boletim Leituras # 137
Neste boletim
sorteio 'Os indecentes'
editorial
dicas
a partir de amanhã
precioso diorama
um beijo
 
Sorteio 'Os indecentes' 

E o ganhador foi... Ricardo, de São Paulo (email Kool@uol...)!! Parabéns a todos os 37 que participaram e continuam encontrando aqui um porto seguro para boas Leituras.

Muito obrigada!
 
Quem faz: 
Paula Cajaty
 
 
@paulacajaty

Rio de Janeiro | RJ | Brasil
Like us on Facebook  Follow us on Twitter  View our profile on LinkedIn  View our videos on YouTube
 
Queridos amigos
 
Sem querer, algumas coisas que desejamos profundamente - aquelas que realmente nos surpreendem, aquelas que chegam quando estamos distraídos - tropeçam na gente.

Sem pedir, sem esforço, sem ansiedade, elas vem como um presente bom, algo quase divino.

Não precisa muito, não. Acontece, por exemplo, quando uma flor se desprende voluteando no ar, ou uma rua se desdobra nos levando a um lugar desconhecido e belo. Acontece quando um médico indica o remédio perfeito para voltar a respirar fundo, ou um livro especial se destaca entre milhares dentro de uma livraria.

Acontece, mais ainda, quando prendemos um cadeado de amor eterno numa ponte secular, quando ganhamos um coração feito de oliveira, quando encontramos o sutiã revirado de uma adolescente que nem tem seios, ou uma joaninha perdida na pia ao escovar os dentes pela manhã. Quando uma criança que mal escreve desenha bonecos esquisitos com os garranchos: 'eu te amo, mamãe'.

Estamos tão acostumados a desejar tudo, planejar tanto, que perdemos a habilidade de apreciar o inesperado. Quando o coração se cala e a razão deixa de desejar, esses presentes chegarão na sua porta, na ponta dos seus pés. Quando você parar para respirar, os bem-te-vis cantarão na sua janela.

A felicidade, meus queridos, é o que acontece de repente.
 
Dicas

 

Eventos, cursos e concursos

 

- dia 2, segunda-feira, Paulo Henriques Britto lançou 'Formas do nada' (...) Mais um pouco à frente, no Leblon, a Argumento reúne Antonio Cícero e Evando Nascimento, autores dos dois novos títulos da Coleção Contemporânea da Record, para conversarem com Caetano Veloso e Francisco Bosco.

Formas do Nada

 

 

- também no dia 2, aconteceu o lançamento do "Guia Cuca", no Drink Café (Humaitá). Quem quiser entender bem o projeto, está tudo lá no site do GuiaCuca.

 

- e, mais uma vez no dia 2 de abril, iniciou o curso "Mercado Editorial: experiências de sucesso e novas oportunidades", no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP), Rio de Janeiro. (...) Para as próximas aulas, inscrições pelo site.

 

- no dia 3 de abril, terça, tem 'FLUPP Pensa' às 18h30 no Casarão do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. (...)

 

- Fernando Molica convida para seu novo livro 'O inventário de Julio Reis'. Será na Saraiva do Rio Sul no dia 10 de abril, terça, a partir das 19h. (...)

 

- no dia 10, também será inaugurada a mostra "Stefan Zweig no Brasil", (...). Para quem não conhece a história do escritor do "Brasil: país do futuro", o grande escritor e amigo Deonísio da Silva acaba de lançar "Lotte & Zweig" pela LeYa.  

 

- a amiga Teresa convida para a nova edição de O Rio de Clarice. Em abril, o passeio acontece no Leme.

 

Estação das Letras anuncia os novos cursos de abril: Os caminhos da crônica, com Affonso Romano de Sant'Anna, João Paulo Cuenca e Arthur Dapieve; Oficina de Ilustração e design infantil, com Renata Vilanova; Escrita Criativa, com Silvia Carvão, entre outros.

 

- a partir do dia 25 de abril, voltam os Encontros Literários na Biblioteca Municipal de Botafogo (...).

 

- o Clube de Leitura Penguin - Companhia & Livraria Cultura continua com seus encontros às terças-feiras, na loja da Cultura do Shopping Fashion Mall (...)

 

- inscrições abertas até 29 de abril para o Prêmio São Paulo de Literatura. Continua o maior prêmio do Brasil em valores. São R$ 200 mil para cada vencedor.

 

- PNLD de 2013 já está disponível no Portal do MEC.

 

Off-Rio

 

- dia 14 de abril tem a Digital Conference em Londres, antes do início da 'The London Book Fair' 2012, que acontecerá entre 16 e 18 de abril. Neste ano, estarei lá para conferir as novidades do mundo literário-digital, trazendo notícias para o boletim Leituras e para o blog Tempo de Letras, da CBN. Aguardem!

 

Fronteiras do pensamento - São Paulo, 2012.

 

- 14 de abril é o dia da 'big opening' do Espaço MundoMundano no mundo real!

 

- "Ocupação Angeli" está no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, SP) e traz 800 obras do criador de personagens como Bob Cuspe e Rê Bordosa. Veja a entrevista com o gênio dos quadrinhos dos anos 80.

 

- a Bienal do Livro de Minas está marcada para os dias 18 e 27 de maio, em Belo Horizonte.

 

- o curso de verão da Universidade de Yale para profissionais do mercado editorial já tem programação preliminar e inscrições abertas. As aulas de 2012 acontecem entre 22 e 27 de julho.

 

Novidades

 

- no Bar do Escritor, já está online a 51ª Rodada: Uma boa ideia! Eu brinquei de editora, e separei trechos do que mais tem me tirado o sono: a prosa ácida de Stella Florence, o mergulho intelectual de Samuel Beckett, a poesia de Álvaro Miranda e Gregório Duvivier.

 

- Marcelo Moraes Caetano divulga seu novo livro "Desafios da redação: teoria e questões" com lançamento previsto para meados de abril. (...)

 

- Marcelo Moraes também divulga a entrevista com Evanildo Bechara para a Revista da Cultura, devidamente postada no Youtube e publicada aqui.

 

- é fato: acabou o Entrelinhas, que ficou de fora da nova programação da TV Cultura. (...)

 

- Anand Rao, o compositor e cantor de Brasília, está agora realizando em seu apê, saraus para gravar poetas e músicos de seu círculo de amizade. (...)

 

- 6 mil livros digitais? É isso mesmo. O Iba está promovendo uma assinatura mensal que inclui jornais, revistas e livros, com um mega-catálogo. (...)

 

- para quem se emociona com histórias de biógrafos e seus biografados, a melhor que eu já li, nesses últimos anos, foi a da Michelle Strozda, que biografou Sérgio Britto. Você confere esse relato aqui.

 

- na França, o buraco da pirataria é mais embaixo. Conhecida pela abreviação Hadopi, foram enviadas 822 mil advertências por e-mail a suspeitos infratores, 68 mil segundas advertências e finalmente, instauraram 165 multas de 1.500 euros (cerca de R$ 3.385), suspendendo as respectivas conexões dos corsários virtuais. Aqui no Brasil, demos um passo à frente, com o Marco Regulatório da Internet, concentrado no Projeto de Lei 2126/2011.

 

- Lost in the bookstore? Se você não decide o que ler diante de tantas possibilidades o serviço de Consultoria de Leitura d'O Vendedor de Livros, pode resolver. Ele se vira nos trinta, e envia mensalmente as melhores indicações e referências de leitura para você e sua família.  

 

- o programa "A máquina" apresentado por Fabrício Carpinejar está na TV Gazeta - terças, às 23h30.

 

- os sete ebooks, em formato ePub, do Harry Potter estão à venda pelo site Pottermore. Ah, dessa vez ele não usou o feitiço do DRM, mas das marcas d'água - ou Repello Downloadium Pirateum... Não conhece os feitiços de Potter? Estão todos aqui.

 

- mais uma biografia de Marilyn (a galinha dos ovos de ouro) Monroe: "Os últimos anos de Marilyn Monroe - A verdadeira e chocante história" (...)

 

- fechou ou não fechou? eis a questão: a Amazon anunciou contratos com editoras brasileiras. As editoras não confirmaram o acerto. Em breve, as cenas do próximo capítulo.

 

Sites&Blogs

 

- a amiga e amante das artes Claudia Bizarro inaugura seu site FotoeGrafia.com, trazendo crônicas e, claro, fotografias.

 

- super bacana é a nova revista de Literatura e Adjacências, MusaRara - como editor-chefe, Edson Cruz (ex-Cronópios, portal de literatura contemporânea brasileira mais importante da internet nos idos de 2008).

 

- vale conferir as bibliotecas eleitas pela Flavorwire como as 20 mais bonitas do mundo.Quem levou, com folga, foi a Selexyz Bookstore, em Maastricht, na Holanda (que tem até site de vendas online - no qual não dá para ler lhufas sem o GoogleTradutor...).

 

- com o LED e os recursos visuais da LG, a fachada de uma loja em Berlim vira um cinema.

 

- tudo bem, eu confesso. Chorei feito criança, vendo os Flying Books of Mr. Lessmore. Sinal de que, para emocionar, nem sempre são necessárias palavras.

 

 Leia mais... 

 

Fontes: Prosa&Verso, PublishNews, Observatório da Leitura, Blog do Galeno, Shahid, Agência Riff, Twitter, Facebook, e mailing pessoal da autora.

 

 

A partir de amanhã

 

A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora

 .

- Duvivier, Gregorio. A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora. 2ª ed., Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

 

Gregório é terrivelmente anos 80. Doce, jovem, esperançoso, inocente. Acho que gerações existem, sim. Não essas gerações literárias de que tanto se fala, querendo rotular pessoas e escritas diferentes que vieram à tona, por acaso, no mesmo período temporal.

Mas, nascer na mesma época, ser criança na mesma década, estudar junto, isso sim molda sonhos, expectativas, uma espécie de fortuna coletiva que se observa no semblante de cada um desses irmãos do mesmo sol.

 .

Seu livro é 'A partir de hoje', um prelúdio de algo de bom que começa, de algo que inclusive já devia ter começado mas ainda não, uma determinação que se repete exaustivamente e nunca chega, um prognóstico, feito dieta de adolescente. Seu livro 'jura', um 'eu juro, my darling' que só serve para dar dramaticidade e leveza ao mesmo tempo na cena, aquela nostalgia de filmes de caubói. Seu livro é 'agora', porque crianças e jovens destes tempos nunca precisaram esperar muito para nada, e todos se esforçam em entregar a eles o que pedem, cada vez mais rápido, quase imediatamente. 

 

 

Precioso Diorama

 

Diorama

 .

- Miranda, Álvaro. Diorama. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

 .

Diorama é uma mentira em três dimensões, um jogo de imagem, luz e sombras que cria o irreal. Maquete, coisa do Daguerre, brinquedo de meninos, atração de museus.

 .

O diorama de Álvaro Miranda traz a graça de ver cores, roupas, cenas antigas. Traz o desafio de criar cenas e torná-las reais para serem contempladas por visitantes de passagem. Traz o desespero de ver pouco a pouco a imagem se tornar espectro do passado, as pessoas se tornando ficções, "tudo tão real quanto esse engano".

 .

Depois de sua casa-nave, o poeta recria cenas estáticas e desperta sentimentos diversos em cada ângulo que se ouse observar essa redoma de palavras. Pode-se ler as frases de per si, ler o livro apenas pelos versos superiores (próximos do vidro?) ou inferiores (mais ao fundo da redoma?) ou expandir o olhar, deixar se abrir o horizonte para o todo. Deviam ter colocado um banco estofado no meio da sala para que contemplássemos essa obra de longe.

 .

 

um beijo
e um suspiro antes do beijo... 
porque a felicidade estará aí:  
nesse suspiro sem pressa.

Paula
 
* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse. 
Para saber mais, clique aqui. 
Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618