boletim Leituras
www.paulacajaty.com    

edição # 133 - Setembro, 2011

Queridos amigos,


'The Bienal After'... teve gente que achou que não sobreviveria à maratona: duzentas mil pessoas no feriado. Quatro horas de trânsito. Sol. Estacionamento lotado. Aglomerações de populares tirando fotos de celebridades de quem sequer sabiam o nome.

Chegamos, enfim, ao que os editores e livreiros sempre almejaram? BigBrothers literários, leitores em profusão, em marcha pelos corredores, desejando ler, querendo fotos com Maurício de Souza, gravando com seus celulares qualquer espirro da Anne Rice, pedindo autógrafos? Será que o impossível acontece e finalmente 'the dream come true'?

Talvez. E é algo para se comemorar. Mas, de certa forma, um sentimento estranho se apodera do sorriso e reparo em como o mundo do leitor consegue ser diametralmente oposto ao mundo do escritor.

No mundo do escritor, a revelação progressiva de si mesmo nas palavras, as luzes fracas sobre o texto sempre ambíguo e caudaloso, o corte silencioso no que sobra, o tatear no silêncio escurecido e solitário das madrugadas, quando até mesmo ventos e pássaros podem incomodar o nascer das histórias, o espreguiçar das palavras.

Com o livro pronto, ao sair para o mundo do leitor e romper a barreira do escuro, o escritor se assusta: flashes, câmeras, promoções, burburinhos, torres de livros, fotos de si mesmo em outdoors, marketing, acotovelamentos, a vida contida nos aquários de vidro, o showbiz do lado de fora, a publicização da vida, da imagem... enfim, de tudo aquilo que, geralmente, menos importa.

Ora, vocês me perguntam, e o glamour?

Eu lhes diria, com a maior sinceridade: Ainda não experimentei. Mas imagino que deva atrapalhar um pouco. Especialmente o despertar das palavras.   
Dicas (10.09.2011 a 27.09.2011)

Eventos, cursos e concursos

 

- dia 24 de setembro, sábado, das 9h às 17h, acontece a Oficina O Escritor Digital, no Espaço Ideia Livre, na Barra da Tijuca. O flyer vai ao lado e o vídeo com o programa do curso está no Youtube).

 

- dia 15, quinta-feira, a Ponte de Versos se reúne na Livraria República do Bardo, com o músico Leão Leibovich, na Rainha Elizabeth, 122, lj. E (Copa - Posto Seis).


- dia 17, sábado, a partir das 16hs, 15 autores de São Paulo lançam "A Medida de Todas as Coisas" aqui no Rio, na Literárea, livraria da Estação das Letras.

 

- segunda, dia 19.09, às 18h, na Biblioteca Nacional, a Roda de setembro traz Milton Hatoum e Dante Alighieri - A Divina Comédia;

  

- dia 21 de setembro, OiCabeça às 19h30, apresentando 'Literatura expandida', com Janet Murray e Cris Costa;  

 

- no Bazar de Ideias, o curso 'Ilustrando um livro' com Andrea Ebert, acontece dias 1º e 2 de outubro (sábado e domingo), na Rua Real Grandeza, 59, casa 10/202. Inscrição no tel. (21) 2286-2694.

 

- para deixar na agenda: dia 5 de outubro, quarta, às 20h, Clare Isabella Paine lança o romance "O aprendizado da indiferença", pela 7Letras, na Livraria da Travessa de Ipanema. 

 

- também em outubro, a escritora Dag Bandeira que já lançou seu livro na Bienal, autogra seu livro de estreia, Visão Distorcida, na Travessa do Shopping Leblon, em data a ser confirmada. A capa do livro está abaixo:

 

- no Bazar de Ideias, às sextas-feiras de setembro e às terças de outubro, o Ciné-Bavard promete três horas francesas, com a projeção de filme e uma hora de bavardage sobre isso e aquilo. O bate-papo fica sob comando da professora Tânia Costa, que é formada pela École Nationale des Arts et Téchniques du Spectacle e está à frente do curso Je cause le français.

 

- a turma da Cultura no Fashion Mall está cheia de disposição: onde era o Clube Chocolate, a livraria do shopping mais charmoso do Rio já recebeu Anne Rice (logo após a sua aparição na Bienal), Emily Giffin, e recebe Lauren Kate, da série Fallen, no dia 17.09, às 18h. Desde 29.08, a Livraria Cultura também oferece o processo virtual da compra de eBooks do catálogo na própria loja. O cliente compra o Cartão eBook que reproduz a capa do livro (título, editora, autor, sinopse, código de barra), leva-o à caixa registradora e voilá: o link e senha no cupom fiscal permitem baixar o título comprado em até 6 aparelhos diferentes com o mesmo Adobe ID (portáteis da Apple, Android com o aplicativo eReader da Cultura, aqui: http://eb.lc/ereader). Ah, eu quase esqueci: o bacana é que o cartão eBook pode ser dado de presente, junto com o código do download.

 

Off-Rio

 

- cursos da Simplíssimo agora estão em BH, RJ e SP.

 

- Bienal de Pernambuco promove o concurso Conte sua História

 

- o Projeto Cultura, junto com a Fundação Ema Gordon Klabin, participa da 5ª Primavera dos Museus, de 19 a 25 de setembro de 2011, debatendo obras de Clarice Lispector e Hilda Hilst.

 

- SAVE THE DATE!!  Dia 11 de novembro, em SP, tem lançamento do segundo livro Mundo Mundano. E eu já estou viajando na ideia... :)

 

Bienal de Lyon, começa 15 de setembro. 

 

- a Feira do Livro de Guadalajara já avisou: quer levar ao México em 2012 um grupo de 20 a 25 autores brasileiros para serem apresentados a editores, tradutores e agentes de vários países. Agora, é hora de fazer o dever de casa...

 

- em Berlim... Literatur Festival.

 

Novidades

 

- para entender melhor sobre Podcasts e produção de conteúdo para mídia digital.

 

- a escritora Noemia Brandão acaba de republicar, a pedido de historiadores e genealogistas, a segunda edição da obra histórica "Primitivos Colonizadores Nordestinos e seus Descendentes", de autoria de seu pai, Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto.

 

- e, pós-Bienal, vai ter muita gente querendo arrumar um bunker para ler em paz... a Companhia das Letras dá umas dicas.

 

- mais uma edição dos Navegantes online. 

 

- em outubro, Frankfurt premia autores que se aventuram na autopublicação e vai distribuir 20 mil euros para as categorias ficção, não ficção, ciência e design de livro. 

 

- o Estadão reconhece o que os editores estão sentindo na pele: uma avalanche de produção. 

 

- o jornalista Miguel Conde, editor-assistente super-fofo do Prosa & Verso assume no dia 1º de outubro a curadoria da 10ª edição da FLIP. Flávio Moura fica como co-curador, ajudando nos projetos especiais para a festa de 10 anos da FLIP, com homenagem especial a Drummond.

 

- Pierre Levy, sobre o futuro dos livros: "Só que, já um pouco hoje e certamente no futuro, não haverá suportes físicos para levar a informação. É preciso se adaptar de uma situação em que se distribuíam e vendiam objetos físicos até outra, em que se distribui e se vende informação na rede. É uma transição enorme, e é provável que muitas dessas companhias não sobrevivam à necessidade de sair de uma era em direção à outra."

 

- aliás, já tem gente de olho nesse futuro: o pesquisador Jorge Luiz Antonio, autor de 'Poesia digital: teoria, história, antologias' (co-edição da Navegar Editora, Luna Bisontes e FAPESP), reúne em livro e DVD a antologia completa de poemas digitais, com 501 poemas de 226 poetas e 110 textos teóricos de 73 autores, brasileiros e estrangeiros, e 1500 páginas impressas e eletrônicas, com um panorama nunca antes visto na área da experimentação poética. Uma obra de fôlego. Como o próprio autor conta, 'o DVD mostra que poesia, arte, design, ciência e tecnologia digital formam o quinteto transdisciplinar que uma parcela dos poetas contemporâneos escolheu para realizar a sua comunicação poética'. O autor, pós-doutorando no IEL-UNICAMP, é autor de estudos sobre Cesário Verde e Augusto dos Anjos, e em breve lança seu livro nas próximas edições do Cidade aTravessa. A gente espera.

 

Sites&Blogs

 

- Flavors.me é um site para quem quer fazer um site 'em minutos'. Bem, não custa tentar... :)

- vale conferir o site do autor André Queiroz, professor, escritor, ensaísta e ator.

 

- no site do projeto Autor 2.0, da Ímã Editorial, estão textos que motivaram as palestras do evento no Parque Lage. Vale conferir o Fim do papel e Aeropagítica.

 

- bibliotecas digitais se multiplicam... uma seleção bacana: Biblioteca Digital Universitária da França, Livros digitais providos pelo governo alemão, British Library, Plano estratégico para 2020Aplicativo British Library de assinaturas de obras digitais, e Xeriph, a agregadora brasileira de e-books.

 

- quem quiser, pode deixar depoimentos no Movimento por um Brasil Literário. Não custa participar...

 

- aliás, em novembro, o Movimento por um Brasil literário participa do Festival Literário de Cataguases (FELICA). Com o tema "A poesia da vida", o festival acontece de 10 e 12 de novembro, em Cataguases (MG) e recebe poetas como Bartolomeu Campos de Queirós, autor do Manifesto por um Brasil literário, Affonso Romano de Sant'Anna, Marcelino Freire, Ronaldo Werneck, e Otávio Junior, criador do projeto "Ler é 10 Favela" no Complexo do Alemão, entre outros.

 

- Oleg Almeida deu entrevista para o programa Leituras da Tv Senado, com o jornalista Maurício Melo Júnior. Não sou político, destarte não procuro por votos. Preciso apenas de sua atenção generosa e benevolente.

 

- revista Cultura e Barbárie.

 

- Márcio-André, que acabou de executar a performance DEBUG IS ON THE TABLE, um poema-instalação multimídia no Festival 2011 Poetas por Km2, apresenta Epipiderme em Lisboa.

 

- o Congreso Internacional Lectura 2011: para leer el XXI, acontece de 25 a 29 de outubro de 2011 no Meliá, em Havana - Cuba. Para informações sobre o Lectura 2011, acesse o site do Congresso.

 

- o projeto Zona Digital é criação de Heloisa Buarque de Hollanda dentro do PACC-UFRJ e está online com o apoio da Funarte. A ideia é apontar tendências e abrir espaços para criação e reflexão sobre as novas narrativas em mídia digital, em áreas como literatura, artes visuais, design e artes cênicas.

 


 Leia mais... 

 

 

Fontes: Prosa&Verso, JBOnline, Agência Riff, Shahid, Estação das Letras, Casa do Saber, Facebook, e mailing pessoal da autora.

 

Oficina 'O escritor digital'

Oficina O escritor digital
Oficina O escritor digital

Oficina: O Escritor Digital
com Paula Cajaty, Glorita e Cristiano Santos

 

Carga horária total: 6 horas (três módulos de 2 horas)

Conteúdo e Público-Alvo:

 

 A oficina destina-se a orientar escritores, blogueiros, e editores de sites, jornais e revistas virtuais, acerca de como podem desenvolver literatura na internet.

 A oficina é decomposta em três etapas, e busca orientar escritores digitais a descobrirem como se destacar no ambiente literário, no contexto de um mercado editorial em transformação.

 Na primeira etapa, será exposta a experiência de como utilizar a internet para criar um relacionamento de compromisso com leitores e uma comunicação de qualidade, utilizando as ferramentas que a internet oferece para o escritor digital.

 Na segunda etapa, o aluno será orientado a identificar o seu perfil, desenvolver uma linha de trabalho autêntica, sua melhor expressão de escrita, encontro do tema, e enfrentamento de eventuais bloqueios e administração do tempo entre as inúmeras tarefas atribuídas ao escritor, trabalho com sua auto-estima e avaliação de novos caminhos para a publicação e divulgação do escritor e de sua obra.

 Na terceira e última etapa, o aluno-participante identificará o que ele pode comunicar e as melhores ferramentas para veicular seu conteúdo.

 Entre os benefícios da Oficina, o aluno-participante experimentará a proatividade (o encontro com o leitor), a interatividade (a interação instantânea em tempo real com o leitor), a personalização (a possibilidade de criar um conteúdo personalizado), e a mensuração (a possibilidade de avaliar o retorno da ação, e o seu custo-benefício).

 Na oficina, serão abordados vários aspectos do planejamento de trabalho do escritor, num mundo em que a comunicação escrita migra, cada vez mais, para o meio digital.


Veja no Youtube a apresentação e programa do curso:

O escritor digital
O escritor digital

 

Leia mais no Espaço Ideia Livre...


 

Joana a contragosto
por Paula Cajaty e F. Freitas

 

O protagonista é um escritor quarentão, cínico, debochado e cara-de-pau. Seu maior inimigo é a solidão que o aterroriza. Joana é uma jovem de 21 anos, estudante, biscate e aproveitadora, que se oferece através de e-mails com textos depravados e fotos de seu corpo.

 

Joana não era uma mulher qualquer que escolheu um homem qualquer: ela era uma amante da literatura que escolheu seu escritor favorito. Ele não seria capaz de recusar uma proposta como essa. A partir do encontro em um hotel velho no Largo do Machado, de uma "noite de chimpanzés", o improvável acontece.

(...)

   

Mais...

 

- a bela caricatura do amigo Marcelo Mirisola, presente do ilustrador Danilo Marques para o site paulacajaty.com e para os leitores do boletim Leituras:

   

 

 Leia mais... 

 

 

Um beijo
apagando as luzes,
só para ouvir melhor,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.  
Para saber mais clique aqui .

Visite a página da autora na REBRA:   http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618  
Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn