boletim Leituras
www.paulacajaty.com 
 

edição # 126 - Maio/Junho, 2011

Queridos amigos,

 

Quando o invisível fala com a gente, não há como deixar de ouvir.  

 

Pode-se ouvi-lo quando um alguém muito querido parte para nunca mais, ou quando um livro se abre e ele sussurra por entre as páginas.  

 

Eu o ouço quando uma poesia arrebata entre um passo e outro, quando misturo as cores e alcanço a tonalidade certa das palavras, quando beija-flores desafiam o ar, quando as nuvens fogem do céu e se escondem além do infinito. 

 

Ouço especialmente o invisível quando o dia ainda não nasceu, mas já anuncia em silvos a sua chegada. Ou quando escuto a noite se despedir no ressonar dos anjos, dos meus anjos.  

 

Quando isso acontece, quando o milagre se corporifica não só pela luz, mas por som e palavra, tenho certeza que, por mais que eu olhe para o teto esmaecido e infinito do meu quarto, Deus continua à espera, no telhado. Falando baixo para que só eu possa escutar. 

 

Dicas (21.05.2011 a 03.06.2011)
Eventos, cursos e concursos

- dia 25 de maio (quarta), Rosa Amanda Strausz e Rui de Oliveira lançam 'O herói imóvel' a partir das 19h na Blooks de Botafogo. O convite está ao lado.

 

- na sequência, tem CEP 20.000 organizado por Lucas Viriato no Espaço Sérgio Porto a partir das 20h30, trazendo curtas, poesia de Gregório Duvivier, Ismar Tirelli Neto e poetas da Farani Cinco Três. (...)

 

- também no dia 25, a partir das 18h, tem lançamento no PENCLUBE do Brasil: a antologia poética bilíngue 'Del aprendizaje del aire - Do aprendizado do ar', de Tanussi Cardoso (ed. Fivestar). (...)

 

- para quem quiser curtir o texto literário imperdível de Herman Melville no tablado, a dica é 'Bartleby, o Escriturário' na Casa de Cultura Laura Alvim até dia 29 de maio (quinta a sábado, às 21h e domingo às 19h), com entrada a R$ 20. (...)

 

- sexta-feira, dia 27, tem a 'Farra do POD', o superlançamento dos nossos PODs (impressos sob demanda) na Travessa do Leblon, a partir das 19h. Entre os títulos, Avelã Pirata (Simone Magno), Histórias Possíveis (André de Leones, Lúcia Bettencourt e outros), Joana a contragosto (Marcelo Mirisola), Mariana (Valéria Martins), (...). O convite está abaixo.

- sábado, dia 28 de maio, tem Livros na Mesa com Ronaldo Wrobel na Estação das Letras.

 

- a Estação das Letras, aliás, já é debutante!! E comemora o aniversário com muita festa no dia 7 de junho, a partir das 15h, no Museu da República, soprando as velinhas às 19h30. (...)


- aliás, um dos cursos bacanas que está na agenda de novidades da Estação das Letras é o Editando Livros Digitais, organizado em parceria com o PublishNews, inédito no país. É meio carinho, eu sei, mas o investimento vale pela equipe docente.

 

- outro curso bacana está sendo oferecido pelo segmento FGV Empresarial no campus Botafogo: Gestão de Projetos em Entretenimento. As aulas começam dia 28 de maio. É bom correr!

 

- concurso para jovens autores, organizado pela Revista Cantão.

 

- saiu o edital CCBB para o biênio 2012/2013, e o edital da Caixa Cultural para Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural (...)

 

- inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura abrem no dia 1º de julho. Edital aqui.

 

- a organização da 6ª edição do Carnaval das Culturas do Mundo-RJ-2011 já começou. (...) Para conhecer a última edição e participantes, clique aqui. Inscrições até 30 de maio.

 

- e dia 31 de maio, a partir das 19h, tem a 1ª Oficina Experimental de Poesia da livraria Largo das Letras, em Santa Teresa.

 

- o Oi Cabeça começou!!! Heloisa Buarque discute 'o fim da lógica linear de leitura do livro impresso'  e chama inúmeros estudiosos no assunto. Dia 18 de maio foi a vez de Nancy Baym com 'O fim da crítica e o auge dos fãs', que escreve no OnlineFandom, falando com Maurício Mota e Pedro Carvalho (do Instituto Japão PopBr). Dia 22 de junho, Scott Lindenbaum, fundador da revista Electric Literature e criador da Electric Publisher, fala com Paulo Werneck e Sergio Rodrigues. Em julho, Daniel Gelder, vice-presidente da Metaio (livros com uso de realidade aumentada) conversa com André Lemos e Rogério da Costa. (...) Ufa! Haja fôlego!

 

Off-Rio

 

- em SP: em junho, tem Oficina Cachaça Literária, organizada pela Revista Mundo Mundano.

 

- dia 26 de maio de 2011 (quinta), a partir das 19h, tem a 37ª edição da QUINTA POÉTICA na Casa das Rosas (...)

 

- o Projeto Cultura também apresenta seus cursos para junho: Uma introdução ao mundo dos anjos: ensaios sobre os emissários de Deus; Aragem do Sagrado: Mito e mundo em Guimarães Rosa; e A literatura e o mal: Representação do demoníaco em quatro grandes obras da literatura.

 

- a 3ª Festa Literária de Pirenópolis mostra a força do Centro-Oeste. Já passou mas, ainda assim, vale conferir o que rolou por lá.

 

- a escritora Jeanette Roszas terá sua palestra em Nova York transmitida em tempo real, dia 25 de maio às 20h30 (hora do Brasil) no site do BEA.

 

Novidades

 

- livro novo à vista: Affonso Romano lança o 'Ler o Mundo'! O super querido amigo já me mandou a capa com exclusividade (uhuuu!!!!). As outras informações, mais detalhadas, seguirão em post à parte. Obrigada, Affonso... :D

 

 

- Heloisa Seixas acaba de lançar 'O prazer de ler' (Casa da Palavra), compartilhando sua experiência de leitora e de escritora, casos pitorescos e experiências pessoais.


- Elaine Pauvolid no Caderno Literário Pragmatha de Sandra Veronese, e notícias sobre o último lançamento de Uili Bergamin.
Também no ar a 56ª Leva da Diversos Afins, com o super querido Leonardo Villa-Forte.

- na edição de maio do jornal Algo a Dizer, entre os inúmeros artigos bacanas, a dica é olhar 'A internet, o direito autoral e os pobres', a solidariedade em 'Japão, vamos ficar juntos', e 'O Facebook, segundo Marcelo Mirisola'.

 

- o Digestivo Cultural também está comemorando seus mais de 25 mil seguidores no Twitter. E, para quem quiser mandar coisa pro twitter do Digestivo, tem até email dedicado: twitter@digestivocultural.com


Sites & Blogs

 

- para quem ainda não viu, pode clicar na bela surpresa: o novo site do Jornal Rascunho, dentro da Gazeta do Povo (de Londrina), totalmente redesenhado e prevendo versão para Ipad (que baixou de preço...) em breve. A gente espera! Oba! :D

- e os sites de resenhas estão trazendo uma concorrência visual e de conteúdo cada vez mais acirrada. Para quem ainda não reparou, vários deles pipocam com excelente design e perfis diferenciados, congregados no Codex de Ouro: Mon Petit Poison, It Cultura, Leituras e Devaneios, Meine Liege, Nossos Romances, Tathy, Fundo Falso, A Leitora (premiado, inclusive), além do eBookPedia, uma enciclopédia colaborativa sobre ebooks. É, acho que o boom da literatura na internet veio para ficar...

 

- já na tentativa de tornar essas iniciativas financeiramente sustentáveis, ainda há um caminho longo a seguir: o modelo de crowdfunding, apesar de muito legal e tudo o mais, ainda não levanta sequer 30% dos valores que os projetos necessitam para serem implementados. Duvida? É só espiar o Incentivador e sua luta contra a parcimônia dos doadores.

- enquanto isso, se ainda não dá para bancar a publicação do livro pelos meios tradicionais, o Lulu continua firme e forte, cada vez com mais atualizações e novidades.

- não é vídeo, mas também não é foto: são fotos animadas e podiam ser mote para belas histórias. Com os créditos, claro.

- na Argentina, livro também é arte.

- e, falando em arte... no blog do Affonso, em podcast, uma perspectiva ponderada sobre o fuzuê do 'nós pega o peixe'... Aliás, sem querer implicar, a frase daria um bom nome de livro. De comédia, claro!

 

- a escritora Val Beauchamp fala sobre seu novo livro 'O Rei que espionou Napoleão' no CEBRAC, point brasileiro em Zürich. Entrevista disponível no Youtube. (...)

- voltando à questão da pirataria e da digitalização, não são só os músicos que estão em pânico: os poetas e os editores também. Um deles, inclusive... ah, vê lá!

- E, se você ainda está em dúvida sobre como veicular a sua criação artística, o Facebook entrou para a briga: em Portugal, a editora Dom Quixote experimenta um novo formato - o fBook. Para os amigos do Leituras, eu já adianto: é mais ou menos o que a Lívia Garcia-Roza já faz... Vão sendo postados trechos e todos podem comentar, curtir, compartilhar e (no case português)  depois ler, ao final de um período, a reunião desses textos em um único post. No caso do livro de João Tordo ('o experimento'), é necessário ser "amigo" do narrador e de todos os 17 personagens, que também ganharam perfil próprio (com foto!). Para variar, o Mark Zuckerberg abelhudo se meteu na história e BLOQUEOU (!!!) o perfil do narrador, achando que era tudo falso (ou spam). A experiência quase virou REALMENTE um f***Book... Felizmente, tudo foi restabelecido, e a história segue sendo contada, com um maior grau de interação com os leitores.

- mas o povo das letras não pára de produzir. Pelo menos, é o que diz a amiga Simone Magno, no blog Tempo de Letras, sobre a editora que abriu as portas para originais e recebeu 75 deles, em 13 dias!

- não, não é sobre o inventor do personagem Jack Sparrow: o físico americano Leonard Mlodinow, autor de 'O andar do bêbado' (Zahar), confirmou presença na 15ª Bienal do Livro do Rio, de 1 a 11 de setembro (fonte: coluna No Prelo).


Leia mais...

 

Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, JBOnline, Revista Piauí, Revista Veja, PublishNews, Agência Riff, Tempo de Letras (CBN), Shahid Produções Culturais, blogs, Facebook, Twitter e mailing pessoal da autora.

 

Todas as cores de José Maria Dias da Cruz

capa do livro 'O cromatismo cezanneano'

por Paula Cajaty 

 

Os estudos cromáticos de Cézanne, sob o olhar atento de José Maria Dias da Cruz

 

- Cruz, José Maria Dias da. O cromatismo Cezanneano. Florianópolis: ed. do autor, 2010.

 

Cristina Pape é quem vislumbra alguns dos questionamentos essenciais postos pelo autor em 'O cromatismo cezanneano': 'Onde se encontra aquilo que não sabemos explicar mas que podemos sentir e que os pintores sabem procurar?' e chega à mesma conclusão que outros artistas, mesmo os que não se debruçam no colorido das telas: 'Existe alguma coisa que vemos mas não percebemos claramente e que transforma a realidade, sempre'. O livro mais recente de José Maria Dias da Cruz, como consta da última página, foi realizado 'pela Premiação do Edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura', o que desde já denota a sua grande relevância para o reduto artístico.

José Maria Dias da Cruz, um pintor renomado que escolheu a ilha-maravilha para fixar seu ateliê, é um estudioso da cor, ou, aliás, estuda o que gera a cor, o que existe antes da cor para que possamos vê-la, a base que está oculta por trás de toda cor, o miolo, a matriz do que podemos perceber com essa ferramenta espetacular e única: os olhos. Já publicou 'A cor e o cinza' e 'Interiores de reflexão' e tem quadros espalhados pelos melhores museus e galerias do Brasil.


Leia mais...


Algo sem gesso

leitura de Algo sem gesso

por Paula Cajaty 

 

- Daflon, Fabio e Filho, Alberto Daflon. Algo sem gesso. Rio de Janeiro: Contraste Editora, 2009.

 

 

Os médicos têm algo de deuses. Veem, como nenhum outro, a vida e a morte em sua face mais crua. Ouvem, como nenhum outro, lágrimas, orações e agradecimentos eternos.

 

Os poetas têm algo de deuses. Escutam vozes no mormaço, observam o tempo em outras dimensões, criam palavras que preenchem os vazios do mundo.

 

Como Marcus Salgado adianta, no prefácio, talvez por isso médicos também sejam exímios poetas, ou seria o contrário? Assim também foi com Madeira Freitas, Pedro Nava, Guimarães Rosa, Helio Pellegrino, Fernando Sabino, Otto Lara e Paulo Mendes Campos, apenas para citar os antigos, e continua sendo com Pitanguy e Maria Tereza Maldonado (antes da literatura contemporânea brasileira ser quase totalmente abduzida por jornalistas...).

 

(...) 

 

Leia mais... 

 

e-Oficina para novos escritores d'O BULE: 1ª temporada

 

 

Terminou a 1ª temporada da e-Oficina d'O BULE para novos escritores. 

 

As seis (6) postagens, que podem ser lidas em sequência (ou alternadamente) falam sobre o momento inicial em que alguém se depara em uma folha em branco, real ou digital, e segue acompanhando os dramas de um novo escritor até o momento em que o original do seu livro é empacotado nos Correios ou entregue na porta das editoras.

 

Aqui você confere tudo, na ordem:

 

- Uma advertência necessária

- Caindo na real - como esbarrar no que se chama 'a visão da obra'

- A hora de cair dentro

- Editora - necessidade ou desperdício?

- Preparação de originais: quer pagar quanto?

- E foi dada a largada: o seu original dentro das editoras

 

 

Semestre que vem tem mais.

 

Aguardem a 2ª temporada! Eu volto. 

 

Um beijo
feito sussurro de beija-flor,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.  
Para saber mais clique aqui .

Visite a página da autora na REBRA:   http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618  
Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn