boletim Leituras
www.paulacajaty.com 
 

edição # 124 - Abril, 2011

Queridos amigos,


Atravesso distâncias como quem atravessa a si mesmo. Na lonjura, recupero brilhos, transformo olhares, renovo sorrisos, descortino mapas, reaprendo a simplicidade de sair apenas com três notas amassadas no bolso, reencontro aquele antigo desejo tanto e tão grande de tudo, num abraço quente, longo, quase eterno.

 

No retorno, atravesso a mim mesma como quem atravessa os ares. Trazendo na mala um pouco mais de saudades, um pouco mais de encantos, um pouco mais de leveza. Trazendo a vontade de voar de novo... e alguns poucos chocolates para encontrar o outono. 

 

 

Dicas (25.04.2011 a 07.05.2011)
Eventos, cursos e concursos

- dia 26.04.2011 (terça) às 16h na Sala dos Brasões do Real Gabinete Português de Leitura, tem o lançamento de 'D. João VI e o oitocentismo' (ed. Contra Capa e FAPERJ), com a palestra de José Miguel Wisnik: "Fernando Pessoa e a Canção Brasileira".


- no dia 30.04.2011, na Estação das Letras, também eu estarei conduzindo a "Oficina de E-mail Marketing: Como montar um boletim eletrônico". O flyer está abaixo.

 

- também no dia 30 de abril às 15h, André Vianco e os Vampiros Brasileiros se apresentam pelo evento "Clube do Livro Saraiva" no auditório do Museu da República.  

 

- dia 03.05.2011 (terça) às 19h30 na livraria Travessa do Shopping Leblon, Fabrício Carpinejar lança 'Borralheiro' e debate com a cantora Maria Rita a visão do que se tornou o homem do século XXI: o novo dono do lar. (...) O convite vai abaixo.

 

 

- a Estação das Letras apresenta o cardápio de cursos e professores para maio e junho:  Escrita Criativa com Silvia Carvão; Deleuze e a literatura menor com Auterives Maciel Jr.; a tradicional Oficina de Revisão e Copidesque com Alvanísio Damasceno; Ficções breves com Ondjaki; Leitura Crítica de Poesia (oficina) com Affonso Romano de Sant'Anna; e oficina de Soneto com Henrique Rodrigues.

 

- a Casa do Saber Rio também tem novidades: seus cursos de outono incluem A reinvenção do amor com Malvine Zalcberg; Genealogia filosófica do amor com Clóvis de Barros Filho; Tribos do consumo: para conhecê-las e seduzi-las com Marcia Ballariny, Carmen Migueles e Karine Karam; Reflexões sobre o mundo hiperconectado com Julius Wiedemann e outros; Clube de Leitura com Marcelo Backes; e Como ler os clássicos? Respostas segundo Calvino, Borges, Machado e Guimarães Rosa, com Patrick Pessoa e Pedro Duarte. Ah, e não dá para esquecer da aula única de Alex Atala, que tangencia prazeres sensoriais geralmente trazidos para a literatura: "A cozinha como prazer, tempo e celebração", dia 29.04.2011 (sexta-feira) às 19h30.

 

- ainda dá tempo para se inscrever para o Prêmio Off-Flip: é até 30.04.2011 (sexta-feira), conforme o Regulamento.(...)   

 

- abertas também as inscrições para o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, até 31 de maio. (...) Mais detalhes no regulamento.

 

- falando em FIL, também é possível se inscrever até 22 de julho para o Prêmio FIL de Literatura em Línguas Românicas (...). O prêmio dará US$ 150 mil (uhuuuu!!!) ao vencedor, no dia 26.11.2011 durante a 25ª FIL, no México.

 

Off-Rio

 

- em SP, dia 30.04.2011 (sexta) às 20h, a Casa das Rosas sedia a 10ª edição do "Cidade aTravessa: poesia dos lugares" no dia 30 de abril, às 20h. A edição traz entrevista aberta com Antonio Carlos Secchin e o filósofo Juliano Pessanha, performances de Lucio Agra e Jorge Vaz Nande, leitura do poeta uruguaio Victor Sosa, da argentina Paloma Vidal e dos brasileiros Claudio Daniel e Whisner Fraga, além da exibição do curta "Oasi nel Deserto", da italiana Francesca Fini, e o lançamento de dois livros da editora Confraria do Vento (...) Abaixo, o convite (com um belo design, como sempre):

 

- o Festival da Mantiqueira de 2011 está marcado para os dias 27, 28 e 29 de maio, em São Francisco Xavier (...) 

 

- a 11ª Feira do Livro de Ribeirão Preto acontece de 26.05 a 05.06.2011.

 

- a 14ª Jornada Nacional de Literatura acontece de 22 a 26.08.2011 em Passo Fundo, RS. Já dá para acessar a programação desta edição de 2011 pelo site.


 

Sites&Blogs

 

- vale conferir o novo (e belo) site da amiga jornalista Ana Helena Tavares, Quem tem medo da democracia. Nele, como a gente boa Ana Helena (ex-aluna do Pedro II e flamenguista de botton) já diz, há Jornalismo Político e alguma Arte. Vai lá!

 

- aliás, lembrando da última entrevista de Ana Helena Tavares, sobre tortura e torturadores, uma questão política grave que também não pode ser esquecida pela sociedade é que diversos funcionários e ex-comissários de bordo da Varig estão passando por severas dificuldades desde a falência da empresa e da intervenção do Aerus há 5 anos. Os fatos, bastante sérios e que desafiam os conceitos de segurança jurídica e dignidade humana estão narrados nesta coluna do jornalista Ricardo Setti, da Veja.com. (...) Eu já fiz a minha parte!

 

- e voltamos à pergunta de sempre: comprar jornal pra quê? No Newseum dá para acessar 820 primeiras-páginas de 85 países!

 

- outro serviço útil online é a ferramenta para pesquisas de opinião Survey Monkey.

 

- o amigo e cinegrafista Márcio de Andrade divulga em seu site o booktrailer elaborado para o livro "Todo terrorista é sentimental", de Marcio Menezes. Ele que cuidou da direção, roteiro, fotografia e montagem. Show!!

 

- o jornalista e amigo Alberto Mattar manda suas resenhas, publicadas no jornal Folha da Manhã, em Passos-MG.

 

- mais um post na e-Oficina para jovens autores n'O BULE: "Preparação de originais: quer pagar quanto?".

 

Novidades

 

- não é só a literatura contemporânea argentina que está mostrando suas cartas... os novos russos também estão invadindo a praia dos europeus, e não somente com aquele kit básico de Dostoievski, Tolstoi e Tchekov. Aliás, não é para menos: só em Nobel de literatura, é bom lembrar que a Rússia arrebatou 5! Ah, e para quem não se lembra (rs) dos premiados com o Nobel de Literatura, é só conferir aqui.

 

- a revista Diversos Afins chega às 55 levas. E com o mesmo vigor... Parabéns!!

 

- Ronaldo Werneck, poeta e jornalista, é mineiro de Cataguases e está em tour de lançamento de seu novo livro "Há Controvérsias 2". Entre seus 6 livros de poemas, o destaque vai para "Minerar o Branco" (ed. Arte Paubrasil, 2008).

 

- o Prêmio Portugal Telecom 2011 de Literatura em Língua Portuguesa divulga as obras inscritas em 2011. A próxima etapa acontece no dia 15 de maio, com a divulgação dos 50 primeiros classificados entre os 380 inscritos.

 

- a FLIP 2011 divulga os "13 nomes internacionais, ao lado de dois brasileiros". Será que o João Ubaldo (que ficou novamente no último lugar na listagem do informe da FLIP), vai se chatear de novo? Bem, sem querer botar lenha na fogueira, a FLIP confirmou os seguintes nomes, e na seguinte ordem: (...) 

 

 

- a 27ª Jornada de profissionais do mercado editorial em Buenos Aires terminou no dia 21 de abril, mas a 37ª Feira Internacional do Livro continua até o dia 9 de maio. Quem tiver algumas milhas sobrando, é correr para a cidade portenha!!

 

- apesar das críticas ácidas feitas pelos brasileiros à Argentina por seu mau desempenho enquanto país-homenageado da Feira de Frankfurt 2010 (veja aqui), o fato é que em palestra do próprio Juergen Boos e de Magdalena Faillace, na 27ª Jornada de Profissionais em Buenos Aires, apurou-se que o resultado final foi bem diferente do que foi noticiado. (...) 

 

- particularmente, não considero o êxito de uma feira internacional responsabilidade apenas dos órgãos e associações componentes do mercado editorial, mas sobretudo uma atuação comprometida de escritores (...)

- e tem mais... os autores brasileiros, antes de se indignarem com críticas possivelmente construtivas, como as recentes de Alcir Pécora e Beatriz Resende (debate que gerou uma enfurecida reação), deveriam ponderar sobre o seu efetivo comprometimento com uma literatura contemporânea brasileira mais atuante no cenário internacional. Sem isso, o resultado não vai mudar: continuaremos sofrendo a invasão desmedida dos títulos estrangeiros em nossas terras, enquanto na Argentina não foram vistos tantos Harry Potters, Fallens, Crepúsculos, etc. etc., senão pilhas e pilhas de Borges, Cortázar e filósofos argentinos. E, para os europeus que demonstram conhecer a literatura contemporânea brasileira, continuaremos sendo (oh, Céus!) lembrados unicamente por citações a Jorge Amado e Paulo Coelho.

 

(...)

- o último trabalho do historiador britânico Tony Judt, falecido em agosto de 2010, "O mal ronda a terra" dá continuidade à discussão filosófica iniciada por Zygmunt Bauman em 'O mal-estar da pós-modernidade'.


Leia mais...

Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, JBOnline, Revista Bravo!, PublishNews, Agência Riff, Tempo de Letras (CBN), Shahid Produções Culturais, blogs, Facebook, Twitter e mailing pessoal da autora.

 

De reis, sombras e máscaras

O rei, a sombra e a máscarapor Paula Cajaty e Fernanda F.

 

- Nicéas, Sidney. O Rei, a Sombra e a Máscara.

 

O segundo livro publicado de Sidney Nicéas mergulha nos questionamentos do ser humano e da vida coletiva da humanidade.

 

A fábula é dividida em três partes: a parte 1, "A moral da aceitação", a parte 2, "A moral da inevitabilidade" e a parte III sobre "A moral da moral". Seus personagens também se dispõem numa tríade principal: um rei arrogante e autoritário, que se vê desafiado inúmeras vezes e que está em busca por respostas sobre sua personalidade; o Sol e a Lua, conselheiros do Rei que possuem sempre opiniões opostas, o que acaba trazendo mais problemas e dúvidas ao governante; e o Bobo da Corte, um forasteiro misterioso que surpreende ao revelar-se não tão bobo quanto imaginavam, e alguns demais personagens de menor importância que transitam pela narrativa.

 

No princípio do livro é provável sentir uma estranheza com o tema pela sua extrema excentricidade. No entanto, à medida em que a leitura segue, nota-se a carga de originalidade e a grande criatividade do enredo, que envolvem o leitor até a ultima página.

 

Com uma linguagem um tanto rebuscada, a história faz belas reflexões sobre questões do cotidiano, os medos, o desejo de fugir dos problemas, e a busca constante do ser humano por respostas acerca do sentido da vida.

 

Lançado no final do ano de 2010, o livro possui um design arrojado e moderno, além de contar com um curta-metragem de aproximadamente 10 minutos, em que o ator Júnior Aguiar, em frente ao espelho reflete sobre o viver e suas constatações.  

 

Interessante notar que o autor, que assina o blog De2em2, é entusiasta da autopublicação e dispõe de um forte projeto de divulgação para o ano de 2011, por todo o Brasil e não só em Recife, sua terra natal.

 

 Leia mais... 


Impressões da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires

 

Deixando bairrismos e nacionalismos de lado, é preciso tirar o chapéu para os argentinos.

 

Em matéria de organização de uma feira de livros, ainda não vi nada melhor abaixo do Equador. E vi tudo isso entre uma empanada e outra...

 

Estandes espetaculares com pilhas e pilhas de livros de Borges e literatura de verdade. Piso completamente acarpetado acompanhando a cor dos pavilhões. Quiosques de lanches com empanadas e croissants impecáveis, espaços pensados especificamente para o atendimento dos profissionais e imprensa. Banheiros de porcelanato impecavelmente limpos. Clima acolhedor entre os 19 e 22 graus Celsius. E a 37ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires localizada incrivelmente na melhor localização de Buenos Aires, no coração de Palermo, totalmente servida por metrô, taxis em preços convidativos, ou mesmo a algumas quadras dos melhores hotéis e restaurantes.

 

Como se não bastasse, era impressionante ver desde profissionais do Panamá fumando seus charutos a charmosas editoras francesas discutindo sobre os livros e comprando direitos nas Rondas de Negocios no Pabellón Rojo. E os serviços de impressão de livros de 300 páginas, laminados, ao custo de U$ 3,00 tornavam o quadro do mercado editorial argentino ainda mais instigante e propício à publicação.

 

Minha missão era apenas bater um papo com o Juergen Boos, organizador da Feira de Frankfurt, conhecer Adan Griégo, curador dos títulos latinoamericanos da Universidade de Stanford e saber um pouco mais da realidade do jornalismo cultural da Inglaterra, com o incendiário Boyd Tonkin, do jornal The Independent. Além, claro, de checar a performance da literatura brasileira que, de acordo com a Ministra Ana de Hollanda, está muitíssimo bem representada no exterior (será que ela tem ideia do estande brasileiro nessa feira???).

 

(...)

 

¡Hasta luego!

 

 Leia mais...  

 

Especial: o vencedor de Lolita

 

 

Inaugurando a parceria de especiais e promoções com o selo Alfaguara, do grupo da Editora Objetiva, o site paulacajaty.com sorteou o novo 'Lolita',de Vladimir Nabokov, com a nova tradução de Sérgio Flaksman.  

 

Quem faturou o exemplar foi Anuska Vaz (renassentia@hotmail.com), que recebeu o número 6 na contagem de pedidos.

 

O resultado, produzido pelo Random.org, está aqui.

 

Bem, se você não assinou o boletim Leituras ainda, vai lá: para se inscrever, coloque seu email de contato na caixa que fica no canto superior direito da página principal do site. E boa sorte na próxima!!

 

Esta promoção foi realizada em parceria com a:

 

  

 

Um beijo
de adoçar o tempo
e alaranjar palavras,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.  
Para saber mais clique aqui .

Visite a página da autora na REBRA:   http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618  
Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn