leiturinhas  

paulacajaty.com/leiturinhas  

edição # 03 - Junho, 2011

Oie amigos!!!

Eu ia fazer uma canjica amanhã, só para matar as saudades. Mas apareceu um convite para uma festa junina e eu não vou perder isso por nada.

 

Mas domingo também vai fazer frio, então eu vou ficar em casa, do cobertor para a cozinha e de novo para o cobertor, fazendo um pit-stop na geladeira. Não sei porque me deu vontade de fazer um bolo formigueiro. Bolo formigueiro é o melhor pra comer massa crua. Se não tiver ninguém por perto me vigiando, acaba que eu só asso uma forminha de empada! Duvida?

 

E se o dia estiver bem chuvoso, e se fizer mesmo esses 12 graus que a meteorologia está prevendo, também daria para brincar de mímica com o Imagem&Ação. Eu, você, e mais umas três crianças. E de idade diferente, para dar uma confusão boa e ter alguém para ficar de café-com-leite. Bom demais, né?  


É Hora de brincar!


Programas legais

Organize sua agenda

 

- para pequeninos (e grandinhos), a dica imperdível é a Festa Junina da NAU, neste sábado, dia 4 de junho, das 14h às 19h, no Instituto Benjamin Constant (Av. Pasteur, 368). Como sempre, com apresentação de crianças, comidas típicas e brincadeiras. Salsichão, milho verde e canjica. Dá pra perder isso?? Para estacionar lá dentro - e não ser rebocado! - custa R$ 3, e o convite custa R$ 5. Oba!!! Pode me esperar que eu vou!

 

- ali do ladinho, para adolescentes e os 'jovenzinhos', dias 4 e 5 de junho, tem o evento ArteFórum na UFRJ da Praia Vermelha (Urca), e que vai ocupar toda a universidade, desde salas até os jardins e estacionamentos. O amigo Leo Villa-Forte estará dando sua "Oficina de Remix Literário", a partir das 14h nos dois dias, na sala 206 da Faculdade de Administração, e que é baseada no que ele já faz no site MixLit. Todos convidados e tudo gratuito: as inscrições podem ser feitas pelo email arteforum2011@gmail.com. Mais detalhes no flyer abaixo ou no site do ForumUFRJ.

 

 

- e, de 6 a 17 de junho é a vez do 13ª edição do Salão FNLIJ/2011. Com programação de Seminário, e Bibliotecas com muitos lançamentos para os miúdos, para graúdos, para educadores, mediadores de leitura e ilustradores. Ah, mil amigos estarão por lá e eu desejo um belo salão para todos. Mas muita atenção: o Salão mudou de lugar!! Agora ele acontece naquele prédio super lindo, o Centro de Convenções SulAmérica, na Av. Paulo de Frontin com Av. Pres. Vargas, no Centro do Rio.

 

 

 

- quem lança um belo livro na programação, é a amiga e escritora Rosane Villela, com seu 'Menina-menina, princesa de lama', ou, como ela mesma vai contando, 'uma aventura no cochicho flutuante do mar'. (...) Eu sei, eu sei... você quer ver a capa, né? Então eu boto:

 


- o amigo Danilo Marques ainda inscreve, até o dia 10 de junho, para o Concurso Caricatura Dia dos Namorados 2011. Se você já curte alguém e quer dar um presente diferente, aposte nessa! O regulamento está no site do Danilo. Ah, e pra você não ficar chateado, ele resolve o problema de quem não tem namorada(o): pode mandar a sua foto junto com a de uma modelo, ex-BBB, 007, galã de novela, panicats, ou até com o tiozinho da padaria - quem quiser! - e mandar as fotos, que ele faz a caricatura do casal.

 

 

Para ler aprender e divertir

 

- acaba de sair, mais uma das caprichadíssimas edições da Escrita Fina: o romance juvenil 'Dom Quixote de La Plancha', da escritora Laura Bergallo, com ilustras de André Côrtes. Como a autora conta, o livro fala da dificuldade de lidar com situações-limite, a dor de precisar de um transplante e a angústia de esperar por um órgão que nunca chega. Mas também é um livro sobre a solidariedade que salva vidas, nos ensinando que não há outro caminho para que nos tornemos realmente humanos.

 

- outra boa aposta, agora para 'pintinhos e pintinhas', o livro 'Dona Jiboia e a Alcateia' da escritora Julia Heimann aborda as alterações ortográficas pós-acordo de lusofonia. Para aprender ortografia brincando.

 

 

Navegando

 

- a amiga e ilustradora Regina Sormani, acaba de lançar uma revista virtual, o 'Almanaque Primavera em Sampa', feito em conjunto com os associados da regional SP da AEILIJ. Na 1ª edição, tem trechos de contos, seção de Arte, quadrinhos e retrô. Bom, eu não vou ficar aqui contando tudo, né? Vê lá!

 

- site novo da Sylvia Orthof

 

- a Bússola de Livros é um site que traz as 'coisas chatas' e as 'coisas legais' de todos os livros infantis. Super útil!!

- já o Nossos Pequenos Leitores traz indicações preciosas de leitura (e cultura) para crianças. Guia ótimo para mamis e papis, especialmente os de primeira viagem.

- e, apesar do 'espetáculo do crescimento' brasileiro, onde o crédito rola solto e o cartão de crédito fica bege, a moda nos States é economizar e fazer um book exchange - uma troca de livros - nas festas infantis, sejam elas de aniversário ou apenas um encontro animado das crianças. Para facilitar, já tem até o modelo de convite.

- sobre filmes e animações infantis, e para não cair no erro de levar seu filhote em furadas ou filmes chatos, dá para ter uma ideia do programa no blog do Leleopd, que tem um menu à direita com a resenha de praticamente TODOS os filmes infantis disponíveis no mercado.


E mais...

 

- para quem não viu, aí vai um vídeo sensacional, em que uma professora do nordeste fala por todas as professoras do Brasil.

 

- para fechar a edição, outro vídeo bacana, com uma canção bem antiga, 'A velha a fiar' dica do amigo Victor José. Aliás, o meu sogro adorava cantar isso para as minhas meninas, e eu achava que era invenção dele!!!

 

- e o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ foi para: Mururu no Amazonas, de Flávia Lins e Silva; Um zoo cheio de histórias, de Gianni Rodari (tradução e adaptação de Marina Colasanti); A bailarina fantasma, e Inventário de segredos, dois livros de Socorro Acioli.

- tá, eu juro que tô terminando... mas antes, para não entrar em parafuso com as novas ameaças da escola, veja o 'Bullying e cyberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco', de Maria Tereza Maldonado.

 

 

 Leia mais... 

 

 

Fontes: Prosa&Verso, Globinho, PublishNews, Agência Riff, mailing pessoal da autora.

 

Meu tio, de Jean-Claude Carrière

por Paula Cajaty e F. Freitas

 

 

- Carrière, Jean-Claude. Meu Tio. São Paulo: Cosac Naify, 2010. (trad. Paulo Werneck, ilustrações Pierre Étaix)

 

Indicação de faixa: (8+)

 

O interessante do livro 'Meu tio', é que ele faz o caminho inverso e diferente do qual estamos acostumados: Jean-Claude adapta, para livro, um filme do famoso cineasta francês Jacques Tati, de 1958, 'Meu Tio' e alguns registros do outro longa 'As Férias do Sr. Hulot'. Ambos contaram com a participação de Pierre Étaix, ilustrador e humorista, também responsável pelas belas imagens (super francesas e charmosíssimas) do livro.

 


 Leia mais...
O pequeno príncipe

por Rosane Villela


- Saint-Exupéry, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2000. (trad. Dom Marcos Barbosa)

 

-------------- Dica do site:

Indicação de faixa: (10+, (e todas as outras idades acima... rs)

 

Por ser O Pequeno Príncipe uma obra bastante conhecida pelo público através dos meios áudios-visuais, é indispensável a sua leitura. Do livro nascem os olhares, e é nele, em seu recolhimento, que a consciência do homem se expande. No silêncio das palavras que jorram o infinito.

Num mundo, onde a pressa edita a agonia da servidão ao tudo-pronto-e-fácil; onde famílias não mais se sentam juntas à mesa para conversar; onde se articulam, cada vez menos, palavras para dialogar; onde a lei descambou para o oportunismo e a amoralidade; onde os homens se desrespeitam, indiferentes aos sentimentos que nem sabem traduzir; e onde o tempo desfila distraído e sem rumo, reter os passos num livro que aponta caminhos opostos, não é apenas necessário. É urgente. Trabalhar os valores e as reflexões que O Pequeno Príncipe levanta, acrescenta a nossa humanidade o que, talvez, ela tenha esquecido ou relegado ao segundo plano.

 

E, para que esta obra seja apreciada em sua essência, ela deve ser lida com o coração e com os olhos da infância que não temem o voo da imaginação e enxergam sem ver. Somente assim será possível a percepção do elefante sendo digerido pela jibóia (desenho do menino Exupéry, que aparece na primeira página), e a não aceitação da explicação limitada do adulto de que tal desenho seria um chapéu.


 Leia mais...

Putz, e que horas a gente lê livro?

ah, vá... enquanto o bolo assar,
antes de dormir,
para pegar bem no sono
e sonhar outras histórias.

Um beijo bom,
feito granulado de bolo,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.  
Para saber mais clique aqui .

Visite a página da autora na REBRA:   http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618  
Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn