- além dos teatros com clássicos, há alguns imperdíveis em cartaz no Rio, como O menino que vendia palavras (livro de Ignácio de Loyola Brandão) na Gávea e Rabisco, um cachorro perfeito (texto de Michele Iacoca) no Teatro Nelson Rodrigues.
- as exposições também estão imperdíveis: imagens de Modigliani no MNBA, o percurso afetivo de Tarsila do Amaral no CCBB-Rio, e a Maravilhosa Cidade de Playmobil no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristóvão.
- a Trança de Fios voltou à programação de 2012 do CCJF - Centro Cultural da Justiça Federal e se apresenta às 17hs nos dias 10, 11 e 18 de março. Quem organiza é a Plumagenz. O CCJF fica no Centro.
- a Biblioteca Pública de Botafogo ainda não atualizou o site da Estação Pensamento & Arte, mas algumas reuniões da Confraria Reinações do Rio (veja o blog da Reinações-Brasil) já estão rolando por lá.
- de abril a junho, Oficina de ilustração e design infantil, na Estação das Letras.
Para ler, aprender e divertir
- Manoel Amaral, o criador do personagem Osvandir, que vê discos voadores, conta que já possui 9 livros com a saga. Uma bela introdução de adolescentes e jovens ao mundo sci-fi.
- uma bela safra de escritores infantis já produz livros bilíngues. Entre eles, Gloria Kirinus e Helô Bacichette. Para pimpolhos que já estão em escolas com o currículo português/espanhol, não tem nada melhor!
- o amigo e escritor Samuel Medina escreve no blog O Guardião, e traz em primeira mão as notícias da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Beagá.
- a Encyclopædia Britannica, com a CAPES, lançou a Escola Online, portal de ensino online inteiramente em português para alunos do ensino fundamental de escolas públicas. Superbacana para crianças de 5 a 11 anos de idade e para suas mamães, que pesquisam trabalhos infantis na internet. O site inclui artigos enciclopédicos, dicionário, atlas mundial, atividades interativas, área de pesquisa e notícias. Também fornece ferramentas de estudo para ajudar os alunos com suas pesquisas e trabalhos de casa, o que ajuda bastante professoras e bibliotecárias que lidam com esse público infantil.
- quem gosta das publicações raspe-e-cheire? Eu adorava esfregar os pulsos em todas as revistas e livros, até precisar de um banho. Mas a proposta do livro produzido pelo NY Concierge traz os cheiros da cidade, sejam eles bons... ou ruins (eca!)
- sim, temos Amos Oz para crianças! O último encontro da Confraria Reinações no Rio escolheu o 'De repente, nas profundezas do bosque' do escritor israelense como tema de discussão.
- banir ou não certos livros das escolas? Tomar essa decisão sempre dá uma dor de cabeça danada. De um lado, pais que querem filtrar tudo o que há de bom para seus filhos - e ninguém vai duvidar disso, principalmente em tempos de internet 24×7 (24 horas, 7 dias da semana, disponível). Do outro lado, o direito das crianças de terem uma educação integral, que respeite seu estágio de desenvolvimento e lhe permita a liberdade de ler e o conhecimento do mundo, com tudo que há de bom e de ruim. Nos Estados Unidos, o assunto já virou uma verdadeira enxaqueca.
- o site Divertudo tem tudo mesmo! Até a entrevista com a escritora e poeta Rosane Villela (autora do Menina-Menina, princesa de lama) já está lá.
E mais...
- para quem tem gatinhas de 6 a 10 anos em casa, o app Simulador de Maquiagem da Avon é sensacional! Claro que dá para incluir algumas histórias, depois de tentarmos maquiagens de odaliscas, bruxas e princesas.
- para os meninos, não tenho muitas dicas hoje. Bem, eles já devem ter centenas de jogos de luta, futebol e corrida, né?
Fontes: caderno RioShow e mailing da autora