boletim Leituras
www.paulacajaty.com 
 

edição # 120 - Fevereiro/Março, 2011


Queridos amigos,

às vezes

numa névoa de cinzas

dois pequenos fachos de luz

te furam o miolo das nuvens

e sobressaem, quentes

e se acendem, soberanos

quase felizes.

 

às vezes, muito às vezes

- ninguém imaginaria -

esses jatos de brilho

se espalham...iluminam...se misturam

e se despedem assim

- como tudo sempre se despede -

um pouco só.

 

à areia

queimada e tingida

barrenta e desalinhada

resta apenas soprar de novo

e de novo e de novo

até apagar rastros

ou, de um jeito outro

esperar passar

mais uma névoa cinzenta.

 

quem sabe outro facho vem te furar o miolo das nuvens?

 
Dicas (12.02.2011 a 25.02.2011)
Eventos, cursos e concursos

- 'Le Grand Show des Écrivaines Brésiliennes' é o título da antologia (...) que será lançada no Salón du Libre de Paris, em 18 de março. O evento é comandado pela REBRA. Quem estiver por lá, carpe diem!

 

- no dia 2 de março, a amiga Viviane convida a todos para o lançamento do livro do escritor português Jorge Melícias, que se apresentará na Livraria Travessa do Ouvidor (Travessa1) às 18h. Antes do lançamento, no dia 1º de março, terça-feira às 14h30 (...) haverá um bate-papo com o autor no Real Gabinete Português de Leitura, juntamente com os professores Gilda Santos e Luís Maffei, que farão uma introdução ao universo poético do autor.

 

- tem Clube da Escrita, a partir de 1º de março, sempre às terças à noite, no Telezoom (Humaitá).

 

- o Corujão da Poesia comemora 5 anos de madrugadas poéticas na terça-feira, dia 1º de março, das 20h às 1h, na Colher de Pau (Farme de Amoedo, 39). 

 

- abriu nova expo fotográfica no Instituto Moreira Salles com imagens da família imperial, até 29 de maio (...).

 

- a 1ª FLIBO foi em 2010. Mas se quiser saber mais sobre a edição 2011, basta clicar na FLIBOPB, que já está online.

 

- os cursos em março estão em alta: uma nova turma de 'Publishing Management: O Negócio do Livro' começa em 19 de março, sob a coordenação de Carlo Carrenho, criador do todopoderoso jornal online PublishNews, editor do blog Tipos Digitais, e estudioso do futuro digital do livro. Na FGV-Botafogo, em sábados quinzenais. Infos no tel. (21) 3799-5900 ou aqui.

  

- no Real Gabinete Português de Leitura, a partir de 14.03, tem o curso 'Os Lusíadas', de Camões, coordenado pela professora Gilda Santos, abordando, entre outros, temas como 'Mitologia, erotismo e censura'. 


- a Estação das Letras divulga a agenda de cursos para março! É coisa... Nos destaques, Marcus Vinicius Quiroga (poesia), Claudia Lage (romance), Nilza Rezende (conto), Ana Letícia Leal (autoficção), Luiz Raul Machado, Luiz Ruffato, Laura Sandroni (LIJ), Fábio Sombra (cordel), (...) e Processos Criativos (com vários professores, aos sábados).

 

- José Castello e Walter Firmo se encontram para conversar a relação entre imagem e palavra. As inscrições estão abertas para 'Palavra e imagem: diálogos entre dois mestres' (vide flyer), que acontece nos dias 23 e 24 de março no POP - Pólo de Pensamento Contemporâneo (Conde Afonso Celso, 103, RJ, tel. 21-2286-3299).


- concurso cultural 'Ler é preciso' inscreve até 30 de junho, enquanto o Concurso de minicontos Geração Editorial, até 30 de abril. (Fonte: PublishNews)


- dia 2 de março, quarta-feira, Mariel Reis lança 'Vida cachorra', prefaciado por João Anzanello Carrascoza. Na Travessa de Ipanema, a partir das 19h. 


 

- e a temporada de concursos e premiações continua! O prêmio São Paulo de Literatura 2011 recebe romances lançados em português, em 2010. O prêmio continua congelado em R$ 200 mil para 'Melhor Livro do Ano' e 'Melhor Livro - Autor Estreante', e será entregue no dia 1º de agosto. Para o regulamento, clique aqui.

 

- a 7ª edição do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura inscreve romances (...) até dia 15 de junho. O prêmio, reajustado para R$ 150 mil, será anunciado dia 22.08 na abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (no RS). Baixe o regulamento aqui.

 

- Portuguesia e Verão Arte já aconteceram, mas é só clicar para conferir o que rolou nesses eventos mineiros super bacanas. 

 

Sites&Blogs e Novidades

 

- a edição de Fevereiro do jornal Algo a dizer já está online!

 

- a escritora Laura Bergallo emplacou seu 'Jogo da Memória' no Catálogo FNLIJ da 48ª Feira de Bolonha (2011). (...) A capa é lindíssima e, para quem quiser espiar o catálogo inteiro, é só baixar aqui

 

- Márcio Vassallo acaba de dar uma entrevista para a apresentadora Lisia Palombini, no programa Conexão Futura com as contadoras de histórias (...) da ONG Viva e deixe viver. Em breve, a entrevista será postada no Canal da Futura no Youtube.

 

- inspirada nos graciosos cardápios de bistrôs e cafés franceses, a equipe de marketing da Primavera Editorial desenvolveu um menu de livros, no qual relaciona as obras como se fossem entradas, pratos principais e sobremesas. Bon appétit!

 

- o recém-lançado site PerSe ajuda aspirantes e jovens escritores a tirarem originais da gaveta sem gastar um vintém, seja cobrando um percentual sobre cada exemplar vendido no sistema de impressão sob demanda, seja comercializando e-books ou convertendo blogs em livros pelo site. Da minha parte, considero cada vez mais necessário um segundo olhar, profissional, sobre a obra a ser publicada. De resto... é Show!! 

 

- sobre viagens e viajantes, às vésperas do feriado de Carnaval, vale conferir o belo texto de Claudia Sarmento sobre a obra de Paul Theroux, no Prosa&Verso. Infelizmente, ainda não está online... 

 

- A Fundação Cultural Hispano-Brasileira dispõe de uma Hemeroteca Virtual, que traz um Guia de Escritores Brasileiros publicados na Espanha. Vale conferir !

 

- o amigo escritor e jornalista Fernando Molica vai para a Alemanha falar de 'Notícias do Mirandão' (Record), e está convidadíssimo para o festival 'Metropolitan: the narrated city', que reúne autores de obras ligadas à vida urbana.  

 

- no Digestivo Cultural, mais uma vez a Elisa Andrade Buzzo acerta a mão ao publicar 'Triste fim de meu cupcake'. Só de ler o texto falando sobre o creme lilás de gordura, já deu vontade de sair correndo e pedir um mil-folhas na Confeitaria Colombo. Aliás, só por causa disso, vou publicar aqui a foto de um dos TOP TEN mil-folhas do Rio, que dividi com um amigo bem querido no Hotel Fasano, no finzinho de 2010. Voilá:

 

 

- depois dessa pausa para um lanchinho, mais sobre o mesmo... A velha pergunta volta a assombrar a turma do mercado: vale à pena publicar um livro? E, dessa vez, para fazer a prova final e definitiva, fizeram até gráficos...

 

- legal: uma leitora de Ruffato teve a ideia e pôs mãos à obra, criando o fã-clube online de Luiz Ruffato.


Em Sampa

 

- Cultura sem limites: cursos na Livraria Cultura. Por enquanto, só em SP... (veja no flyer)

 

- João Anzanello Carrascoza ministra o curso 'A linguagem sedutora com Oficina de Redação Publicitária', na Universidade do Livro, da Fundação Editora da UNESP (FEU). É bom correr, pois o curso acontece de 1º a 3 de março. (...) Aliás, o professor Carrascoza acaba de ganhar bolsa pelo Programa Petrobrás Cultural, com seu projeto 'Aos sete e aos quarenta' (...). Dois gols de placa!  

 

- para quem não conseguir reservar a vaga com o Carrascoza, tem workshop de Criação Literária com Regina Gulla no dia 19 de março, sábado, das 14h às 18h (...) no Atelier Gato de Máscara (Fradique Coutinho, 1884, Vila Madalena, SP). Antes das aulas, Regina Gulla sugere ver vídeos a respeito da obra de Escher.

 

- Folha de São Paulo: 90 anos de história em 18 milhões de páginas. Um mundaréu de conteúdo. Dá canseira só de pensar... :)

 

Nota de pesar

 

- É com muito pesar que comunico aos amigos-leitores do boletim o falecimento de Moacyr Scliar (biografia na Wikipedia) um dos grandes escritores brasileiros, entusiasta dos jovens autores e diversas vezes laureado com prêmios e traduções de suas obras. Todo o RS está em luto oficial de 3 dias.  


 Leia mais... 


Fontes: caderno Prosa&Verso, jornal O Globo, Agência Riff, PublishNews, Facebook, e mailing pessoal da autora.   
e-Oficina para novos escritores: n'O BULE

Como já contei antes por aqui, a turma d'O BULE me convidou para fazer uma e-Oficina para novos escritores. Fiz, também, de quebra, umas perguntas para o escritor Esdras do Nascimento, que foi recentemente entrevistado pela equipe do blog. 

 

A primeira postagem aconteceu no dia 9 de fevereiro. O segundo post 'Caindo na real' saiu dia 23 de fevereiro.

Lembro que são renovados de 15 em 15 dias. Depois comenta no site, no meu ou no deles, tanto faz...


 


 

 Leia mais... 


Um passar de olhos nos 4 cantos do mundo
Capa de

Dando um rolé pelo Mundo...

 

- MundoMundano e os quatro cantos do mundo. Camila Briganti [et al.]. São Paulo: Selo Prólogo e Instituto Mundo Mundano, 2010.

 

É de conhecimento corrente, no meio literário, que a resenha deve ser feita do modo mais imparcial possível. Então, resenhar um livro para o qual se concorreu com alguma colaboração literária, NEVER.

Foi por esse motivo, aliás, que não resenhei a Antologia Cidade, outra incursão minha em projetos alheios que acabam me seduzindo, seja pela ideia em si, seja pela paixão do idealizador.

Mas não podia deixar de tentar com o livro "Mundo Mundano e os quatro cantos do mundo", um dos primeiros filhotes da Revista Mundo Mundano e do Instituto Mundo Mundano. Afinal, além de mim, era tanta coisa que valia à pena ser referida...

Pois é, eu tenho, SIM, texto publicado na coletânea. Com muito orgulho. Dois, para ser bastante sincera. E mais, não paguei nem três dinheiros por isso! Mas não falarei deles para não soar terrivelmente malvada e cabotina.

Para contar a história desde o início, tudo decorreu de um (feliz) encontro entre o boletim Leituras e a editora do site-livro-revista-instituto, a Camila Briganti. O deslumbramento foi tão grande, que eu entrei na hora para o grupo da Revista, e ela abriu na hora o prazo da gráfica para mandar rodar meus textos, e a conversa continua, depois da festa, depois de tudo.

 

Eu sabia que, ao me empenhar em elaborar uma resenha do livro, correria um risco grande de encontrar textos péssimos,  e consequentemente ter que desmontar jovens autores ou, pior, me omitir em publicar a resenha do livro coletivo. E assim andei com esse livro na minha bolsa por uns bons meses. Até tomar coragem. Até descobrir que precisaria 'ignorar' que havia um texto meu ali, e pegar firme.

Felizmente, tudo se saiu melhor que a encomenda.

 

(...) 


 Leia mais... 

 

Lugares...

 

Lugares para escrever, lugares para badalar, lugares para encontrar, lugares para conhecer...

 

No Alto da Boa Vista, aqui no Rio, acaba de ser inaugurado o primeiro estúdio ambientado na região do Parque Nacional da Tijuca, conhecido por 'Floresta da Tijuca'.

 

A dica é da querida Glória Sant'Anna, que administra o lugar e explica que o estúdio pode ser alugado por temporada ou para a realização de cursos diferenciados para grupos restritos (literatura, psicologia, gastronomia, artes, degustação, entre outros), já que o espaço dispõe de suporte operacional.

 

O Alto, assim tradicionalmente chamado pelos moradores locais, sempre foi um dos bairros nobres do Rio de Janeiro, tendo sido conhecido e habitado por pessoas de alta renda em belíssimos casarões. Eram famosas, nos anos 70 e 80, as festas fechadas em toda a região do Alto, Joá, Canoas...

 

Com a degradação da cidade, a progressão da violência e a expansão da Barra da Tijuca, especialmente nos anos 90, essas famílias se mudaram para outros endereços, vendendo suas mansões para charmosas casas de festa e recepções de casamento. Com a implantação da nova política de segurança na Cidade do Rio, o Alto volta a chamar a si investimentos e atenção da sociedade carioca para seu grande potencial turístico e cultural. Tomara! 

 

 

Em Lumiar, para esquecer a civilização e se inspirar com as estrelas, a produtora Valéria Martins dá a dica da Pousada Brilho do Sol, que conta com cinco chalés à beira-rio e não aceita menores de idade. Bom para colocar as ideias (e o coração) no lugar...

 

Muita gente se assustou com o desastre nas cidades da Serra, mas Lumiar não sofreu tanto com deslizamentos. Bem, como cautela e caldo de galinha nunca são demais, vale à pena esperar um pouco mais pela meia-estação para visitar a pousada.

 

Ah, para não assustar ninguém com a proposta radical de um encontro integral com a natureza, Valéria avisa que não há luz elétrica e que é imprescindível levar repelente para os banhos de cachoeira.

 

Em Paraty, a bela Casa do Poeta administrada pelo casal Angelo e Raquel, dispõe de sistema bed&breakfast para férias e feriados, e também abriga grupos para os festivais charmosos da cidade.

 

E o calendário cultural da cidade em 2011 está animadíssimo: já teve Folia de Reis e Verão Paraty, e agora os paratienses preparam o Pré Carnaval e Carnamar com o famoso Bloco da Lama, Belvedere (festival internacional de artes visuais), Bourbon (festival internacional de jazz), o IV Festival Internacional de Cinema, Festival do Camarão na Ilha, além das diversas festas santas (São Pedro e São Paulo, Santa Rita, Nª Srª dos Remédios e de São Benedito). Êee, povo festeiro...

 

A casa, com 7 suítes, piscina, rede, churrasqueira e jardim, fica no Caborê, na foz do rio Perequê, a apenas alguns metros da entrada do Centro Histórico e eu, com muito orgulho, quando vou à FLIP fico por lá. :)

 

 

Em Minas, o amigo poeta e ferroviarista Victor José Ferreira, chama a atenção para Passa Quatro, nas Terras Altas de Mantiqueira, bem ao sul das Minas Gerais. A dica de Victor é ficar no Hotel Pousada São Rafael, a cargo dos amigos Cesar Saullo e Suzana - um espaço aconchegante e de extremo bom gosto, super bem recomendado.

 

Ele conta que, chegando lá, aproveita para ficar longe do computador e curtir aquele pedaço do paraíso, seja caminhando, passeando visualmente pela paisagem, conversando com os amigos, comendo bem e andando no Trem da Mantiqueira (o trem histórico, turístico e cultural, tracionado por Maria Fumaça que, aos fins de semana, vai de Passa Quatro até a boca do Túnel da Mantiqueira, onde tropas mineiras e paulistas se confrontaram na Revolução Constitucionalista de 1932). 

Dica anotada, minha próxima viagem a Minas será para aquelas bandas... 

 

E, para fechar o post, numa das cidades mais deliciosas, Arraial do Cabo, o Condomínio Aldeia dos Anjos traz a Enseada dos Anjos para a soleira da porta.

 

Para quem não conhece (e se estiver viajando de carro) o melhor lugar para ficar é o Pontal do Atalaia, que oferece a beleza da vista, o silêncio da mata, e a proximidade da badalação das praias. Há quem brigue comigo, mas eu ainda prefiro Arraial do Cabo, com seu despojamento e a liberdade de passar o dia de pés descalços, à curtição chique de 'Búzios Internacional'. 

 

 

O Carnaval está aí. São quase 6 dias abertos na agenda corrida, abafada, cheia de pendências. Seis dias para tirar a calça jeans. Seis dias para fugir dos carros, dos engarrafamentos, do calor, das salas fechadas no ar-condicionado. Seis dias para olhar horizontes de água, horizontes de montanha, horizontes de estrelas, para pensar nos próprios horizontes, para descansar a vista naquele lugar delicioso onde a vista não chega.

 

E você, para onde sua vontade te puxa?

 

 

 Leia mais...

 

Um beijo
dispersando cinzas
despertando névoas
jateando brilhos...
num facho de luz.
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.
 
Para saber mais clique aqui.

Visite a página da autora na REBRA:
 
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618
 

Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn