leiturinhas  

paulacajaty.com/leiturinhas  

edição # 05 - Agosto, 2011

Oie amigos!!!


Acabou-se o que era doce. Aquilo de dormir tarde, acordar na hora que dá vontade, se espreguiçar na hora do almoço, tomar café da manhã às 11 e meia... Eita vida boa! Uma paradinha no meio do ano é mesmo a coisa mais gostosa de ser criança. Devia ser lei. Até para os adultos. Mesmo que tivessem menos feriados.  

 

Mas a gente volta ao batente, e já volta para o banco da escola pegando fogo. Provas e mais provas. Notas chegando. Matéria brava. Sem ficar de mau-humor, please. E sem aborrecer os papais. Afinal, agosto é o mês deles, que estão sempre por perto para dar uma mão na matemática, aliviar nota baixa na prova, levar para ver Smurfs, fazer aviões de papel, tirar onda de esportista com camisa de time, encontrar vídeos loucos no Youtube, jogar Mentos na garrafa de Coca-Cola, cantar as músicas mais bregas e dizer que aquilo tudo um dia já foi moda (cruzes!), ou que aqueles roqueiros horrorosos já foram sexys (a gente finge que acredita, né?). Ah, e eles também arriscam dizer que fazem a pizza mais gostosa e o sanduíche mais light do mundo (ã-hann), acham livros velhos na biblioteca e mandam a gente ler aquela chorumela, inventam que sabem receitas na cozinha, e que se vestem muito bem (concorda para não se aborrecer, dica de amiga!).  

 

Ai, com pais assim e esses dias tão incrivelmente azuis de agosto, não dá para ter bronca de nada, nem do relógio tocando às cinco e quarenta da segunda-feira.  

 

É Hora de brincar!

 

Programas legais em Agosto

Organize sua agenda

 

- na Estação das Letras, tem 'A escrita e produção de textos para crianças' e 'Curso avançado de Literatura Infantil', com Ninfa Parreiras, de agosto a novembro.

 

- nos sábados de agosto, também na Estação das Letras, os seminários de 'O mercado dos livros infantis' promete. A ideia é falar da posição de destaque do segmento, sua adoção por escolas, compras governamentais, e todas as peculiaridades que envolvem o livro para crianças e jovens. Entre os professores, Luiz Raul Machado (escritor), Roger Mello (ilustrador), Otacília Freitas (editora de literatura infantil e juvenil, atualmente na Planeta), Ana Sofia Mariz e Christiane Mello (designers), Anna Maria de Oliveira Renhack (gerente de relações institucionais, Record), Luciana Figueiredo (editora de literatura infantil) e Lucia Riff (agente literária). Imperdível!

 

- os Encontros da Confraria Reinações - Rio estão acontecendo na Biblioteca Machado de Assis (ou Popular Municipal de Botafogo), à noite. O próximo acontece no dia 16 de agosto, às 19h. O tema do mês é o livro 'Os lobos dentro das paredes', de Neil Gaiman. Informações no tel. (21)2551-6911.

 

- em setembro, tem Bienal do Livro Rio !

 

- Adélia Prado lança um novo infantil 'Carmela vai à escola' pela Galerinha Record. (fonte: site da Agencia Riff).

 

 

Para ler, aprender e divertir

 

- a publicação de 'Contos e fábulas do Brasil', de Marco Haurélio, escritor baiano e pesquisador de cultura popular brasileira (ed. Nova Alexandria) reúne contos da tradição oral brasileira e belíssimas ilustrações do artista plástico paraibano Severino Ramos. (...)

 

- Dolores Prades assumiu a curadoria da Babel Jr. (...)

 

- a fotógrafa Anna Skladmann clicou as crianças mais ricas da Rússia e se espantou com o precoce amadurecimento... mas um bom passo no sentido da inclusão social seria fotografar as crianças abandonadas do Rio, vivendo em pleno cartão postal, e aprendendo a ser suaves mesmo num ambiente tão áspero. Em véspera de Copa e Olimpíadas, no mínimo ia render uma boa discussão.

 

- ainda sobre bullying (ou pela perda coletiva e progressiva de educação à moda antiga), vale conferir o novo título 'Previna o bullying: jogos para uma cultura de paz'. Ou então devemos voltar àquela aulinha da pré-escola sobre como tratar os amiguinhos da escola... :)


- o escritor Luis Eduardo Matta acabou de lançar o livro 'O dia seguinte'. A capinha vai ao lado.


E mais...

 

- sobre princesas, africanas e de todo canto, para quem tem um tablet, pode baixar aqui a Revista Princesas Africanas. E, para pegar na mão, Márcio Vassallo acaba de lançar Minha Princesa Africana, um lindo projeto que envolve ilustração e uma galeria de papel machê feita especialmente por Carol W.

 

- para crianças portuguesas, já está disponível uma biblioteca digital com infantis inseridos no plano nacional de leitura do governo português.

 

- se você não se entende muito bem com ebooks, vale conferir o site EbookReader, de Ednei Procópio, um especialista em livros digitais. O site do TigreAlbino também é uma boa dica para novidades editoriais para crianças e jovens. 


- a blogueira Alessandra Roscoe, do Contos Cantos e Encantos, fez uma cobertura bacana sobre a 1ª FELIT.

- para os períodos de férias (que pena! agora, só em dezembro...), uma boa dica é a Oficina de Minifotógrafos, do Ateliê da Imagem. As galerias feitas pelas próprias crianças são uma delícia, e vale bem à pena tornar os pimpolhos íntimos da vida em digital.

- e, para agradar os olhos com belas imagens, a Rue du Monde traz tudo de belo da França, em termos de ilustração infantil.  Não que a brasileira esteja atrás, não mesmo. É só ver o que o catálogo da Agência Riff prepara para mostrar em Frankfurt... 

Leia mais...
 

 

Fontes: O Globo, Globinho, PublishNews, Agência Riff, Shahid, Estação das Letras e mailing pessoal da autora.

 

Nessa hora o mundo pára

 

por Rosane Villela 

 

- Munduruku, Daniel. Catando Piolhos: Contando Histórias. Ilustr: Maté. Brinque-Book, 2006.

 

Sugestão de idade: 6 a 10 anos.


Nos dias atuais, tão importante quanto ensinar a história indígena em nosso país, é falar dos valores que a sua tradição cultural na relação com o outro, nos ensina. A história nos aponta os caminhos destas nações desde a colonização e conquista da América, enquanto Daniel Munduruku nos faz refletir sobre os nossos descaminhos.

Com o olhar sensível, que repousa nas suas raízes, o autor de Catando Piolhos - Contando Histórias, em oito relatos, discorre sobre a vida da sua comunidade indígena. Premia suas lembranças na filosofia de vida comunitária para mostrar os valores, os hábitos, os costumes e a tradição de sua nação.

Catar piolhos e contar histórias ao mesmo tempo é apenas uma das várias maneiras de priorizar os relacionamentos e formar o homem. (...)
 

Leia mais... 

O voo de Mururu

por F. Freitas e Paula Cajaty

 

- Mururu no Amazonas. Silva, Flávia Lins e. Rio de Janeiro: ed. Manati, 2010.

 

Mururu é o nome dado a um casquinho, onde Dorinha, uma linda jovem, encantada pelo mar, navega pela imensidão. Um belo dia parte em uma viagem através dos afluentes do Amazonas, deixa sua casa, sua mãe e vai em busca de seu pai, que havia saído para caçar tracajá, mas o perde de vista e precisa seguir sozinha, enfrenta perigos, correntezas, cobras, outros animais e tempestades, com muita valentia, coisa de menina criada na natureza.  

 

Sua viagem fica ainda mais bela quando conhece Piú, um caboclo, moço bonito, por quem se apaixona. Ao seu lado, Dorinha descobre a beleza do amor. Juntos seguem passando por muitos rios, fazendo amizades com os pássaros e distribuindo sua alegria pelo caminho.

A narrativa em prosa poética de Flávia Lins e Silva desperta a imaginação, desperta os sentidos, deixando o leitor embarcar nessa viagem ao lado de Dorinha e Piú. Aprendemos sobre a geografia do Amazonas, os afluentes e os mistérios que eles guardam, o nome de cada pássaro, cada árvore, de qualquer inseto por menor que seja. Mururu traz a Amazônia para dentro de cada leitor que, mergulhado na história, se embala com o ritmo, os sons, toda a estética própria da selva. Não foi sem motivo que Flávia Lins e Silva, além de ganhar o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, ganhou a premiação de Melhor Livro de 2010 para jovens.
 

Leia mais... 


Nas férias e fora delas,
não tem coisa melhor que
um abraço de urso,
desses de estalar as costas,
que só os pais de verdade sabem dar.

Um beijo
esperando o próximo feriadinho.
Só para acordar bem tarde.
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.  
Para saber mais clique aqui .

Visite a página da autora na REBRA:   http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618  
Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn