boletim Leituras
www.paulacajaty.com 
 

edição # 123 - Abril, 2011

Queridos amigos,


O site caiu quase duas semanas. Não caiu por uma razão simples. Mas nem adianta falar muito sobre site, servidor, backup, instalação, hosting... que isso tudo é uma novela bem chata, e eu, como boa amiga, pouparei vocês disso.

 

Mas a verdade é que nesse meio tempo meus olhos brilharam menos, a falta de compromisso me deixou sem rumo, a expectativa de perder tudo me tirou o desejo, a leveza, a vontade de continuar. 

 

Ele voltou à vida no dia 12 de abril. Só então eu voltei a dormir direito, a comer direito, a programar aquela lista interminável de tarefas da qual eu vivia reclamando.  

 

Ainda há muito por fazer e agora eu nem abro a minha boca... Para evitar novos problemas, a palavra-chave será a precaução e a segmentação de conteúdo: cada coisa num canto, para não dar confusão.

 

Quanto ao resto, é vida que se leva. 

 

Voo para a Feira do Livro de Buenos Aires na semana que vem, e já estou nos últimos preparativos: checando agenda, pensando nas roupas, no cabelo, nas unhas, com quem vou querer me encontrar por lá, etcetera, etcetera...  

 

Aliás, se você tiver uma encomenda, pode pedir! 

 

E depois dessa boa folga - é nas folgas que a gente esbarra nas melhores ideias - quando voar de volta pra casa, prometo convidar vocês, amigos que permanecem comigo lendo, interagindo, sugerindo, comentando, para uma 'Casa Aberta', inaugurando assim o meu novo ateliê de trabalho. 

 

No fim das contas, o que importa é só isso: afetos, sorrisos, e algumas boas histórias.

 

Dicas (09.04.2011 a 24.04.2011)
Eventos, cursos e concursos

- dia 14 de abril, tem 'Carvão Animal', de Ana Paula Maia, na livraria Blooks de Botafogo.

 

- em 15 de abril, encerram-se as inscrições para a Antologia 'A polêmica vida do amor', da Editora Oito e Meio.

 

- até 30 de julho você pode se inscrever no concurso de ensaios da revista Serrote.

 

- a 15ª edição da Bienal do Livro Rio já está marcada: entre 1º e 11 de setembro, no Riocentro.

 

- José Miguel Wisnik apresenta 'Fernando Pessoa e a Canção Brasileira' no dia 26.04.11 (terça) às 16h no Real Gabinete Português de Leitura.

 

- o concurso "Poeme-se! - Poesia no Twitter" está aberto até 18 de abril de 2011, e cada escritor pode inscrever até 3 (três) poemas em tema livre, de até 140 caracteres incluindo o título. Para mais detalhes, veja o Regulamento completo nos sites parceiros Sobrecapa e Tudo Vira Poesia.

 

- entre 14 e 16 de abril, a poeta Daisy Justus discute 'O avesso do avesso nos contos de Clarice', no Bazar de Ideias. O convite está abaixo.

 

 

- o amigo Andrey do Amaral, de Brasília, divulga o curso de EaD para gestores ou agentes municipais dos municípios, orientando a elaboração de planos locais (municipais e estaduais) de livro e leitura do Portal Mais Livro Mais Leitura, realizado em parceria com o PNLL.(...)

 

- quem quer mais do que apenas uma refeição na hora do almoço, pode conferir o Poesia no SESI-RJ (...)

 

- para fechar o mês, volto da Feira de BsAs direto para a Oficina de Email-Marketing na Estação das Letras, convite extensivo a todos:

 

 

 

Off-Rio

 

- em Brasília, tem Oficina de Conto e Crônica com Janaína Rico, autora de Ser Clara (veja o booktrailer)dias 26/04, 03/05 e 10/05. Vale conferir no site da escritora.

 

- também em Brasília, o boletim Leituras parabeniza pelos 40 aniversários do poeta Oleg Almeida, que nos brinda com uma bela surpresa, apresentando sua mais nova tradução do francês: "Pierre Louÿs. Os cantos de Bilítis" (ed. Ibis Libris: RJ, 2011). O livro, uma obra-prima das letras eróticas, está a merecer o rótulo de 'maldito' pela negativa de 23 editoras de grande e médio porte, do Brasil afora.

 

- em São Paulo, desde 9 de abril a 2 de julho, sempre aos sábados, das 14h30 às 17h, o escritor Marcelino Freire ministra no Centro Cultural b_arco uma oficina de criação literária. Vale conferir!

 

- nas Casas do Saber de SP e PoA, o bom é ficar atento ao ciclo de palestras do projeto Fronteiras do Pensamento, de maio a dezembro, trazendo Zygmunt Bauman e Luc Ferry, entre os conferencistas.

