- dia 25 de maio (quarta), Rosa Amanda Strausz e Rui de Oliveira lançam 'O herói imóvel' a partir das 19h na Blooks de Botafogo. O convite está ao lado.
- na sequência, tem CEP 20.000 organizado por Lucas Viriato no Espaço Sérgio Porto a partir das 20h30, trazendo curtas, poesia de Gregório Duvivier, Ismar Tirelli Neto e poetas da Farani Cinco Três. (...)
- também no dia 25, a partir das 18h, tem lançamento no PENCLUBE do Brasil: a antologia poética bilíngue 'Del aprendizaje del aire - Do aprendizado do ar', de Tanussi Cardoso (ed. Fivestar). (...)
- para quem quiser curtir o texto literário imperdível de Herman Melville no tablado, a dica é 'Bartleby, o Escriturário' na Casa de Cultura Laura Alvim até dia 29 de maio (quinta a sábado, às 21h e domingo às 19h), com entrada a R$ 20. (...)
- sexta-feira, dia 27, tem a 'Farra do POD', o superlançamento dos nossos PODs (impressos sob demanda) na Travessa do Leblon, a partir das 19h. Entre os títulos, Avelã Pirata (Simone Magno), Histórias Possíveis (André de Leones, Lúcia Bettencourt e outros), Joana a contragosto (Marcelo Mirisola), Mariana (Valéria Martins), (...). O convite está abaixo.
- sábado, dia 28 de maio, tem Livros na Mesa com Ronaldo Wrobel na Estação das Letras.
- a Estação das Letras, aliás, já é debutante!! E comemora o aniversário com muita festa no dia 7 de junho, a partir das 15h, no Museu da República, soprando as velinhas às 19h30. (...)
- aliás, um dos cursos bacanas que está na agenda de novidades da Estação das Letras é o Editando Livros Digitais, organizado em parceria com o PublishNews, inédito no país. É meio carinho, eu sei, mas o investimento vale pela equipe docente.
- outro curso bacana está sendo oferecido pelo segmento FGV Empresarial no campus Botafogo: Gestão de Projetos em Entretenimento. As aulas começam dia 28 de maio. É bom correr!
- concurso para jovens autores, organizado pela Revista Cantão.
- saiu o edital CCBB para o biênio 2012/2013, e o edital da Caixa Cultural para Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural (...)
- inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura abrem no dia 1º de julho. Edital aqui.
- a organização da 6ª edição do Carnaval das Culturas do Mundo-RJ-2011 já começou. (...) Para conhecer a última edição e participantes, clique aqui. Inscrições até 30 de maio.
- e dia 31 de maio, a partir das 19h, tem a 1ª Oficina Experimental de Poesia da livraria Largo das Letras, em Santa Teresa.
- o Oi Cabeça começou!!! Heloisa Buarque discute 'o fim da lógica linear de leitura do livro impresso' e chama inúmeros estudiosos no assunto. Dia 18 de maio foi a vez de Nancy Baym com 'O fim da crítica e o auge dos fãs', que escreve no OnlineFandom, falando com Maurício Mota e Pedro Carvalho (do Instituto Japão PopBr). Dia 22 de junho, Scott Lindenbaum, fundador da revista Electric Literature e criador da Electric Publisher, fala com Paulo Werneck e Sergio Rodrigues. Em julho, Daniel Gelder, vice-presidente da Metaio (livros com uso de realidade aumentada) conversa com André Lemos e Rogério da Costa. (...) Ufa! Haja fôlego!
Off-Rio
- em SP: em junho, tem Oficina Cachaça Literária, organizada pela Revista Mundo Mundano.
- dia 26 de maio de 2011 (quinta), a partir das 19h, tem a 37ª edição da QUINTA POÉTICA na Casa das Rosas (...)
- o Projeto Cultura também apresenta seus cursos para junho: Uma introdução ao mundo dos anjos: ensaios sobre os emissários de Deus; Aragem do Sagrado: Mito e mundo em Guimarães Rosa; e A literatura e o mal: Representação do demoníaco em quatro grandes obras da literatura.
- a 3ª Festa Literária de Pirenópolis mostra a força do Centro-Oeste. Já passou mas, ainda assim, vale conferir o que rolou por lá.
- a escritora Jeanette Roszas terá sua palestra em Nova York transmitida em tempo real, dia 25 de maio às 20h30 (hora do Brasil) no site do BEA.
- livro novo à vista: Affonso Romano lança o 'Ler o Mundo'! O super querido amigo já me mandou a capa com exclusividade (uhuuu!!!!). As outras informações, mais detalhadas, seguirão em post à parte. Obrigada, Affonso... :D
- Heloisa Seixas acaba de lançar 'O prazer de ler' (Casa da Palavra), compartilhando sua experiência de leitora e de escritora, casos pitorescos e experiências pessoais.
- Elaine Pauvolid no Caderno Literário Pragmatha de Sandra Veronese, e notícias sobre o último lançamento de Uili Bergamin. Também no ar a 56ª Leva da Diversos Afins, com o super querido Leonardo Villa-Forte.
- na edição de maio do jornal Algo a Dizer, entre os inúmeros artigos bacanas, a dica é olhar 'A internet, o direito autoral e os pobres', a solidariedade em 'Japão, vamos ficar juntos', e 'O Facebook, segundo Marcelo Mirisola'.
- o Digestivo Cultural também está comemorando seus mais de 25 mil seguidores no Twitter. E, para quem quiser mandar coisa pro twitter do Digestivo, tem até email dedicado: twitter@digestivocultural.com
Sites & Blogs
- para quem ainda não viu, pode clicar na bela surpresa: o novo site do Jornal Rascunho, dentro da Gazeta do Povo (de Londrina), totalmente redesenhado e prevendo versão para Ipad (que baixou de preço...) em breve. A gente espera! Oba! :D
- e os sites de resenhas estão trazendo uma concorrência visual e de conteúdo cada vez mais acirrada. Para quem ainda não reparou, vários deles pipocam com excelente design e perfis diferenciados, congregados no Codex de Ouro: Mon Petit Poison, It Cultura, Leituras e Devaneios, Meine Liege, Nossos Romances, Tathy, Fundo Falso, A Leitora (premiado, inclusive), além do eBookPedia, uma enciclopédia colaborativa sobre ebooks. É, acho que o boom da literatura na internet veio para ficar...
- já na tentativa de tornar essas iniciativas financeiramente sustentáveis, ainda há um caminho longo a seguir: o modelo de crowdfunding, apesar de muito legal e tudo o mais, ainda não levanta sequer 30% dos valores que os projetos necessitam para serem implementados. Duvida? É só espiar o Incentivador e sua luta contra a parcimônia dos doadores.
- enquanto isso, se ainda não dá para bancar a publicação do livro pelos meios tradicionais, o Lulu continua firme e forte, cada vez com mais atualizações e novidades.
- não é vídeo, mas também não é foto: são fotos animadas e podiam ser mote para belas histórias. Com os créditos, claro.
- na Argentina, livro também é arte.
- e, falando em arte... no blog do Affonso, em podcast, uma perspectiva ponderada sobre o fuzuê do 'nós pega o peixe'... Aliás, sem querer implicar, a frase daria um bom nome de livro. De comédia, claro!
- a escritora Val Beauchamp fala sobre seu novo livro 'O Rei que espionou Napoleão' no CEBRAC, point brasileiro em Zürich. Entrevista disponível no Youtube. (...)
- voltando à questão da pirataria e da digitalização, não são só os músicos que estão em pânico: os poetas e os editores também. Um deles, inclusive... ah, vê lá!
- E, se você ainda está em dúvida sobre como veicular a sua criação artística, o Facebook entrou para a briga: em Portugal, a editora Dom Quixote experimenta um novo formato - o fBook. Para os amigos do Leituras, eu já adianto: é mais ou menos o que a Lívia Garcia-Roza já faz... Vão sendo postados trechos e todos podem comentar, curtir, compartilhar e (no case português) depois ler, ao final de um período, a reunião desses textos em um único post. No caso do livro de João Tordo ('o experimento'), é necessário ser "amigo" do narrador e de todos os 17 personagens, que também ganharam perfil próprio (com foto!). Para variar, o Mark Zuckerberg abelhudo se meteu na história e BLOQUEOU (!!!) o perfil do narrador, achando que era tudo falso (ou spam). A experiência quase virou REALMENTE um f***Book... Felizmente, tudo foi restabelecido, e a história segue sendo contada, com um maior grau de interação com os leitores.
- mas o povo das letras não pára de produzir. Pelo menos, é o que diz a amiga Simone Magno, no blog Tempo de Letras, sobre a editora que abriu as portas para originais e recebeu 75 deles, em 13 dias!
- não, não é sobre o inventor do personagem Jack Sparrow: o físico americano Leonard Mlodinow, autor de 'O andar do bêbado' (Zahar), confirmou presença na 15ª Bienal do Livro do Rio, de 1 a 11 de setembro (fonte: coluna No Prelo).
Leia mais...