adoram aqueles presentinhos que crianças fazem. Bilhetinhos, dobraduras, colagens, desenhos amorosos em páginas de rosto - ou até mesmo nas capas dos livros que elas mais gostam - são tiro-e-queda para as 'mamis' ficarem totalmente derretidas de amor e esquecerem imediatamente todas as travessuras até 1 hora atrás, pelo menos.

Mas agora eu vou compartilhar um segredo. Só porque eu sou sua amiga! Não é tão eficaz como bilhetinhos, mas na falta de papéis coloridos, serve. Nos celulares têm uns brinquedinhos virtuais que criam presentes digitais como esse que eu fiz no domingo, aí em cima.

O Tweegram, um aplicativo, faz recadinhos amorosos e manda para os emails das 'mamis'. O DS, aquele joguinho, tira fotos e a gente decora bem bonito, até cansar, e tome de email para a 'mami'. E tem até um que dá para escolher e montar buquês de flores! Também vai por email para a 'mami' - esse serve para mandar no meio do trabalho dela, quando você JÁ sabe que tirou uma nota baixa no colégio.

Bem, procurem, que vocês vão achar novidades incríveis para montar esses mimos graciosos para elas.

Hoje, amigos, até os pequenos 'cuti-cuti' do Jardim de Infância já sabem que emails chegam na hora, são infalíveis, e mais rápidos e eficazes que ligar pelo telefone. Pelo menos, para aliviar a falação da nota baixa, funciona! #eutestei

Programas legais em junho

 

Organize sua agenda

 

- dia 19 de maio, o amigo e contador Francisco Gregório convida todo mundo que gosta de ouvir, contar e ler boas histórias para a Arlequim, no Paço Imperial, entre 10:30 e 13:00 horas. Mais infos nos telefones: (21) 22208471/25247242 (André ou Marta).

 

- na sequência, dia 19 de maio, às 16hs, tem o lançamento do primeiro livro infantil da Editora Oito e Meio (Travessa dos Tamoios, 32C, Flamengo). O título é 'Bisteca', da autora Sara Schaquinich, e o convite vai abaixo:

 

Bisteca convite

 

- a Estação Pensamento@Arte, instalada na Biblioteca de Botafogo, inaugurou em abril o Espaço Brincar para o público infantil.  Vale conferir!

 

- já no espaço da Estação das Letras, agora tem o programa 'Estação para crianças'. Sempre no primeiro sábado de cada mês, às 15hs, uma novidade para a turminha do barulho. A entrada é gratuita, tem pipoca e brincadeiras, acompanhadas de encontro com autores, sorteio de livros, contações de história, oficinas de arte e troca de livros. Aproveite para conferir a programação de maio no site da Estação.

 

- ainda dá tempo de conferir o curso 'Conhecer a literatura infantil'. Nele, uma especialista em literatura infantojuvenil analisa o mercado de livros para crianças, o que se escreve, o que se publica e o que se lê, num curso especial na Estação das Letras. Começou dia 15 de maio, corre lá! (afinal, a literatura infantil não é um 'saco de gatos').

 

Para ler, aprender e divertir

 

- no lançamento dessa semana (destaque do convite acima), o livro 'Bisteca' (60 pgs., R$ 30) conta a história de uma cadelinha Lhasa Apso, narrada por ela própria. Do nascimento até a velhice, Bisteca mostra sua visão dos humanos e suas descobertas com os sentimentos: amor, medo, amizade e tristeza. O belo texto de Sara Schaquinich e as ilustrações vivas de Dolores Marques, trazem para o livro um apelo atemporal. (...) "Bisteca" também é o primeiro lançamento da Editora Oito e Meio na linha infanto-juvenil, pelo selo Átame.

 

- outro livro bacana é "A Princesa das Areias", de Ana Eliza Guerreiro, que pode ser conferido em parte no Issuu, e comprado no site Livros Ilimitados. O livro faz parte da coleção Histórias de Burque.

 

- Como surgiram os livros? Esta é a pergunta que Douglas Tufano, formado em Letras e Pedagogia pela USP, busca responder no livro 'Navegando pela história do livro' (Moderna, 48 pgs., R$ 36,90). O autor ressalta a importância da invenção do livro e sua influência na história da humanidade. Para crianças de 8 a 10 anos.

 

- vale conferir a Revista Lilica&Tigor, uma graça, da editora TRIP.

 

- se você pretende viajar nas férias de julho, e tem aquele medo de levar as crianças para uma badtrip, não custa planejar bem a viagem e consultar quem já fez isso. Um dos sites bacanas que falam sobre viagens 'com crianças' é o Coisas de Mãe.

 

- um belo blog de Pernambuco se dedica à literatura infantil e juvenil pernambucana: é o Literatura Infantil e Juvenil de Pernambuco para o mundo, organizado pelo escritor Tonton. Legal!

 

E mais...

 

- Já conhece a Nuvem de Livros? Então vá lá, entre na Nuvem.

 

- para mães e mulheres que vivem correndo muito, uma boa ideia: o Movimento Slow prega justamente o contrário. Afinal, para quê correr tanto? Entre as propostas, o SlowFood, o SlowWork, o SlowSchooling e o SlowSex. Muito bom, né?

 

- vale conferir os blogs bacanas de literatura jovem: Na ponta do lápis e Listas literárias.

 

- e... se estiver sem ideia de onde encontrar dicas de livros para crianças e jovens, basta dar um pulo nos links da Revista Emília.

 

 Leia mais... 

 


Mário - de pedras, conchas e sementes

 

Mário

por Dilma Bittencourt

 

- Mário - De pedras, conchas e sementes. Bartolomeu Campos de Queirós. Global Editora, 3ª edição, 2009.

 

'Mário, Menino Quântico'

 

Quem seria Mário? O autor ou o seu personagem? Seria o seu nome o seu esconderijo?

 

"Mário era feito de águas", diz Bartolomeu. Era vida, renovação e movimento. Mário era quântico, era tudo, mar, ar, rio, infinito e vento. Mário era marinheiro sem barco navegando nas heras, secretamente como um passageiro paciente. Bebendo sua água. Sua poesia, cor e vida.

Toda inspiração de um poeta que exala a palavra através da emoção e do seu sentimento. Seus versos brotam das pedras, conchas e sementes.

 

 


Raul

 

Raul

 

por Dilma Bittencourt     

- Raul. Bartolomeu Campos de Queirós, RHJ editora, 2007, 1ª Edição.  


'Brincadeira cósmica'

Posse. Amor. Fronteiras do querer, do admirar. "Raul", de Bartolomeu Campos de Queirós, uma brincadeira. Uma brincadeira que brinca com as palavras numa lógica matemática. (...) 

  

 


 
Gostou?
* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse. Para saber mais, clique.

Like us on Facebook  Follow us on Twitter  View our profile on LinkedIn  View our videos on YouTube  Visit our blog
Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora_ptbr.php?id=1618