 

- o último sarau '34 Leituras Íntimas' trouxe Antonio Prata e Humberto Werneck ao palco da Casa de Francisca, em SP. (...)

 

- no Projeto Cultura, a professora Márcia Ligia Guidin está ministrando, em abril, o curso Escritores e Produção, na sede da Fundação Ema Klabin. Márcia Lígia é hoje diretora editorial da Miró Editoral, autora de vários ensaios de crítica literária e obras de língua portuguesa, e também colunista do jornal Rascunho.

 

- em Beagá, o querido Samuel Medina, da Fundação Municipal de Cultura, divulga o 'Seminário Beagalê: leitura, literatura e juventude', que vai até 16 de abril de 2011. Já passaram por lá, Thaïs Pimentel (presidente da Fundação Municipal de Cultura), Nilma Lacerda, Juarez Dayrell, Marcelo Carneiro da Cunha, Daniel Werneck, Elizabeth Serra, Ana Elisa Ribeiro. Na sexta-feira, ainda tem uma conversa com os autores do livro "Como se não houvesse amanhã", Ana Elisa Ribeiro, Sérgio Fantini e Guga Schultze (com mediação do Samuel) e sábado é a vez de uma 'Conversa em quadrinhos', com João Marcos Parreira Mendonça. O evento é grátis e o programa está abaixo (clique para aumentar):

 

 

 

- também em Belô, está previsto o III Colóquio Mulheres em Letras (I Encontro Nacional Mulheres em Letras), na FALE, nos dias 5 a 7 de maio de 2011, com o tema 'Escritoras de ontem e de hoje'. (...)

 

 

Novidades

 

- a revista VEJA abre todo o seu acervo de 40 anos de existência na internet. Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital. Clique aqui.

 

- na London Book Fair 2011, o que há de novo? ... 'Muita galinha e pouco ovo': o secretário da IPA acaba de dizer que os mercados de outras indústrias criativas nem encostam no faturamento do mercado editorial. Jura? Veja aqui no PublishNews.

 

- o Centro Nacional de Cultura de Portugal selecionou os 'bolseiros' da edição 2010/2011 de seu concurso Criar Lusofonia. (...) Dessa vez, quem levou foi o carioca Leandro Müller. Parabéns, Leandro!!!

 

- primeiro, o escritor britânico John le Carré pediu para ser retirado das indicações ao Man Booker International Prize, dizendo que não compete em prêmios literários. (...)

 

- lista de inscritos disponível no site do Prêmio Portugal Telecom.

 

- para quem gosta de acompanhar as notícias culturais brasileiras na cidade-luz, vale conferir o 'Bulletin culturel' da Ambassade du Brésil, que chega por email. Para se inscrever, é só pedir (naturellement, en français): cultural@bresil.org

 

- aliás, para quem acha que email marketing não está com nada e que Facebook é tudo... vale conferir a dica da revista Exame.

 

- tempo de comemorações: no dia 12 de abril, a Estação das Letras, criada e dirigida por Suzana Vargas, completou 15 anos de trabalho ininterrupto em prol da leitura e literatura brasileiras. Suzana promete muitas comemorações, com cursos e oficinas gratuitas. E, em Minas, o Sempre Um Papo completou 25 anos realizando um sonho antigo: alunos de todo o País vão aprender ouvindo os escritores brasileiros e portugueses, no caso, Mia Couto e Agualusa. 

 

- babado forte: Alcir Pécora e Beatriz Rezende não perdoam: 'A Geração 90 foi um gesto de marketing dos autores brasileiros contemporâneos'. Aqui!

 

- (...)

 

- troca-troca: a Companhia das Letras abrigará a obra de Carlos Drummond de Andrade. (...)

 

- Luís Henrique Pellanda entrevista Eliane Brum. Vale conferir no Suplemento PE.

 

- a dica quente de livro estrangeiro é 'A beleza salvará o mundo', do búlgaro Tzvetan Todorov (no original, Les Aventuriers de l'Absolu), (...)


- o editor e poeta Anderson Fonseca, junto com Mariel Reis e Silvana 'Germina' Guimarães, convocam para o projeto "Realengo - Poetas pedem paz" (...)

 

 

Sites & Blogs

 

- para quem não (ou)viu, segue entrevista concedida à Simone Magno, do Blog Tempo de Letras (CBN), sobre a matéria 'Democratização do Mercado Literário: mais um site de autopublicação chega à rede'. Aliás (...)  

 

- o amigo e escritor Daniel Thomaz Mandur falou à SBT sobre seu livro de estreia 'Adeus à Carne e outros Contos Noturnos'. A entrevista, deliciosa, está aqui no Youtube.(...)  

 

- falando em vídeos, o amigo e editor Márcio-André mandou o video promocional do evento cidade aTravessa.

 

- a nova safra de revistas literárias impressiona pela tecnologia aliada ao bom conteúdo: RapaDura, A Elipse, Imaginário Poético... a competição está acirradíssima!


- enquanto isso, as antigas postam suas edições de março: a Navegantes de La Cruz del Sur, a 'Germina de março nas tardes de abril', Benfazeja e o jornal Sobrecapa Literal.

 

- novas tecnologias, novos serviços: a novidade agora é o backup de conteúdo de redes sociais... dá para administrar até 5 contas grátis!

 

- para os fãs de novos gadgets, aí vai mais uma justificativa para comprar o brinquedo: o infográfico da BlueBus garante que eles são mais 'verdes' (...)

 

- e para aumentar a curtição no Facebook, a amiga Halime Musser, que acaba de lançar 'Best-seller: a história de um gênero', indica as fanpages dos selos da Objetiva: Suma de Letras, Alfaguara, Objetiva e Fontanar.

 

- a amiga do Observatório do Livro, jornalista Ana Helena, preparou uma bela homenagem para o dia em que se lembrou o golpe da ditadura com a edição do AI-5: entrevistou Carlos Eugênio Paz (para ouvir, clique no áudio).

 

- o vídeo do Espaço Aberto Literatura (globonews) de 1º de abril , mostrou a vida e obra do porta português Fernando Pessoa (...)

 

- a Cosac Naify acaba de inaugurar no Facebook uma página com conteúdo exclusivo multimídia sobre lançamentos e um canal customizado no YouTube, com entrevistas e animações de livros infantojuvenis.

 

...

 

p.s.: e para não falar mais sobre aqueeele projeto...



Leia mais...

Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, JBOnline, Revista Bravo!, PublishNews, Agência Riff, Tempo de Letras (CBN), Shahid Produções Culturais, blogs, Facebook, Twitter e mailing pessoal da autora.

 

A lição da noite de Esdras

por Paula Cajaty e Fernanda Freitas

 

- Nascimento, Esdras do. Lição da noite. Rio de Janeiro: Record, 1998.


Não foi à toa que 'Lição da noite' recebeu o prêmio de Melhor Romance do Ano (de 1998) da Associação Paulista de Críticos de Arte. Com um enredo envolvente, um texto bem elaborado e uma narrativa que sutilmente transita da terceira para primeira pessoa, a obra trata de questões sociais, psicológicas e dramas contemporâneos, com uma trama que se passa em grande parte na cidade do Rio de Janeiro.

Esdras trabalha com sete personagens principais e em cada capítulo nos faz mergulhar e conhecer mais dos conflitos diários de cada um deles. Amorim, professor universitário que sofre por sentir-se perdendo o foco de seus planos e objetivos de vida. Dos Anjos, uma mulher simples, que deseja continuar atraente, bela e se manter forte diante dos problemas na família. Claudia, que se vê divida entre manter a imagem de moça culta e independente e seu namorado dominador. Adélia, vive pensando em enriquecer e destina seu tempo e esforços para lucrar no mercado imobiliário.  David, famoso arquiteto, rico e insatisfeito com seu meio de levar a vida e suas relações amorosas. Carla, sem grandes ambições, quer apenas ter alguém ao seu lado para dividir os dias e ajudar a criar suas filhas. Todos fazem parte do mesmo ciclo social e passam por situações inusitadas.  Além desses, outros personagens importantes participam do enredo que mostra o cotidiano da classe média carioca, seus anseios e desavenças.

Portanto, é nesse cenário que o autor escreve uma espécie de psicanálise dos problemas diários e dos conflitos existenciais de cada um, com uma história imprevisível e inebriante.

Esdras do Nascimento, filósofo pela PUC-Rio, mestre em comunicação e doutor em letras pela UFRJ, atualmente vive no Rio e dirige uma oficina de criação literária voltada para conto e romance. Recentemente, foi entrevistado pela equipe d'O BULE. Veja, abaixo, algumas perguntas e respostas para o site paulacajaty.com:

 

PAULA CAJATY (convidada) - Em Lição da noite o senhor usa a simbologia do xadrez, das peças se misturando continuamente, e do esoterismo contido no número 7. A seu ver, uma boa história pode se tornar mais rica e significativa se trouxer simbolismos e várias camadas de compreensão?

ESDRAS DO NASCIMENTO - Um romance é o seu próprio texto e tudo aquilo que se disse, se escreveu e se pensou ou não se pensou, nem se disse, sobre ele. É um mar que se amplia a cada leitura e que torna mais significativas as praias nas quais atira as suas ondas.

PAULA CAJATY (convidada) - O senhor teve uma produção constante nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Na última década (00-10), porém, só produziu um livro. O senhor acha que já conseguiu transmitir tudo o que precisava? Ou há histórias que ainda precisam ser contadas?

ESDRAS DO NASCIMENTO - Nenhuma história precisa ser contada. O porteiro do meu prédio deve conhecer histórias maravilhosas que fariam sucesso em qualquer mesa de bar. Literatura não é para contar nada. É para criar mundos novos feitos de palavras. É para deixar Deus morrendo de inveja por não ter criado tantas belezas que foram criadas, por exemplo, por Elias Canetti ou por Faulkner ou por John Cheever. A propósito, parece que aquele rapaz exibicionista chamado Balzac nada publicou desde 1850. Não é preciso ter pena dele por causa disso.

PAULA CAJATY (convidada) - Em um mundo que traz o social para dentro de casa, e considerando as recomendações de Rilke, de que um escritor deve se manter à parte de badalações, o que o senhor sugeriria para a geração Y de escritores?

ESDRAS DO NASCIMENTO - Aquele papo do Rilke me parece meio tolo. Romantismo bobo. Hemingway, Fitzgerald, Vila-Lobos, pela maneira como viveram parecem confirmar minha opinião.


Para ver outras perguntas, de Geraldo Lima, Rogers Silva, Rodrigo Novaes de Almeida, e Mauro Siqueira, clique aqui.


Leia mais... 


37ª Feria del Libro de Buenos Aires

    

Feria del Libro de Buenos Aires

De 18 a 21 de abril de 2011, a 37ª Feira do Livro de Buenos Aires, cidade que acaba de ganhar o título de Capital Mundial do Livro 2011, organizará a 27ª Jornada de Profissionais.

Entre as discussões mais importantes do Seminário Internacional Espaço Tendências e da programação da jornada profissional, estão a unificação das publicações em língua espanhola, ou, como dito por lá, a "red de hispanohablantes", a exemplo do que está ocorrendo com a literatura lusófona, e o lançamento de uma Plataforma de Direitos do livro argentino.

 

Também estarão presentes em palestras Bob Stein, do Instituto para o Futuro do Livro; Jürgen Boos, da Feira do Livro de Frankfurt; Adan Griego, Curador das Coleções Latino Americanas da Universidade de Stanford; Paulo Werneck, editor da Ilustríssima, caderno dominical da Folha de São Paulo, falando sobre o jornalismo enquanto motor da literatura; John Thompson, da Universidade de Cambridge, apresentando a conferência sobre o Mercado da Cultura; e José Castilho Marques Neto (que, aliás, recém pediu as contas como Secretário do PNLL).

 

Eu vou lá conferir a Feira, anotar tudo, passear um pouco, dar um pulo no Malba, e fazer algumas reuniões de trabalho. 

 

¡Hasta pronto!

 

 Leia mais...  

 

Especial: Ganhe uma Lolita


Inaugurando a parceria de especiais e promoções com o selo Alfaguara, do grupo da Editora Objetiva, o site paulacajaty.com sorteia o novo 'Lolita',de Vladimir Nabokov, com a nova tradução de Sérgio Flaksman. Como referido na sinopse, e o que todo mundo já deve imaginar, o livro é 'polêmico, irônico, tocante, narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos'.

 

Publicado em 1955, Nabokov hoje seria duramente criticado pelo atentado à preservação da sexualidade infantil, numa época de pleno ativismo anti-pedófilo. No entanto, para apimentar a discussão, em uma sociedade que hipocritamente vende sutiãs com enchimento para crianças de 6 anos, a leitura de Lolita está mesmo na ordem do dia.

 

Da mesma forma que não faltam pedófilos vagando pelas ruas, o outro lado também não pára de crescer. Afinal, aqui e ali vão aparecendo casos em que lolitas new-age do mundo real (ou mães dessas new-lolitas) lançam mão de expedientes perversos e manipulativos para extorquir e pôr em xeque a moral e a correção de adultos nem sempre tão culpados.

 

Ah, também tem um bom estudo psicológico sobre as questões do livro na Wikipsicopato.  

 

Bem, mas antes de continuar essa discussão palpitante, o ideal é ganhar e ler o livro logo!

 

Para concorrer ao exemplar, basta responder ao 'boletim Leituras' em que a promoção for veiculada e dizer: eu QUERO a nova 'Lolita'.

 

Se não assinou o Leituras ainda, vai lá: para se inscrever no boletim, coloque seu email de contato na caixa que fica no canto superior direito da página principal do site. E boa sorte!!

 


Leia mais...   

 

Um beijo
para inventar histórias,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.  
Para saber mais clique aqui .

Visite a página da autora na REBRA:   http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618  
Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn