boletim Leituras

www.paulacajaty.com


Queridos amigos,


Enquanto o dia azul ensolarado suspira um vento de verão lá fora, convocando uma tropa colorida de biquínis, bolsas plásticas, chapéus de palha e protetores solares, eu ando me perguntando: da'onde essa gente toda apareceu? quando foi o momento exato em que o Rio de Janeiro entupiu?

Sim, porque ele está entupido de gente por todo lado. É o Natal? É algum cruzeiro que trouxe milhares de estrangeiros? Uma indústria chinesa de clonagem abriu filial aqui? É a indústria automobilística que conseguiu pôr na mão de todo mundo um carro 0km em troca de uma mísera parcela eterna e mensal? Sou eu que sempre chego tarde demais? Sou eu que sou desorganizada e devia ter agendado mesas, cadeiras, lugares, assentos, viagens, carros? Ainda estou investigando...

Não é que eu não goste de ver gente na rua, não, ainda não sou agorafóbica. Não é que eu esteja ficando velha, não, apesar de já contar mais um ano. O negócio é precisar mexer no sapato e fazer um pula-carniça com alguém que (sempre) vem desatento. O difícil é andar em fila na (larguíssima) Avenida Rio Branco). O brabo é se virar de repente e dar um encontrão em alguém que (sempre) vem atrás. O desgosto é pensar em viajar no Réveillon e saber que não há mais como.

Bate uma saudade das praias, em que era só chegar e esticar a toalha, sem precisar chegar madrugando; dos barzinhos com música ao vivo, que era só chegar e arrumar uma mesa, sem precisar reservar com meses de antecedência; das festas de casamento, em que saía com as sandálias penduradas na mão, numa cidade que era só minha; das festas no Joá, quando as curvas das montanhas do Alto eram só para poucos, que andavam na contramão, e não morriam espetacularmente a cada madrugada de domingo. Apesar de todo o álcool (que sempre existiu).

Bate uma saudade de poder olhar pro namorado de pijama depois do Corujão e perguntar: Vamos sair? E encontrar algum lugar bacana numa noite sem script.

Já sei, foi o milênio que chegou trazendo o crédito. E trouxe os muitos milhões que agora podem fazer tudo. E, neste momento especial em que todos podem fazer tudo, chega-se a uma difícil constatação: não dá para fazer mais nada.

Ou dá?


Dicas (06.11.2010 a 19.11.2010)
Eventos, cursos e concursos

- dia 3 de novembro, foi inaugurada a exposição "Biblioteca Nacional 200 anos: Uma defesa do infinito" (...) A curadoria é do escritor Marco Lucchesi.


- no meio da 56ª Feira do Livro de Poa, tem o lançamento de 'A professora encantadora' do querido escritor Márcio Vassallo, dia 9 no Sarau Elétrico, da escritora Claudia Tajes. Já viram a linda capa? Está aqui. A professora encantadora


- dia 9 tem apresentação de Elaine Pauvolid às 18h30, no sarau do XII Festival de Poesia (...). E, em Ipanema, é também dia do lançamento da instalação 'Há muitas noites na noite' (...).


- dia 10 é dada a largada para o Forum das Letras de Ouro Preto & Forum das Letrinhas (...). A Fliporto acontece em conjunto, de 12 a 15 de novembro (...).


- dia 10, quarta, tem o lançamento conjunto da Editora Flâneur, de Renato Amado, e de sua primeira cria, 'Ninguém muda ninguém', de André Dahmer, no Boteco Salvação, às 20h (Henrique de Novaes, 55, Botafogo). Veja notícia na GloboNews. O convite vai abaixo.



- dia 11 (quinta), é a vez de Marcelo Ferroni lançar o seu 'Método prático da guerrilha', às 19h, na Livraria DaConde, no Leblon. (...) A dica é da Agência Riff.


- a festa da Primavera dos Livros terminou no Rio, mas continua em São Paulo: a Primavera na Cultura acontece de 1 a 15 de novembro, no 'templo' da Livraria Cultura. Aliás, para ter uma ideia das (ótimas) editoras associadas à LIBRE que estarão no circuito, clique aqui.


- não dá para perder a exposição Islã, no CCBB-Rio! (até 26.12, não tem desculpa pra faltar...)


- o selo Orpheu, do editor Anderson Fonseca, esteve presente no evento III Simpoesia, lançando seus autores. (...)


- oficina da crônica já iniciou dia 04.11 com Felipe Pena, na Estação das Letras. Ainda dá tempo de se inscrever!


Novidades


- o mega-poeta Manoel de Barros faturou - com muita razão - o 6º Prêmio Bravo, levando a melhor na categoria 'Artista do Ano', enquanto o melhor livro foi 'Esquimó', de Fabrício Corsaletti.

- a revista Granta fala sobre o melhor dos novos romancistas espanhóis.

- para quem precisa de serviços editoriais e tangenciais ao mercado literário, não custa olhar os sites Revisão de Texto e Freela, com preços e profissionais especializados.


- Sandra Veroneze avisa que está ativa a biblioteca do projeto Terceiro Olhar. (...)

- o amigo Uili Bergamim envia o link para o programa 'Litteris', que ele apresenta, via Web TV Soluções.

- dia 2 de novembro de 2010, Jorge de Sena completaria 91 anos. (...) o departamento de Letras da UFRJ divulga um belo site dedicado ao escritor: Ler Jorge de Sena.


- Ana Cristina Melo acaba de conceder entrevista à Rádio MEC (800 AM), no programa Estação Cultura.


Sites&Blogs


- Sidney Niceas avisa o lançamento de seu novo site (...)


- quem acaba de desembarcar no Brasil é a espanhola Kalandraka. Outra novidade é o novo blog do Carlo Carrenho, turbinado pelo PublishNews, Tipos Digitais e fala sobre 'o futuro digital do mercado editorial'. Boa!

- Rumos Itaú Cultural 2010-2012 divulga os projetos selecionados: na área da literatura, dos 553 inscritos, apenas 14 pessoas vão desenvolver projetos. Entre os premiados, a professora Cristiane Costa, com 'Novas estratégias narrativas em mídias digitais'. Parabéns, Cris! Confira mais aqui

- para quem ainda não viu o filme, vale ler o texto de um leitor d'O Globo: Candidatos a comer, rezar e, quem sabe, amar


- entrevista de Márcio Sette Fortes para o Jornal da GloboNews, em 03.11.2010 sobre a valorização do real frente ao dólar.

- a MundoMundano divulga a venda do livro recém-lançado via kindle na loja da Amazon, o vídeo da festa de arromba (ou também aqui) que foi o lançamento em Sampa, e as fotos de Fernando Ricci chegam em breve!


- o escritor Átila Siqueira está a mil por hora. Lança o vídeo (no Youtube) de divulgação do novo livro, Vale dos Elfos II.


- para fechar, fico com as reflexões de Claudio Willer: "Criar poesia é prazeroso. Ler poesia. Ser lido. Ser escrito, virar intertexto. Estar com leitores." Tem coisa melhor? Quanto aos festivais de literatura, Claudio pede 'menos oba-oba e mundanismo cultural, menos Flip (...) precisamos de mais conteúdo'. Sobre mundanismo cultural, eu apóio, e muito!! rs. Confira a vídeo-entrevista. 

Leia mais...

Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, PublishNews, Facebook, Agência Riff e mailing pessoal da autora. 
Comendo Asfalto
 

Asfalto

O asfalto de cada dia, por Sérgio Bernardo.

 

- Bernardo, Sérgio. Asfalto. Paraty: Selo OffFlip, 2010.


Sérgio Bernardo mostra sem modéstia o motivo pelo qual seu livro foi publicado pelo Selo OFF-Flip 2010.

O poeta, já premiado anteriormente pelo Prêmio OffFlip-2006, com a poesia 'Ciclo', escolheu um tema que não é novo: o 'asfalto' e sua geografia particular. No entanto, conseguiu extrair dele, com sua poesia, ainda e mais uma vez o pouco de verde que ainda brota, ou talvez, o pouco de vida que ainda nele repousa.


Sérgio não lança seu olhar poético sobre os habitantes do asfalto, mas antes se transforma em um deles, e lança de volta seu olhar para o mundo.


As primeiras edições do livro já comprovaram sua imensa utilidade como instrumento para educadores e profissionais das Belas-Letras. Basta uma breve pesquisa no Google para encontrar milhares de citações. Mas Suzana vê além e mostra que o conhecimento literário pode e deve transbordar das cadeiras universitárias e chegar a qualquer reunião entre amigos ou mesmo festinhas de aniversário.

(...)


Leia mais...

A festa de arromba dos mundanos

As imagens, os sons, os olhares, os sorrisos, falam por si sós.

Camila Briganti e os Mundanos estão TODOS de Parabéns!

Ensinaram como se faz uma festa de arromba para a literatura.


Veja o vídeo aqui...

Mini-entrevista: Edney Martins - uma ponte afetiva


Edney Martins é o profissional imprescindível dentro de qualquer organização ou networking: além de plenamente comprometido com o ideal da expansão cultural - que ele considera estar no estágio semelhante ao da era pré-celular - , é ele quem faz render a pouca grana que as ações culturais precisam gerir. Sabe olhar para uma organização como um todo, e tem habilidade suficiente para jogar os malabares sem cair do trapézio. Edney reconhece no Rio um pouco de sua Belém natal e, apesar de não compreender os cariocas que misturam açaí com outras frutas, acredita que algumas misturas de paraenses e cariocas podem dar certo, fazendo planos para uma nova revista e um novo ritmo de verão. 


Leia mais...

Promoção: 'Mundo Mundano' + 'Viciados em Livros & Usina de Letras'

Mundo Mundano e os 4 cantos do mundo

Mundo Mundano e os 4 cantos do mundo

O 'boletim Leituras' vai sortear mais um exemplar do livro 'Mundo Mundano e os 4 cantos do mundo', que traz a prosa inovadora dos jovens escritores da internet, além de ilustrações e fotografias produzidas durante os três anos de existência da Revista.
Basta responder ao boletim, e você já estará concorrendo. O sorteio será feito pelo site www.random.org. Resultado no próximo boletim (dia 22/11).


Promoção Viciados em Livros


A Viciados em Livros está fazendo uma mega promoção em parceria com a editora Usina de Letras e a rede Skoob. Os prêmios serão um dos 14 dos títulos da editora Usina das Letras, no total de 96 livros!

Entre eles, tem 'Caixa de Desejos' dAna Cristina Melo



2. Oração do Ateu - Marco Machado

3. John Lennon esteve aqui ontem à noite - Zezo

4. A última entrevista de José Saramago - José Rodrigues dos Santos

5. Kôra - o pressentimento do dragão - Ana Flávia Abreu

6. Sentimentos e Emoções - a magia dos contos - José Araújo

7. Ninguém quer comer meu ovo - Chef Batato

8. Seu Adolpho - Felipe Pena

9. Contra-ataque do amor - Maria Aparecida Torneros

10. Teia Negra - Júlio Rocha

11. O Enigma do pássaro de Pedra - Ivan Yazbeck

12. Raízes e Asas - Ronaldo Souza

13. Humor Vermelho 1 -  Org. Isabella Saes

14. Humor Vermelho 2 - Org. Barbara Cassará

15. Coisas do Destino - Maria Helena Whately

16. Contente em ler: Cineastas - Renata Boldrini
Não deixe de participar!

Molezinha, né?

Um beijo
fora do script,
Paula


* É possível divulgar as realizações da sua empresa ou pessoais através de boletins como esse.
Para saber mais clique aqui.

Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618

Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn