boletim Leituras
www.paulacajaty.com 
 

edição # 121 - Março, 2011


Queridos amigos,


Entre os desastres, a poesia se esconde no escuro. Entre os desabamentos e explosões, a poesia naufraga, incendeia, explode, esfumaça, se perde agarrando-se no telhado de um sobrevivente qualquer.

Entre os desastres, aqui e lá, os amores interrompidos, as brigas desbotadas, a impotência e trazendo uma vontade de pedir desculpas ainda que não se saiba exatamente do quê, a angústia de quem não sabe por onde começar. E o medo, sobretudo o medo do inimaginável.

De certa forma também sou um pouco aquele japonês à deriva num telhado em alto-mar, ele mesmo um último haicai de Bashô, palavras de uma voz que se perde na imensidão: '
A cigarra.../Ouvi:/Nada revela em seu canto/Que ela vai morrer'.

Minhas palavras, algumas delas, estão perdidas junto com os desastres. Ou diminuíram, ou se calaram com a notícia espantosa de que a Terra saiu do eixo e os dias ficaram - ainda que míseros segundos - menores.

Há dias soturnos assim, em que reparamos que bem pouco, quase nada, nos separa do escuro.


foto de nuvens escuras no mar

 
Dicas (12.03.2011 a 25.03.2011)
Eventos, cursos e concursos

- dia 14 de março é o Dia Nacional da Poesia! (...) Tomara que o tempo fique bem firme dessa vez... ah, detalhe: a programação da IV Semana da Poesia - Rio de Janeiro vai de 14 a 21 de março. Basta conferir e se programar.


- para quem não conseguir pegar esse bonde, tem Roda de Leitura com Miltom Hatoum, lendo trechos de 'Dois irmãos', no dia 14 de março, a partir das 18h na Biblioteca Nacional. E, para acompanhar a programação online, basta clicar no blog das Rodas de Leitura, que reúne os textos lidos, comentários, fotos, e boas discussões.

 

- a partir de março, na Casa do Saber da Lagoa, no segmento de Literatura, dá para conferir Affonso Romano de Sant'Anna, Cleonice Berardinelli, João Ubaldo, José Castello, Marcelo Backes, Arthur Dapieve, e Lya Luft, entre outros, nos novos cursos do semestre. A Epitácio Pessoa vai virar uma 'calçada da fama'... rs 

 

- 16 de março, quarta-feira, o amigo e editor Luís Henrique Pellanda, do curitibaníssimo Jornal Rascunho (e que já deu entrevista para a turma d'O BULE), aporta no Rio de Janeiro para lançar o primeiro volume do livro 'As melhores entrevistas do Rascunho'. Na Travessa de Ipanema, a partir das 19 horas. Ele, super querido, mandou o convite charmoso, que está abaixo. Eu vou!

- a super jornalista Simone Magno, do programa Tempo de Letras (CBN), está com tudo e não está prosa: mal acabou de lançar o livro de contos (do blog homônimo) 'A lua depois do gravador', acaba de relançar seu livro de poesia 'Avelã pirata' em ebook pela KindleBookBr, da Noga Sklar, e vai ler trechos desses títulos no próximo 'Livros na Mesa', dia 26 de março, na companhia da poeta Eunice Arruda, a partir das 15h.

 

- (...) vale conferir a Oficina de Tradução Literária de Celina Portocarrero, que acontecerá em 8 encontros a partir do próximo sábado (19 de março) na Travessa do Shopping Leblon. Inscrições com Anna Beatriz no (21)8443-6653.

 

- até 27 de março ainda dá tempo de ver a exposição de Escher no CCBB-Rio. Está imperdível! 

 

- Portugal Telecom 2011!!! Estão abertas pelo site as inscrições para o prêmio de R$ 100 mil, desde o dia 1º até 27 de março.

 

- a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo também abriu inscrições para a festa que está marcada para os dias 22 a 26 de agosto. Estão confirmados (...) Para participar, basta se inscrever pelo site. As inscrições para a Jornadinha só começam no dia 2 de maio.

 

- o prêmio OFF FLIP de Literatura 2011, em sua sexta edição, abre inscrições até 30 de abril, e oferece (...). O regulamento pode ser conferido aqui.

 

- mais um prêmio: Cosac Naify lança o concurso cultural "Conto de amor à distância" para divulgar o novo livro ilustrado 'Um dia de chuva', do Eça de Queiroz. A ideia é que os participantes se inspirem no livro e enviem histórias sobre paixões vividas à distância. Os textos, de até mil caracteres, devem ser enviados até 16 de março para concursos@cosacnaify.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , com nome completo, telefone e idade do participante. (...)

 

- para a agenda: a 11ª Feira do Livro de Ribeirão Preto vai de 28 de maio a 5 de junho, homenageando José Saramago, Luciana Savaget, a Grécia e o estado de Santa Catarina.

 

- para os veteranos do mercado editorial, uma bela dica do PN: um dos programas de treinamento mais concorridos do mundo editorial, o Frankfurt Book Fair Fellowship Programme, acaba de abrir inscrições para editores, agentes literários, scouts e publishers. O prazo para se inscrever vai até 30 de abril. O foco do programa (na 14ª edição) é o networking, o encorajamento e facilitação das trocas de experiências entre os colegas internacionais. Eita networking bom, esse... ;)

 

- para quem ainda é iniciante, se correr, dá para entrar em uma das turmas do curso de pós-graduação em Mercado Editorial na Universidade Estácio de Sá (RJ), na Barra da Tijuca ou em Campo Grande. As aulas começam em 19 de março.

 

OFF-Rio

- em Brasília, a escritora Janaína Rico ministra a Oficina de Escrita Criativa, de 14 a 18 de março.

- em Sampa, a Oficina de Escrita Criativa é bem diferente, e ensina inclusive as técnicas do close reading. Vale conferir no site.

 

Novidades

 

- corrigindo o último boletim Leituras, os escritores Marina Colasanti, Flávia Lins e Silva, Socorro Acioli e Márcio Vassallo TAMBÉM foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálago Brasileiro de Autores da Feira do Livro de Bolonha 2011, na Itália.  

           Parabéns a todos e especialmente aos queridos Flávia e Márcio !!!!!  

Flávia foi escolhida por Mururu no Amazonas (ed. Manati), Marina entrou com seu Classificados e nem tanto (selo Galerinha), Márcio levou A professora encantadora (ed. Abacatte) e Socorro está lá com os títulos Bailarina fantasma e Inventário de segredos (ed. Biruta).

 

- Lire en v.o., dica do PublishNews, é um ótimo guia de literatura infanto-juvenil em língua estrangeira da França, produzido pela Biblioteca Nacional Francesa. (...)

 

- a empresa Parceria 6 é a primeira agência de comunicação especializada em livros e cultura, e oferece até serviços de assessoria de imagem, ou build up. Entre os escritores já atendidos, Ziraldo, Pedro Bandeira, Içami Tiba, Rogério Andrade Barbosa... Chique, né? Vale conferir o belo site.

 

- os crimes famosos entraram na pauta das editoras, que já exibem sinais de cansaço com a onda de ficção sobrenatural. (...)

 

- a editora Paz e Terra estreia novo projeto editorial, com a editora Izabel Aleixo (ex-Nova Fronteira) (...) Boa sorte! (...)

 

- o CCBB se prepara para voltar a ser a biblioteca-referência do Rio! (...) Oba!!!

 

- enquanto alguns hesitam, outros vão lá e botam a mão na massa: a editora Ciência Moderna colocou online, em seu próprio site, os primeiros 28 e-books (...) Os títulos estão disponíveis em pdf e é nesse formato que ela vai trabalhar (e eu ainda lembro de quando visitava a loja da Ciência Moderna no Edifício Avenida Central, na estação Carioca... para tutoriais sobre o PC 386...).  

 

- ainda sobre self publishing e personal editors, vale conferir a coluna de Camila Cabete para o PublishNews, e acompanhar a situação dramática dos livros no Reino Unido, na França e nos EUA. (...)

 

- para fechar o assunto dos leitores digitais, enquanto todos estão estranham o motivo pelo qual o Steve Jobs lançou - correndo - o IPad 2, enquanto nem bem o IPad 1 estava vendendo no segmento dos eletrônicos, (...) Para quem duvida, leia os reviews (em inglês) aqui, aqui, aqui e aqui.

 

- obs.: e se você é um neófito sobre o tema de ebooks, e também não quer ler nadinha em inglês, o blog Simplíssimo promete ajuda "seja você leitor, autor, livraria ou editora, grande ou pequeno, nerd ou desconfiado"... 


Sites & Blogs

 

- os Navegantes de la Cruz del Sur entram no seu terceiro ano de produção, sob editoria de Claudio Sesín e Alberto José Acosta. (...)

 

- o editor e amigo Anderson Fonseca, responsável pelo selo Orpheu da editora Multifoco e co-editor da Aliás Revista, inaugura 3 novos blogs, separando seus trabalhos por área. O blog ZWeinBx (...) dedica-se à prosa, enquanto UpDoWnPoem (...) explora a poesia. E na página pessoal do Anderson Fonseca (...), fica o resto do trabalho. Haja fôlego! Ah, e o Anderson também divulga seu trabalho como 'Consultor Literário & Editorial', respondendo online aos inúmeros questionamentos de um escritor iniciante (bastando entrar em contato com seu email, claro, no luizdovalefon@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou luizdovalefon@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ).

 

- a Companhia das Letras sabe apostar: lança 'As entrevistas da Paris Review - Vol. 1' (...) Mas, se você estiver atrás das novidades, basta clicar no site da Revista online. Do outro lado, CosacNaify também acerta o alvo, com o livro 'Como funciona a ficção', de James Wood, crítico da revista The New Yorker

 

- a Singular Digital apresentou o primeiro número da nova revista 'Universo Singular' (...). A empresa inaugurou também a rede social 'Universo Singular', focada na interação de profissionais do mercado, e o 'Espaço Singular', área na Travessa onde os títulos das parceiras da Singular estarão expostos à venda. Para o mundo 'singular', o Carnaval passou bem longe... :)

 

- a amiga e escritora Ana Cristina Melo, que acaba de produzir a segunda edição do Jornal Sobrecapa Literal, ainda está com a Promoção Março 2011 do Site Sobrecapa no ar! Para se inscrever (até 1º de abril) e conferir regras, clique aqui.



 Leia mais... 


Fontes: caderno Prosa&Verso, jornal O Globo, Revista Bravo!, Revista Veja, Agência Riff, PublishNews, Tempo de Letras (CBN), Facebook e mailing pessoal da autora.
e-Oficina para novos escritores: post # 3 n'O BULE

Inaugurada em 9 de fevereiro com 'Uma advertência necessária', seguindo com o post 'Caindo na real' (dia 23.02), a e-Oficina continua com o terceiro post 'A hora de cair dentro', publicado na quinta-feira pós-carnavalesca (dia 09 de março).

Para ler todos os textos clique em e-Oficina para novos escritores.

Lembro que os textos são renovados de 15 em 15 dias.

Bem, é aquilo. Dá uma espiada e comenta lá. :D

 


 

 Leia mais...


Balés - O bailado de Bruna

 

 

Capa de Balés, de Bruna Beber

 

 

- Beber, Bruna. Balés. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009.

 

Ao ler Bruna Beber, me apaixono de novo, me visto inteira de poesia. O que é que existe nele, não me pergunte, nem dá para explicar. Talvez  seja algo invisível a olho nu, uma espécie de aura, de tonalidade cinza que permeia e une tudo.

 

Não há rimas óbvias, não há metrificação palpável. Estranho encontrar poesia num lugar assim, mas é justamente onde ela desabrocha com mais vigor.

Não vou dizer que seu segundo livro exista para confirmar alguma coisa,  como se os leitores fossem precisar de um certificado de autenticidade, ou uma garantia de continuação. Até porque um segundo livro poderia ser a reinauguração de uma nova poesia, e também nisso Bruna poderia se sair perfeitamente bem, assim como artistas que mudam o rumo da prosa.

Balés, sem dúvida, evoca algo sublime, suave, e sério e doloroso ao mesmo tempo, assim como toda paixão em que se baila e que inevitavelmente chega ao fim. A cada momento em que se abre o livro, surgem novas sensações: há dias em que sobressai a paixão estonteante de quem entende das delícias do 'enrosco, aquele laço fatal', da vontade de se arranjar 'nos cobertores de alguém'. Em outros dias, aparece a ternura de 'um baile de dançar agarradinho'. E, em dias nublados, Bruna revela sua poesia mais forte, bate os pés porta adentro pela casa, se instala no sofá e pede um chá sem açúcar.

A harmonia de Bruna é justamente o sustenido, o bemol, aquele detalhe na nota que a torna imperfeita e, por isso mesmo, tão exata.

(...)

 

Leia mais... 

 

Mais sobre Bruna Beber:
- entrevista em áudio no Entrelinhas
- resenha de Igor Fagundes no Jornal Rascunho
- entrevista para o Portal Literal

Homenagem ao Dia da Mulher 2011

Desejo a cada mulher, que seja amada, profundamente, inteiramente, eternamente, por homens de verdade, sejam pais, filhos, irmãos, tios, amigos, amantes, maridos, companheiros. Porque a mulher é ainda melhor quando se sente amada, querida, protegida, estimada. E porque o mundo seria infinitamente mais triste sem eles.

A todas as mulheres leitoras, meus votos de saúde, amor, sucesso, alegria e felicidade. 

 

 

"ESTATUTO DO HOMEM  (Ato Institucional Permanente)

A Carlos Heitor Cony

 

Artigo I

 

Fica decretado que agora vale a verdade.

agora vale a vida,

e de mãos dadas,

marcharemos todos pela vida verdadeira.

 

Artigo II

Fica decretado que todos os dias da semana,

inclusive as terças-feiras mais cinzentas,

têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

 

Artigo III

Fica decretado que, a partir deste instante,

haverá girassóis em todas as janelas,

que os girassóis terão direito

a abrir-se dentro da sombra;

e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,

abertas para o verde onde cresce a esperança.

 

Artigo IV

Fica decretado que o homem

não precisará nunca mais

duvidar do homem.

Que o homem confiará no homem

como a palmeira confia no vento,

como o vento confia no ar,

como o ar confia no campo azul do céu.

 

Parágrafo único:

O homem, confiará no homem

como um menino confia em outro menino.

 

Artigo V

Fica decretado que os homens

estão livres do jugo da mentira.

Nunca mais será preciso usar

a couraça do silêncio

nem a armadura de palavras.

O homem se sentará à mesa

com seu olhar limpo

porque a verdade passará a ser servida

antes da sobremesa.

 

Artigo VI

Fica estabelecida, durante dez séculos,

a prática sonhada pelo profeta Isaías,

e o lobo e o cordeiro pastarão juntos

e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

 

Artigo VII

Por decreto irrevogável fica estabelecido

o reinado permanente da justiça e da claridade,

e a alegria será uma bandeira generosa

para sempre desfraldada na alma do povo.

 

Artigo VIII

Fica decretado que a maior dor

sempre foi e será sempre

não poder dar-se amor a quem se ama

e saber que é a água

que dá à planta o milagre da flor.

 

Artigo IX

Fica permitido que o pão de cada dia

tenha no homem o sinal de seu suor.

Mas que sobretudo tenha

sempre o quente sabor da ternura.

 

Artigo X

Fica permitido a qualquer pessoa,

qualquer hora da vida,

o uso do traje branco.

 

Artigo XI

Fica decretado, por definição,

que o homem é um animal que ama

e que por isso é belo,

muito mais belo que a estrela da manhã.

 

Artigo XII

Decreta-se que nada será obrigado

nem proibido,

tudo será permitido,

inclusive brincar com os rinocerontes

e caminhar pelas tardes

com uma imensa begônia na lapela.

 

Parágrafo único:

Só uma coisa fica proibida:

amar sem amor.

 

Artigo XIII

Fica decretado que o dinheiro

não poderá nunca mais comprar

o sol das manhãs vindouras.

Expulso do grande baú do medo,

o dinheiro se transformará em uma espada fraternal

para defender o direito de cantar

e a festa do dia que chegou.

 

Artigo Final.

Fica proibido o uso da palavra liberdade,

a qual será suprimida dos dicionários

e do pântano enganoso das bocas.

A partir deste instante

a liberdade será algo vivo e transparente

como um fogo ou um rio,

e a sua morada será sempre

o coração do homem."

 

poema de Thiago de Mello: Santiago do Chile, abril de 1964

 

 Leia mais... 

 

Um beijo
soturno e suave
embalando medos
e outros bichos,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.
 
Para saber mais clique aqui.

Visite a página da autora na REBRA:
 
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618
 

Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn