leiturinhas  

paulacajaty.com/leiturinhas  

edição # 04 - Julho, 2011

Oie amigos!!!

As férias de julho chegaram e, junto com elas, as crianças querendo farra.  É claro que mamães e papais vão encher as crianças de livros e atividades educativas, vão avisar para rever a matéria do primeiro semestre, vão pedir encarecidamente que não passem o dia todo no clickjogos , no miniclip ou vendo os canais Disney. É claro que a vovó vai tentar trazer papéis e lápis de cor para brincadeiras ordeiras e comportadas.  

 

E é claro que elas - as crianças - vão correr pela casa, bagunçar os brinquedos, enrolar as roupas, esvaziar as gavetas, brincar de pega-pega, imprimir mil páginas coloridas, fazer guerra de travesseiros. Vão pedir duas mil e quinhentas novidades todo dia. Isso tudo, além de assaltar todas as gulodices da geladeira, exigirem massa no almoço e presente no final do dia. Todos os dias de julho.

 

Nas férias de inverno, as crianças é que aquecem a casa. 

 

É Hora de brincar!

 

Programas legais em Julho

Organize sua agenda

 

- ainda dá tempo de se inscrever no Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato, até 29 de julho no SESC/DF. Veja o regulamento.

 

- no Cine Glória, todo domingo de julho está tendo programação infantil, e nos dias 24 e 31 é a vez do espetáculo Fábulas fabulosas, às 11hs.

 

- os 12 livros infantis que Henfil escreveu para seu filho Ivan, estão chegando aos poucos para colorir as prateleiras. (...) Ao lado, as capas já adiantam a diversão:

 

- para quem perdeu o workshop 'Mover histórias: um devir narrativo' com o contador Francisco Gregório Filho, que aconteceu em julho na livraria Moviola (Laranjeiras, 280), vale pedir um repeteco, no tel. 21-2285-8339 ou no email moviolaonline@ gmail.com.

 

- a escritora Laura Bergallo lança 'O Xamado - Teclando com o Além', que traz uma história que reproduz conversas virtuais em sites de relacionamento, com todas as múltiplas grafias e sonoplastias do mundo internauta. Nesses tempos em que não se pensa a 'correção' da escrita, mas sua 'adequação', o livro de Laura revela em que medida crianças e jovens estão se apropriando e usando a linguagem da internet no mundo real.

 

- para anotar na agenda: nos sábados de Agosto, dias 6, 13, 20 e 27, está prevista uma série de palestras sobre a literatura infantil e juvenil. Sob o título 'Mercado de livros infantis: uma realidade em ascensão', a Estação das Letras organizou um ciclo de palestras com todos os segmentos da cadeia editorial para permitir a profissionalização do escritor de infantil e juvenil. Com curadoria de Ninfa Parreiras, o evento traz Lucia Riff (da agência Riff), Luiz Raul Machado (escritor), Roger Mello (ilustração), Otacília Freitas (editora), Ana Sofia Mariz e Christiane Mello (designers), Anna Maria Renhack (marketing) e Luciana Figueiredo (editora e participante do Portal PRALER/MEC), respondendo a todas as perguntas cruciais do segmento. 

 

 

Para ler, aprender e divertir

 

- inaugurada a Escola Livre da Palavra, na Rua Teotônio Regadas, na Lapa, ao lado da Sala Cecília Meirelles. Quem coordena o espaço é Marcus Vinicius Faustini (...).

 

- a escritora e amiga Stella Maris lançou, na FNLIJ, 'A menina do mercado central' e 'A guardiã dos segredos de família', premiadíssimo com o Barco a Vapor. A capa superbonita vai à direita.

 

- a escritora Ana Cristina Mello lançou a continuação de sua 'Caixa de Desejos' na FNLIJ, e conta para o Leiturinhas que acaba de participar da charmosa antologia 'Trem de Histórias', com o mote nas estradas de ferro. À esquerda, a capa bacana do novo livro.

 

- aliás, entre os vencedores brasileiros do Prêmio FNLIJ, vale destacar os autores Eucanaã Ferraz (criança), Flávia Lins e Silva com 'Mururu no Amazonas' (jovem) e Angela Lago (ilustração hors-concours e reconto).

 

Navegando

 

- o catálogo da Abacatte está mesmo uma obra de arte digital, digna de competir com os melhores catálogos europeus de literatura infantil e juvenil.

 

- também online, é a revista Princesas Africanas, da LeiaBrasil, com os contos encantados de Braulio Tavares, Janaína Michalski, Márcio Vassallo e Marina Colasanti.

 

- Márcio Vassallo volta a escrever na coluna Educação para o encantamento. Para quem ainda não perguntou, pode ir lá: ele responde. Sempre.

- no Projeto Generosidade, a boa-ação é ler para pessoas hospitalizadas ou em situações de abrigamento (idosos e crianças). O interessante é que o ouvinte não é o único beneficiado: o projeto enraíza o hábito da leitura também para os leitores.

 

- quem inaugura a coluna de infantis e juvenis do PublishNews é Dolores Prades, e o primeiro artigo já é uma delícia: fala sobre a última fronteira que representa o livro infantil digital. Aliás, as crianças são mesmo naturalmente impacientes e dizem logo: eu quero agora!

 

- a coluna No Prelo avisa que o livro 'Nweti e o mar (Exercícios para sonhar sereias)', de José Eduardo Agualusa, chega no segundo semestre ao Brasil, pela Gryphus editora.

 

E mais...

 

- o trailer do filme 'As aventuras de Tintin' já está online. Mas o filme ainda demora: só chega cinemas dos EUA no dia 23 de dezembro. A gente espera...

 

- e, enquanto espera, vale conferir o último filme da saga Harry Potter. Será realmente o último??? Nem J.K. Rowling sabe, mas, por via das dúvidas, registrou um site exclusivo para interessados na vida pós-saga do bruxinho.

- sobre língua, cultura e diversidade, um vídeo bacana da Coleção Muiraquitãs, que revela a consciência dos índios acerca da dominação política através da língua.

 

- o ilustrador Maurício Negro fez sucesso na roda de conversa sobre literatura indígena na Flipzona. É que ele acabou de lançar "Tekoa, Conhecendo uma aldeia indígena" (...)

- e não é só a Gramática que apanha... o Ministério da Educação pagou R$ 13,6 milhões para ensinar que 10 menos 7 é igual a 4. Os erros graves em livros e apostilas para a rede escolar foram sujeitos a uma sindicância para apurar o prejuízo e os responsáveis. #fail

- e as férias escolares chegaram!! Se você ainda não sabe o que fazer nas férias de inverno, vale brincar com os mini-fotógrafos, explorar livros e ilustrações francesas, aprender a fazer chocolates artesanais (esse eu já testei - é DEZ!!) ou mesmo um delicioso pão de campagne (é um pouquinho mais difícil, mas dá para fazer), refletir sobre os limites, razões e desrazões do bullying, e ver alguns filmes deliciosos e raros como 'As bicicletas de Belleville' com pipoca e brigadeiro de colher.

 

Leia mais...

 

 

Fontes: O Globo, Globinho, PublishNews, Agência Riff, Estação das Letras e mailing pessoal da autora.

 

A noite dos tempos

por Rosane Villela

 

- José, Elias. Ao Pé das Fogueiras Acesas. Ilustração de André Neves. RJ: Paulinas, 2008.   

Nas labaredas das gerações, o tempo dispara fábulas. E o homem conta a sua arte, aquecido pela magia primitiva da oralidade. De Esopo a Elias José, apenas um sopro, nas diferentes formas de fabular que resgatam o imaginário universal. E o que é de um povo expande-se a favor da humanidade ao pontuar-se através da recriação.

Da ágora - praça pública dos gregos, local dos discursos e discussões na Antigüidade Clássica - aos dias atuais, ainda que o registro das civilizações nos chegue sob a forma de documentos escritos que comprovam ou não a sua autenticidade, o fato é que o homem é um articulador dos tempos. À procura do conhecimento não somente de sua história e da origem da humanidade, como também da magia dos seus inúmeros mitos, lendas e fábulas.

Leia mais...  

Um encontro com a alma cigana

por Dilma Bittencourt

 

- Queirós, Bartolomeu Campos de. Ciganos. 14ª edição. Global Editora, 2004.

Num dia o autor encontrou o menino, num tempo que não existe, num espaço imaginado. Uma história autobiográfica? Biografia em ficção, uma viagem pela imaginação, um paralelo do desejo do menino com o renovar da alma cigana? Com a identidade e núcleo da família cigana?

 

E o menino idealizava e o autor inventava. O menino andarilho, mas escondido na casca de um caramujo, enrolado em si mesmo, tentando pescar o mundo além da linha do horizonte. Tentando descobrir o lugar imaginando. Pensando a esperança, buscando. Num movimento circular do sonho.

 

Encontro poético do autor com os resquícios de sua infância, tentando resgatar o menino da sua solidão, viajando num tempo da ilusão, do desejo e falta, do anseio do calor humano, da festa, da música, da tenda, do aconchego do povo cigano.


Leia mais...
Nas férias, os livros se escondem.
E que bom que é assim...
só para dar saudade de voltar.

Um beijo,
empinando um travesseiro para a guerra,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.  
Para saber mais clique aqui .

Visite a página da autora na REBRA:   http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618  
Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn