boletim Leituras
www.paulacajaty.com 
 

edição # 119 - Fevereiro, 2011


Queridos amigos, 

 

No último Leituras, falei sobre travessias. Em parte sobre as minhas próprias, em parte sobre a travessia que o povo do Egito heroicamente fez nas últimas semanas, numa manifestação popular digna de registro e admiração. Travessia, também, agora recente, a dolorosa travessia do jogador Ronaldo para uma vida com menos holofotes.  

 

Novamente os estrangeiros dão a lição, quando vejo o livro de um senhor de 93 anos pedir: Indignem-se! Um livro que é um azarão, de um francês centenário, e que se espalha pela Europa feito rastilho de pólvora, como se um novo Rousseau nos lembrasse que a travessia é sempre inevitável. 

 

Claro que o autor não pede para que as pessoas fiquem indignadas atrás de suas telas e teclados. Não é um mais um velho ranzinza, reclamando de tudo, a repetir 'nos meus tempos, na minha época...'.  

 

Ele pede muito mais do que isso. Ele pede a atitude de indignação por detrás de todo ato, de todo pensamento, de todo coração: a ruptura do discurso da vanguarda, que nos faz voltar sempre ao início, à pergunta inaugural que esquecemos de responder: do que é que mais precisamos?   

 

Em 29 páginas, por um valor que não chega a 4 euros, Stéphane exorta às pessoas que saiam em busca do que é seu por direito. Ele exorta às pessoas que lutem por sua dignidade. E não há dignidade se não houver conhecimento. E não há conhecimento se não houver consciência.  

 

Consciência de nossa pequenez, da qual nos fala o humor ácido de Sérgio Rodrigues; consciência de nossa ignorância, de que nos falam os centauros de Marcelo Moraes Caetano. 

 

Mais do que nunca, se esperarmos o respeito do outro por aquilo que é nosso, ficaremos com a mão estendida, suja, doente, morta.

 

Seja com o discurso do algoz, 'eu não vou dar', ou com o discurso da vítima, 'eu não posso dar', o certo é que a espoliação sempre chega, enquanto não formos fortes, dignos e cônscios o suficiente para resistir.


E há muito com o que se indignar.

Dicas (12.02.2011 a 25.02.2011)
Eventos, cursos e concursos

- 1ª Ponte de Versos 2011: acontece dia 15.02 na Travessa 1 (tv. Ouvidor, 17), a partir das 17h;


- dia 19.02, sábado, só para quem estiver em Tiradentes, MG: lançamento de 'Tiradentes: um olhar para dentro', de Cristiano Mascaro e Humberto Werneck (BEI Editora), às 20h, na Galeria do artista plástico Oscar Araripe;

 

- também no dia 19.02, a partir das 17 hs, na Livraria Nobel do Shopping Nova América, Diogo Santana fala sobre 'Quem é Deus (...)"

 

- continua a contagem regressiva para a IV Semana da Poesia que, nesse 2011, homenageia Torquato Neto e Chico Buarque. (...) Quem realiza o evento: Elllas & os Monstros, Oficina Literária de Cairo Trindade e Biodanza e Poesia. Legal!

 

- dia 23.02, quarta-feira, em SP, acontece a oficina literária-degustativa Mundo Mundano, com Marne Lucio Guedes. O evento será filmado por Paty Vilela e os drinks preparados pela COCKETELARIA ! p.s. da organizadora: recomenda-se ir de táxi!  o_O 

 

- também em SP, a Escola do Escritor promove o curso 'A Web e as Redes Sociais' (...)   

 

- de 16.02 a 08.06, tem Oficina de Poesia (Avançada) com Carlito Azevedo na Estação das Letras. (...)

 

- dia 25.02, na Travessa de Ipanema, Luiz Ruffato lança 'Mário de Andrade: seus contos preferidos', pela Tinta Negra Bazar Editorial. 

 

- para quem não pôde ir à Oficina de E-mail Marketing: como montar sua própria newsletter, a querida Suzana Vargas, coordenadora da Estação das Letras, avisa que vai tentar encaixar outra Oficina no próximo semestre. A oficina realizada dia 5 de fevereiro foi destaque no Diário de Bordo da Agência Riff, para quem eu afirmei tratar-se de uma travessia imprescindível aos que quiserem participar do futuro da literatura. Quem quiser a re-edição da Oficina, basta entrar em contato com a Estação das Letras, pelo site ou pelo telefone (21) 3237-3947, e pedir bis! (oba!) 

 

- aliás, ainda sobre a Oficina de e-mail Marketing, o querido aluno Carlos Menezes Filho deixou um registro bem bacana no blog do SindiTCE, e faço questão de registrar aqui: Obrigada!!!

 

- o curso de pós-graduação 'Editoração: o mercado do livro', da Universidade Cândido Mendes (Rio), está com inscrições abertas. (...)

 

- o programa Lê pra mim é uma ótima dica para os pequenos: atores de teatro e tevê leem livros para crianças a partir dos 4 anos, e os pais ainda aproveitam o visual do Forte de Copacabana.  ;) 

 

Novidades

 

- O BULE que, segundo seus criadores, pode significar 'Blog Unificado de Literatura e Escrita' ou também 'Brasil Unido pela Leitura' já foi super bacana promovendo o meu Sexo, tempo e poesia. E agora acabou de me convidar para uma e-Oficina Literária. Uhhuuuu... Claro que eu topei!!! Bem, a primeira postagem aconteceu dia 9 de fevereiro, e vai se repetir de 15 em 15 dias. Comenta lá, comenta lá!  

 

- no blog da amiga Ana Cristina Melo, a novidade é que o Sobrecapa virou Jornal, o Sobrecapa Literal (baixe o PDF aqui), que traz, em primeira mão, os escritores André Giusti, Dag Bandeira e o friburguense Sérgio Bernardo.

- acho superbacana quando um amigo monta um blog sobre aquilo que mais o apaixona, e fala do que mais tira o próprio sono. É o caso do amigo Ricardo Igreja, que criou o Song Remain the Same, encantadíssimo pelo rock. Vale conferir as dicas dele.  

 

- a LB - Revista de Literatura Brasileira circulou entre 96 e 2008 (...) com autorização dos herdeiros e parceria entre o PEN Clube e Editora Scortecci, ela volta. (...) Circulação semestral e distribuição gratuita.

- a editora Flaneur inaugurou conteúdo de podcast com a divulgação do livro Escritores Escritos. Vale conferir.  

 

- por enquanto, os sites Incentivador, Queremos e Catarse.me são voltados para eventos multimidiáticos, shows e filmes. Quem sabe se, em havendo registro de projetos editoriais, a turma que contribui também não se anima a financiar livros? 

   
Sites&Blogs

- a KindleBookBR Editora Digital, da editora Noga Sklar, chegou para digitalizar conteúdos, e já tem um catálogo com mais de 40 livros estreantes no mundo digital, inclusive o novo romance de Marcelo Mirisola 'Joana a Contragosto'. E, como é preciso treinamento para tornar o público íntimo dessas novas tecnologias, a Noga avisa que o primeiro vídeo já está no ar: aqui no Youtube. Ah, a KBR usa o perfil no Facebook para fazer lançamentos e interagir com os mais de 800 fãs e também tem um canal de vídeo no YouTube.

 

- também no segmento digital, o Clube de Autores, site que permite a publicação gratuita de livros, começou a lançar neste mês livros em formato digital. (...)

- 43ª Rodada do Bar do Escritor. Segundo a turma do Bar, é o ezine de literatura mais libertário dos país (que é o maior em língua portuguesa), então, quiçá, do mundo... Vai vendo... e visite o bar.

 

- a corrida para a publicação está grande. A Ryoki Editora oferece parcelamento em 12 vezes, o Clube de Leitura promete a publicação gratuita, a Scortecci promete realizar o sonho da publicação em 2011. Quem dá mais?

 

- cada vez mais se cria toda uma linha de produtos para monetizar sites. E tem certas coisas que são virtualmente irresistíveis, especialmente para amantes dos livros impressos, como esse marcador de página de crochê, elástico e a bonequinha japonesa kokeshi.

- o amigo Marcelo Moraes Caetano tem várias novidades nesse início de ano. Recebeu a medalha e troféu da Academia de Artes de Cabo Frio, seus livros estão indicados e à venda nos EUA. Seu recente 'Água Pura' foi a única obra brasileira e em língua portuguesa recomendada como 'clássico' na lista da Revista BookDrum, e as duas entrevistas para o Programa Perfil Literário, da Reitoria da UNESP, onde ele é professor convidado, estão disponíveis nos nºs 657 e 1045. Marcelo também acabou de prefaciar a obra completa do escritor português Luís Filipe Serguilha, e posta no 'Português do Brasil', além de ter se firmado como co-editor da Revista Aliás, junto com Elaine Pauvolid e sua Gramática e o livro 'Caminhos do texto' foram adotados na bibliografia oficial da UnB. Como se não bastasse o incrível destaque de Marcelo no meio literário, ele faturou o 2º lugar geral dos instrumentistas e 1º lugar entre os pianistas, num universo de mais de 2500 músicos inscritos do mundo inteiro, no casting da Orquestra Sinfônica de Viena, com diferença de 1 ponto para o primeiro colocado, o amigo violinista Antal Szalai, húngaro. Ambos tocarão no 1º concerto da Orquestra do Festival de Salzburgo, julho deste ano. Como ele mesmo conta, 'O trabalho continua (...) E que 2011 venha, como sempre, totalmente abençoado pela Virgem Maria'. Parabéns, Marcelo!!!

- a maior biblioteca digital do Brasil: é a Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho, com acervo de mais de 1 milhão de itens (...) Para quem não sabe o link, é fácil: www.posugf.com.br/biblioteca (Fonte: PublishNews)


Leia mais...  


Fontes: caderno Prosa&Verso, jornal O Globo, Agência Riff, PublishNews, Facebook, e mailing pessoal da autora.   
e-Oficina para novos escritores: n'O BULE

A turma d'O BULE me convidou para fazer uma e-Oficina para novos escritores. Claro que eu suuuper topei! =)

 

Carinho dos amigos Mauro Siqueira, que me apresentou O BULE, na época em que foi lançado, do Claudio Parreira e do Rogers Silva, que eu fui conhecendo depois.

 

A ideia é dar dicas para quem está entrando agora no 'fantástico' mundo da literatura ou, traduzindo em português claro, na guerra do mercado editorial.

 

A primeira postagem aconteceu no dia 9 de fevereiro, e serão renovadas de 15 em 15 dias. O layout da postagem até que ficou bacana. Depois comenta, aqui ou lá, tanto faz:

 


 

 Leia mais... 


Sobrescritos: escritores, excretores...

 

- Rodrigues, Sérgio. Sobrescritos: 40 histórias de escritores, excretores e outros insensatos. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2010.

 

 

Os contos de 'Sobrescritos' lembram, com maestria, as histórias de Millôr Fernandes, Fernando Sabino e Stanislaw Ponte Preta (codinome de Sérgio Porto). Trazem, em si, a sabedoria de se rir dos próprios erros, das misérias e mesquinharias daqueles tão caros e próximos.

 

E é um exercício de fôlego, esse do Sérgio, porque em sua narrativa curta, o recorte de poucas páginas é mais do que suficiente para se imaginar a cena inteira, já que, nesse caso, com tal riqueza de referências e conteúdos, pela parte se  tira com facilidade o todo.

 

 

Caricatura de Sérgio Rodrigues

(...)

 

 

Leia mais...  

 

Mais sobre Sérgio Rodrigues:

 

- o livro (!!) no issuu

- revista Veja 

- resenha no UOL Livros

- resenha no Digestivo Cultural  

- entrevista para a Agência Riff, por Márcio Vassallo  

- uma briga boa de Sérgio com o mainstream da crítica literária nacional  

 

E já que estamos falando de caricaturas, um carinho do ilustrador Danilo Marques, que mandou uma caricatura de Sérgio Rodrigues exclusiva para o site paulacajaty.com:

Um cemitério de centauros

Foto de Marcelo Moraes Caetano e Élisabeth Roudinesco

 

- Caetano, Marcelo Moraes. Prudência, trabalho, arte ou cemitério de centauros. Rio de Janeiro: ed. Fábrica de Livros (premiação Fundação Gutemberg SENAI-RJ / FIRJAN), 2007.

 

Marcelo Moraes Caetano é um iluminista em pleno século XXI. Pianista clássico, poeta, centauro, ser mitológico, união de força e bondade, sabedoria e coragem. Isso, claro, ainda se acentua ao considerarmos o imenso obscurantismo que impera na cena sócio-cultural brasileira, traçando-se um paralelo entre as trevas da Idade Média com as trevas eletrônicas que hoje fazem o povo sucumbir à ignorância letrada. (...) 

 

Leia mais... 

 

Um beijo ardido,
indignado com tanto,
queimando feito pólvora.
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.
 
Para saber mais clique aqui.

Visite a página da autora na REBRA:
 
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618
 

Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn