boletim Leituras
www.paulacajaty.com    

edição # 127 - Junho, 2011

Queridos amigos,

 

O melhor jeito de se livrar de um medo é tirar a máscara dele, é tomar coragem, acender a luz e olhar com vontade para aquilo que mais apavora. O que amedronta não é a feiúra do lobisomem, a mortalidade de uma bactéria, a capa de um vampiro, as lavas do vulcão, a arma do assaltante ou a gargalhada louca de uma bruxa, mas exatamente a imagem interna que temos disso tudo.  

 

Quanto mais o medo fica no escuro, mais ele cresce. E quanto mais ele cresce, menos a gente quer acender a luz. Com medo de enfrentar o objeto do pavor. O maior de todos é o pânico do medo. 

 

Aliás, por saberem exatamente disso é que os filmes mais aterrorizantes são justo aqueles em que menos se mostra, e por tudo isso Hitchcock foi um gênio. O medo está no que não podemos ver. E ele sabia disso. 

 

Nesse primeiro semestre, muita coisa assustadora aconteceu, muita mesmo.  

 

Medos coletivos e individuais, medos absurdos do mundo inteiro, e até esses medos ridículos de olhar a conta do cartão de crédito (se eu pudesse, juro que pagava sem olhar...). Enfim, desde a inflação, passando pelas UPPs, tragédias e debacles* de nosso universo particular.  

 

Mas, ao fim e ao cabo, acende-se a luz. E só assim podemos começar a pegar o estilingue e mirar na cabeça do monstro. 

 

 

 * ops, dicionário: a palavra é francesa, significa ruína, derrocada 

Dicas (21.05.2011 a 03.06.2011)
Eventos, cursos e concursos

- abriram no dia 6 de junho a venda dos ingressos da FLIP. É na Ticketsforfun e, se não der para comprar na Tenda dos Autores, corra para encontrar lugar na Tenda do Telão.

 

- dia 7 de junho, terça, é o dia de comemorar o aniversário de 15 anos da Estação das Letras! Todo mundo lá...

 

- também no dia 7 às 19h30, tem a exposição do coletivo 'Caneta, Lente & Pincel' na Casa Benet.

 

- dia 9, quinta-feira, às 10h é dia de homenagear o mais querido imortal Antônio Carlos Secchin na mesa-redonda 'A interminável música', (...) que acontece no Auditório G1, do setor de literatura brasileira da Faculdade de Letras (UFRJ). E na sequência será aberta a exposição 'Secchin: uma vida em letras'

 

 

- para quem não conferiu o Leiturinhas #3 de Junho, aqui vai a dica: o Salão FNLIJ 2011 está aberto e traz vários lançamentos. Um deles é o da escritora e amiga Ana Cristina Melo que, no sábado, dia 11, às 13h, lança 'De volta à caixa de desejos' no espaço Biblioteca FNLIJ para Jovens, e dia 14 (terça-feira que vem), lança 'Uma turma para Dora' (ambos da Vermelho Marinho) no Espaço FNLIJ de Leitura. Aliás, como ela mesma conta, fez uma homenagem à mãe da escritora Livia Garcia-Roza, que foi a maior harpista brasileira. O vídeo está no link do Youtube. Dá-lhe Ana!

 

- se você estiver de bobeira no fim de semana, vale lembrar do programa legal de fotografia que rola na Caixa Cultural.  

 

- semana que vem, dia 14 de junho, José Maria Dias da Cruz lança seu livro 'O cromatismo cézanneano' aqui no Rio. Uma bela oportunidade para conferir o livro e a exposição de quadros do artista, que acontece no Itanhangá Center. O convite vai abaixo.

 

 

 

- do outro lado do Rio, no Flamengo, Rafael Sperling estreia com o livro de contos 'Festa na usina nuclear', com coquetel a partir das 19h30, inaugurando a nova sede da Editora Oito e Meio. A proposta do novo espaço é abrigar lançamentos de livros e eventos literários, e a editora pretende se dedicar à publicação dos novos talentos da literatura brasileira. Rafael tem 26 anos e seu livro é elogiado por André Sant´Anna: "Rafael Sperling (...) inventa a própria linguagem para explicar aquilo que só pode ser explicado por uma linguagem pessoal, única, do Rafael Sperling. Para mim, faz o maior sentido." Legal!!

 

- dia 15 de junho, quarta, a partir das 19h na Blooks, Marcia Cavendish Wanderley lança 'Mulheres: Prosa de ficção no Brasil (1964-2010)'. O prefácio é de Helena Ortiz, e a autora ganha apresentação de Italo Moriconi e Wilson Madeira Filho. A palestra com escritoras convidadas acontece às 21h.

 

- para quem quiser curtir o friozinho em Campos do Jordão, as inscrições para o Prêmio Letras Nordestinas da Literatura - Medalha Luiz Gonzaga, estão abertas de 1º de junho até 31 de julho de 2011. A inscrição é gratuita para obras de ensaio, artigo ou resenha, e a organização fica por conta do escritor Benilson Toniolo. A premiação, claro, acontecerá na charmosa serra paulista. Maiores informações no tel. (12) 9117-6739 ou no email benilsontoniolo@bol.com.br

 

- o Concurso Fernando Pessoa de poesia está dando prêmio em dinheiro e o tema é livre.  Vale mandar o livro, editado tradicionalmente, em ebook ou PDF, até o limite de 70 páginas até 30 de junho, pagando a inscrição de R$ 100,00.

 

- outro concurso bacana é o 1º Concurso de Bordados Poéticos do CEMBRA. A ideia é ilustrar, através do bordado, palavras escritas de poetas locais. Inscrições de 7 de junho a 08 de julho.

 

- dia 9 de julho (mês que vem, se liga na data...), tem treinamento 'A Jornada do Herói' a partir das 8h30 no Ingá Niterói. Informações pelos telefones (21) 81788764 ou (21) 8243-5513.

 

- o querido escritor e professor Luiz Ruffato avisa que, após um pequeno período afastado, volta para os laboratórios de vivência literária em junho (dia 18) e julho (dia 16). Mãos à obra!

 

- aliás, é também o mestre Ruffato que dá a dica do vídeo-depoimento da professora Márcia Ivana, da URGS, uma das primeiras adeptas da Igreja do Livro Transformador. Confere lá.

 

- dia 10 de junho, tem o lançamento do jornalista Carlos Nobre, 'Direto do front', na sede da editora Multifoco, às 19h. Capa bacana do designer Mário Tadeu, ao lado.

 

 

Off-Rio


- dia 11 de junho de 2011, tem curso de Marketing Editorial, das 9h às 13h. Mais informações no site da Escola do Escritor.

 

- em Jundiaí, três concursos literários (...) 

 

- inscrições abertas para o 25º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, em Montes Claros-MG (...) basta entrar no site do PsiuPoético. Importante: não há cobrança de inscrições.

 

- em Curitiba, 7 de junho às 20h, tem Paiol Literário com Bartolomeu Campos de Queirós e mediação de Rogério Pereira, no Teatro Paiol. A entrada é gratuita. Aliás, Rogério Pereira fez uma bela oração recentemente para o VidaBreve.

 

- Lucia Riff fala sobre agenciamento e direitos internacionais no III Seminário O negócio do livro, em Porto Alegre, que acontece entre 14 e 16 de junho. A apresentação de Lucia versa sobre 'Agenciamento e direitos internacionais' e acontece dia 16.06 (quinta-feira) às 20h30. Para conferir tudo, o flyer está abaixo:

 


Novidades

 

- para quem quer dar um gás na produção, o guia 'Como escrever um livro em 10 dias (ou menos!)' ajuda bastante. Em inglês, of course...

 

- nos EUA, liquidou geral: o negócio é vender ebook por até 5 dólares!! E tem os corajosos, que publicam a US$ 0,99. E agora? Fica a pergunta: quem vai querer livros impressos naquela média de 40 pratas?

 

- a amiga e escritora Laura Bergallo divulga o seu 'Dom Quixote de la Plancha', que aborda para jovens e adultos  a difícil questão do transplante de órgãos. O livro, capa ao lado, já está nas livrarias.

 

- o Corujão da Poesia foi notícia na GloboNews e aí é só clicar em ESTÚDIO I dia 25/05, das 14h às 15h30m.

 

- o livro 'Poesia de Bolso', do mineiro José Antonio Jacob, publicado pela ArtCulturalBrasil segue a linha da versificação tradicional, com sonetos e sextilhas em versos decassílabos. Para quem gosta de poesia à moda antiga, vale conferir.

- excelente o ensaio de Mariana Ianelli para o Digestivo Cultural, 'Os novos condes de Lautréamont'.

 

- o livro 'Sombras marcadas', da editora Alfaguara, vem com a tradução da super querida e talentosa Débora Landsberg. Um luxo para quem viu o livro nascer de novo, em português.

- a revista Overmundo tem sua edição a cargo da professora Cristiane Costa e está com a chamada de pautas em aberto para o segundo volume. 

 

- outro lançamento bacana é o do Ultraje a Rigor, que ganhou até hotsite interativo.

 

- o escritor Euclides Amaral conta que seu livro de ensaios 'Alguns aspectos da MPB' (que pode ser baixado de graça, em pdf), já ganhou 14.251 downloads entre 07/2010 até 05/2011. Imagina se ele estivesse ganhando 1 REAL a cada download? Já era uma boa grana, hein? Se você quiser conferir o produto, então clique aqui. E, se quiser impresso, está nas livrarias físicas e virtuais do Rio, como a Livraria do Centro Cultural Carioca, Arlequim, Leonardo da Vinci, Kitabu Livraria, ou Folha Seca, entre outras.

- pensão social para escritores? É a ideia da Argentina que, a essa altura, está debaixo das cinzas do vulcão Puyehue. (...) Os requisitos (quase impossíveis) para o autor ganhar a pensão é: 1. não ter fonte de renda, ou ganhar menos que a bolsa-escritor; 2. ter mais de 60 anos; 3. mais de 20 anos dedicados à atividade literária (ou publicado mais de 5 livros); e 4. morar há pelo menos 15 anos na Argentina. Barbaridade!

- a Bookish reúne a CBS, a Penguin e a Hachette. A ideia é confrontar a Amazon, comercializando títulos físicos e também digitais. O portal está previsto para qualquer data entre junho e setembro.
 

Sites & Blogs

 

- crie um e-commerce na sua fan page do Facebook, uma LikeStore...

 

- a McGraw-Hill ganhou plataforma de acesso ao seu conteúdo digital. Já tem mais de mil títulos, e o serviço será prestado por assinatura.

 

- o blog Pentimento voltou a ter atualização regular... a dica é do próprio Marcelo Moutinho.

 

- outras dicas de sites são os impagáveis Temporariamente Possuída pelo Monstro (ou TPM, tanto faz) e o site de ilustras do Bruno Drummond, que assina tiras ótimas da Revista Domingo, d'O Globo.

 

- a revista Varal do Brasil, que faz a ponte Brasil-Genebra, agora está online em PDF, gratuitamente para quem quiser conferir.

 

- o amigo Claudio Sesín convida a todos para o 6º número de los Navegantes 2011, sempre um prenúncio de bons ventos poéticos.

- post legal sobre o mundo das resenhas na Revista Fantástica.

 

- a notícia do PN que deu o que falar semana passada: a história da editora que não se preocupa com business plan, modelo de negócio, ou 'monetização' de conteúdos, essas bobeirinhas de quem se preocupa com din-din...

 

- 19 pessoas já toparam escrever artigos para o livro 'A Sociedade em Rede e a Economia Criativa'.

- em 2011, a Companhia das Letras também sopra velinhas e completa 25 anos. Para comemorar, a Livraria da Folha oferece descontos de 50% em dez títulos da editora. Entre as obras, Erico Veríssimo, Ruy Castro, Jorge Luis Borges, e José Saramago. Só feras...

 

- o curso de verão da Yale em Publishing promete se tornar um laboratório de editoras, ao prever atenção personalizada para os alunos. Neste ano, ele acontece de 24 a 29 de julho. Para quem quiser investir no negócio, é prato cheio! (fonte: PublishNews)

 

- e, na rede da REBRA, uma denúncia importante da escritora Maria Perpétua: "a Via Literária, organizadora de concursos literários aqui em Porto Seguro na Bahia. As pessoas que participaram e foram classificadas, pagaram pela edição da antologia Contos Curtos 2011, pagaram pela remessa dos dez exemplares a que tinham direito, fomos  enganadas e lesadas pelo Sr. Hélio Nóbrega. O site não existe mais e não temos nenhuma explicação. Quero que divulgar esse absurdo e entrar em contato com as pessoas que se encontram na mesma situação.". Em antologia compartilhada, todo cuidado é pouco...

 

- a escritora e amiga Ana Claudia Calomeni convida para um apoio a projeto em regime de CrowdSourcing. O livro é o 'Clube da Leitura - Modo de Usar - Volume II' (o volume I já foi até resenhado aqui no site), e o projeto é para viabilizar o livro, que traz contos e ilustrações, todos 'muuuuuito bons', como Ana Claudia já conferiu. Para ver o projeto inserido no sistema de funding de adesão, clique aqui.

 

- muito bacana foi o artigo sobre a recém-inaugurada 'Escola Livre da Palavra', na Lapa, sob organização e direção de Marcus Vinicius Faustini e Omar Salomão. E, se você está achando que é molezinha, que é mais um cursinho cheiroso de gente fresca, se enganou. De cara, eles convidam punks, travestis e vendedores de rua para escrever as memórias do bairro.


Leia mais...

 

Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, JBOnline, Revista Piauí, Revista Veja, PublishNews, Agência Riff, Tempo de Letras (CBN), Shahid Produções Culturais, blogs, Facebook, Twitter e mailing pessoal da autora.

 

A vida dos livros, de Thereza Christina

por Paula Cajaty e F. Freitas  

 

- Motta, Thereza Christina Rocque da. A vida dos livros. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2010.

 

Aos poucos chegavam as mensagens eletrônicas do blog IbisLibrisBooklog, um blog que parecia ser o suspiro de todo editor e de todo aquele cuja vida gira em torno de uma paixão e de um carma: o livro.

 

Intuitivamente fui marcando as mensagens e separei numa pasta: não podia perder aqueles textos. E eles foram se aprofundando, pegando corpo, começaram a constituir uma unidade, sob a escrita ao mesmo tempo feroz e suave da escritora, editora e sobretudo poeta Thereza Christina Rocque da Motta. O resultado não poderia ser melhor.

 

Para quem não leu os posts, e nem acompanhou o blog, o livro traz os textos e tranquilizam autor e editor. Para o editor, serve para se conhecer mais e compreender melhor sua guerra diária. Para o autor, o enfoque da editora e de suas agruras é essencial para um entendimento da dimensão humana que se esconde atrás de selos e editoriais.

Logo na primeira página nos deparamos com a pergunta principal: "Como se faz um livro?"

 

(...)

 

Leia mais... 

 

Mais:

- podcast da JovemPan Online;

- divulgação do livro na Verdes Trigos.


Na sombra do herói, de Gilda Oswaldo Cruz

por José M. Neistein (de Washington, D.C., maio, 2011)

 

- Na sombra do herói. Cruz, Gilda Oswaldo. Rio de Janeiro: Topbooks, 2010.

A memória é necessária para todas as operações da razão - Pascal, Pensées, 369

 

Duas grandes coordenadas situam esta obra: o memorialismo e a ficção. Esta, se alimenta daquele, e o absorve num amálgama inseparável. Contudo, a ficção prevalece e confere realidade ao memorial. Mais uma vez, a ficção vem a ser uma manifestação supra-real. No processo de refazer a realidade, ela a transcende.

 

Este romance, baseado na saga de uma ilustre família brasileira, cobre três gerações de sua trajetória histórica, e o início de uma quarta. A narrativa, feita na terceira pessoa, é linear, entrecortada de diálogos, e a passagem do tempo não é assinalada por datas, mas sim  pelos acontecimentos históricos nacionais e internacionais  entrelaçados à ação. Esta, por sua vez, começa com a vinda ao Brasil do imigrante português pobre que se fixa no Rio de Janeiro nas últimas décadas do Império, e arrola os destinos de seus descendentes, enlaçados pelo ramo materno com uma velha família fluminense, até o início da Segunda Grande Guerra.

 

Leia mais... 

 

Lado 7, da 7Letras

 

A Editora 7Letras, como sempre inovando em seu site e no novo blog, acaba de lançar a Revista LAdo7, ou...

 

arte + poesia + contos + quadrinhos + ensaios + dramaturgia... em revista: (L A D O 7

 

 

A primeira edição traz os poemas visuais de Alexandre Dacosta, os contos de André Sant'Anna, Carlos Henrique Schoroder, Raïssa de Góes e Sonia Coutinho. Na poesia, tem Afonso Henriques Neto, Ana Guadalupe, Charles Peixoto, Ismar Tirelli Neto, Marília Garcia, Victor Heringer e Walt Whitman. Com a dramaturgia de Valère Novarina e Paloma Vidal, os quadrinhos de Pedro Franz, a edição fecha com o ensaio de Sérgio Bruno Martins e arte de Maria Laet.

 

Como a própria 7Letras adianta em seu blog, a nova revista LAdo7 marca a entrada da editora na era do livro eletrônico, pois chega com uma série de livros de poesia com a voz dos autores em áudio (em gravações disponíveis gratuitamente online).

 

A LAdo7 vai ser oferecida em versão impressa e também digital, abrindo espaço para a invenção e a criatividade de uma nova geração de artistas e escritores dos mais diversos gêneros, e traz também os quadrinhos e as artes plásticas para ampliar e amplificar o diálogo com a literatura e com a dramaturgia.

A nova Revista, intrinsecamente brasileira e carioca, foi lançada no dia 31 de maio, na Travessa do Shopping Leblon-RJ, junto com os livros:  

- Sessentopéia (Charles Peixoto)

- Ramerrão (Ismar Tirelli Neto)  

- Relógio de pulso (Ana Guadalupe)

- Água para viagem (Lorena Martins)

- Uma cerveja no dilúvio (Afonso Henriques Neto), e 

- A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora (Gregorio Duvivier, já na segunda edição).

Mais informações sobre lançamentos digitais na sede da Editora (r. Goethe, 54, Rio de Janeiro rj), no tel. (21)2540-0076 ou no email da super querida Larissa ( divulga@7letras.com.br).  

 

Para tuitar: @editora7letras ... e para curtir: www.facebook.com/7letraseditora ·

 

 

Um beijo,
e de luz acesa
que é para te ver melhor,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.  
Para saber mais clique aqui .

Visite a página da autora na REBRA:   http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618  
Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn