boletim Leituras
www.paulacajaty.com 
 

edição # 116 - Janeiro, 2011


Queridos amigos,


As festas terminaram, as cinzas dos fogos coloridos do ano novo já foram levadas pela maré. E isso sempre mexe com a gente, esses marcos da passagem das horas, o balanço que é feito entre um tempo que termina e outro que se inaugura.

Há quem emende as festas do Réveillon com os preparativos do Carnaval, costurando as noites com o BigBrother. E há também quem veja nessa pausa um tempo precioso, e vislumbre o significado verdadeiro dos dias que se apertam entre as duas festas.

Para uns, essa época do ano traz letargia, vontade de fazer nada, um desejo de Peter Pan de que o tempo congele e dure para sempre. Outros sentem tristeza e melancolia, como se a passagem do ano não fosse, também, a passagem de dias como ontem, hoje, amanhã e depois.

Para certas pessoas, mais atentas, mais sensíveis, esses marcos precipitam atitudes e descobertas e trazem, depois da inércia, da letargia e da melancolia, o desejo de continuar desbravando o inexistente, criando o impensável, imaginando uma realidade nova e melhor. Como Samuel Rosa diria, 'eu preciso mais, eu preciso...'

Eu, assim, de repente, volto hoje desse longo silêncio, começo o ano agora, inauguro um novo tempo. 

Querendo mais, desejando o novo, sempre e infinitamente mais.


 
Dicas (10.01.2011 a 21.01.2011)
Eventos e cursos
 

- o movimento Rio-Sampa já começa a bombar! A revista e o Instituto Mundo Mundano, em parceria com o Núcleo de Jovens Escritores, preparam a primeira oficina literária-degustativa: 'Abusando dos 5 sentidos', com o escritor Marne Lucio Guedes, que rola no dia 24.02.2011. Como a organizadora Camila Briganti promete, os participantes poderão buscar inspiração em drinques clássicos de grandes escritores americanos, como no mojito do Hemingway ou no screwdriver de Capote, para soltar a mão de vez. Dessa vez, não vai ter justificativa para não escrever...

 

- a amiga Cristiane Marcelino é a curadora da expo 'O mistério do olhar - Lennart Pinturas', no Largo das Letras. A vernissage acontece dia 20 de janeiro, 19h, e a exposição segue até 28 de fevereiro no Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, de terça a domingo, das 14h às 20h. Não vai dar para ver a Amy, mas mesmo assim, vale dar um pulinho lá!

 

- a Escola do Escritor, em Sampa, chama para o Pacote de Verão, com os cursos de férias. Serão 13 cursos sobre a arte de escrever, direito autoral, mercado editorial, web e mídias sociais, livro digital (ebook), preparação e revisão de textos e oficinas literárias.


- em Brasília, para quem não estiver aproveitando as últimas praias de janeiro, tem o Verão Literatura 2011. O convite veio pela Helena Ortiz, e reúne os ótimos brasilienses Nicolas Behr, Alexandre Brito e Antonio Miranda:


 

- em fevereiro, várias oficinas pipocam pela cidade do Rio de Janeiro, entre elas a do Francisco Gregório, que já vem com o selo de qualidade da UNESCO/PUC... as inscrições permanecem abertas para os cursos de 'Formação de mediadores de leitura' (até 21 de janeiro) e de 'Contadores de histórias' (até 2 de fevereiro):

 

 

- em 19 de março, a FGV de Botafogo inicia mais uma turma de 'Publishing Management: O Negócio do Livro': quem quiser se inscrever, vale à pena entrar em contato pelo telefone (21) 3799-5900 ou aqui.


Novidades


- 2011 é um ano de comemorações no Rio de Janeiro: enquanto eu completo 5 anos de atividade na área literária-editorial, Suzana Vargas comemora 15 anos de atividade incansável na Estação das Letras, e a Agência Riff sopra 20 velinhas com seus autores e editores. As comemorações estão sendo planejadas. Esse ano promete!!!  

 

- além do desastre e das perdas incalculáveis nos Municípios tão belos e queridos de Petrópolis, Friburgo, Teresópolis e regiões adjacentes, o site acaba de registrar outra perda: a Livraria DaConde anuncia a paralisação de suas atividades e o fechamento inevitável de suas charmosas portas até o dia 31 de janeiro, como noticia a Ponte de Versos, por intermédio da querida Thereza Christina Rocque da Motta. Mais uma tristeza, entre tantas e tão graves, para se lamentar nesse anuviado mês de janeiro.

 

- o amigo Luís Filipe Cristóvão, de Portugal, envereda pela literatura infantil e juvenil com 'Afonso e o livro', a história de um menino que gostava tanto de livro, mas tanto, que quis fazer esse livro ficar real e, para isso, teve que encontrar um autor, uma ilustradora, um paginador, um digitalizador, e tantas outras pessoas, até que esse livro passasse a existir. A capa de Afonso e o livro está ao lado. Parabéns, Filipe!!

 

- o querido editor e agente literário brasiliense Andrey do Amaral dá as dicas: Carlos Maltz acabou de estrear na literatura com seu 'Abilolado Mundo Novo' (ed. Via Lettera, 2010) e está em tour de um pocket-autógrafos para divulgar o livro. Além disso, o 'Saca-rolhas', de RD Oliveira Lima Taufick, publicado pela Caki Books (braço editorial da Submarino-Gato Sabido), como toda BOA novidade, já saiu em versão impressa, ebook e, em breve, também em audiolivro. RD Taufick, escritor e advogado, integra a Academia de Letras da Faculdade de Direito de São Paulo. Dá para conferir a versão digital dele aqui, e a capa vai abaixo:

- ainda... fotos de 2010 da turma da Mundo Mundano.


 

- a queridíssima Flávia Lins e Silva está com a bola toda! O seu 'Mururu no Amazonas' acaba de entrar para o catálogo White Ravens 2011, organizado pela Biblioteca de Munique e que será lançado na Feira de Bolonha. Ela merece!!! (fonte: Agência Riff)

 

- continuando com os livros, o amigo Heyk Pimenta acaba de publicar seu primeiro livro de poemas, 'Sópro sôpro', da Edições Maloqueirista. Parabéns, Heyk!! 


Blogs & Sites

- o amigo e editor Anderson Fonseca compartilha a sua entrevista para Simone Magno (Tempo de Letras - CBN) sobre o selo Orpheu, braço de poesia da editora Multifoco.

 

- a escritora Ana Cristina Melo também divulga sua entrevista no programa Livros na Mesa, com Suzana Vargas, veiculado pela TV Comunitária (canal 6 da Net)... mais um pouco e ela mandará o link com o vídeo no Youtube. Para ver a Ana, a gente espera...

 

- a poeta Elaine Pauvolid publicou, nos fins de 2010, uma resenha que vale à pena ler: fala sobre a trajetória de Tanussi Cardoso, contada através da sua coletânea '50 poemas escolhidos pelo autor' para o JB Digital (abra o pdf aqui).

 

- vale conferir o blog do escritor e amigo Claudio Marcondes, o assessor que cuida de toda a divulgação da editora Confraria do Vento. Claudio me contou que ele estava meio parado, mas daqui em diante pretende dar um gás na literatura. É isso aí!!

 

- aproveitando que estamos em plena lua cheia, para fechar a primeira edição das dicas de 2011, não custa nada ouvir Harvest Moon, essa música linda, que tem a letra mais encantadora do Neil Young, e que fala de amor, de bons desejos, enfim, da suavidade que é olhar a lua cheia quando a felicidade está por perto.  


 

Leia mais... 


Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, PublishNews, Facebook, Agência Riff e mailing pessoal da autora. 
 
Presente de Papai Noel

Acho que eu fui mesmo uma boa menina... :)

 

Bem, agora, falando sério:

meus sinceros agradecimentos à sempre sensível e talentosa equipe do Jornal Rascunho.  

 

Em especial ao cuidado e atenção do editor Luís Henrique Pellanda, do amigo Rogers Silva, e da crítica Vilma Costa (todos no Facebook).

Foi uma surpresa sem tamanho encontrar esse eco (impresso) dos meus versos.


 

Voilá: 

 

 
Para ler o conteúdo, leia diretamente no Jornal Rascunho, que sempre vale uma visita, claro, ou aí embaixo.

Amar o estar amando, por Vilma Costa

JORNAL RASCUNHO, Edição 128, Dezembro/2010

 

 

"Amar o estar amando

- Poemas de Paula Cajaty buscam uma concepção contemporânea do amor

 

 

Vilma Costa - Rio de Janeiro - RJ

 

Afrodite in verso e Sexo, tempo e poesia são dois livros de Paula Cajaty. O primeiro reúne 58 poemas que parecem não estabelecer entre si um eixo temático. São organizados como uma coleção de fragmenos que se sobrepõem num baú de sonhos. O segundo se subdivide em três eixos, sinalizados no título, que se relacionam durante o livro, mas que pretendem reagrupar o seu conjunto de 76 poemas.

 

Não é porque o amor está no ar, nas palavras e no corpo que se pode caracterizar essa poética como romântica. Aproxima-se, sim, deste conceito no que se refere ao aspecto de se amar o estar amando mais do que propriamente o objeto amado. O estar apaixonado pelo outro, pela palavra, pela vida é necessário, imperativo. Mas tão importante quanto isso é o registro do encontro, da realização afetiva e sensual e suas possíveis decepções: 'quando prometeste a montanha e a lua/ qual decepção não me deu/ quando ouvi entre beijos/ que querias só me ver nua/ nua eu já estava/ só você não percebeu'. Aqui, o ser amado é de carne, osso e pele, não existe pecado nem impossibilidade de realização, nem separação de alma e corpo, idealização e realização do desejo. Tudo se mistura nessa concepção moderna e contemporânea do amor.

 

Leia mais...

Retrospectiva 2010

 

Partida


 


 

o sol não se esparramava mais
naqueles soslaios em desalinho.

a despeito do tempo,
raiaria como louca
em brava estiagem,
cataria no céu
nuvens roucas
cataria nela mesma
imagens de seu próprio desatino.

(Sexo, tempo e poesia. 7Letras: 2010) 

 

Lembrando das delícias de 2010...

 

- As missangas de Mia
- Uma Paquetá enluarada
- O óbvio dos sábios
- Para prosear bem
- De Cataguases a Lisboa
- Elza, a Garota de Sérgio Rodrigues
- Antologia de meninos mineiros
- Sem medo de ser, por André di Bernardi
- De sombras, vilas, gatos e amores
- Leitura de bastidores
- As moradas de Marina
- Filhos de Carmina Burana
- Passe de letra: surpresa e redenção
- A aventura do 'Odisseu' Oleg Almeida
- O ataque dos vermes malditos de Mauro Siqueira
- As suaves cantigas de Elias José
- Corpo estranho e delicioso de Rosane
- As persistências poéticas de Cláudio Neves (ou, Os acasos persistentes, premiado pela FBN/2010)
- Zero Um: sistema binário-poético de Guto Leite
- Ciências imorais
- Realismo fantástico de Julio Cortázar
- Lendo Suzana Vargas
- Poesia muito bem ensaiada
- Comendo asfalto
- Como se não houvesse amanhã
- A cabeça de Fernando Pessoa
- Portal 2001: transmigração pra lá de boa
- O fazedor de velhos

 

Além de tantas leituras, também deu pra conhecer um pouco mais dos amigos:

 

- Marcos de Andrade
- Mauro Siqueira
- Uili Bergamin
- Nelson de Oliveira
- Abílio Pacheco
- Edney Martins

 

E, como não podia deixar de ser, mais e mais poesias...

 

- em 'Sexo, tempo e poesia'

- em 'Mundo Mundano e os 4 cantos do mundo'

 

Bem, é isso... 2010 foi ultra mega hiper escandalosamente BOM!

 

Obrigada, a todos vocês, por fazerem parte dessa certeza.


Um beijo
impensável e precioso
ainda e sempre
melhor.
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.
 
Para saber mais clique aqui.

Visite a página da autora na REBRA:
 
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618
 

Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn