Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,


A claridade se deita de lado sobre o monte, revelando sombras de tempos insondáveis. O sol reflete mais manso, mais brando, se exibe cheio de contrastes, realça recortes na paisagem. A tarde se fragmenta em cores, tons e maravilhamentos.

Interessante notar que o excesso de luz nem sempre permite ver melhor. O excesso também embaça. Me perco um pouco nessa reflexão. E por um instante lembro que aquilo que vemos talvez não passe de um capricho da luz.

Às vezes, quando ela incide de modo diferente, de quilha, sobre as coisas, quando vem feita mansidão e brandura, aí é que encontramos mais nitidez.

E assim, o que vemos não é exatamente o que existe - essa imensidão - mas sim a pequena parte do que nos é permitido.


Dicas (17.07.2010 a 30.07.2010)
Eventos

- o livro novo do querido escritor Flávio Carneiro, 'O leitor fingido', tem lançamento marcado aqui no Rio de Janeiro, dia 26 de julho, segunda-feira, a partir das 19hs, na Travessa de Ipanema. Aliás, não é só essa a única bela obra que Flávio Carneiro dá à luz.  Quem conta a novidade é a Agência Riff, em seu Diário de Bordo. Parabéns ao querido amigo!!! Ah, e o convite para o livro está abaixo.

- Lucia Bettencourt e Susana Fuentes acabam de lançar suas 'Histórias possíveis' em kindle, dia 19 (divulgado via Youtube). André de Leones lançará o novo livro dele no dia 28 de julho e, por fim, no dia 4 de agosto, quarta-feira, a Usina de Letras - que acaba de anunciar 'A última entrevista de José Saramago' - emplaca sua segunda coletânea de contos humorísticos, o 'Humor Vermelho 2', às 19h, na Travessa do Leblon (para quem não conhece, o primeiro Humor Vermelho está aqui ).

- outro escritor que também aproveita a maré dos ebooks é Manoel Amaral, com seu 'Osvandir e a lua cheia' saindo justo numa noite de lua cheia, sexta-feira, 13 de agosto (uiii!!) combinação planetária imperdível para ler sobre vampiros e lobisomens...

- desde segunda, dia 19 de julho, o CCBB-Rio apresenta a exposição 'Zeróis: Ziraldo na tela grande'. O convite segue abaixo.

- na Caixa Cultural, o mote é a união da literatura com o cinema. Vale conferir o hotsite do projeto.

- fora do Rio, em Friburgo, está acontecendo o Festival de Inverno SESC-Rio 2010. Quem avisou foi o amigo e escritor Sérgio Bernardo, de Friburgo. Aliás, já pude olhar a programação e a parte literária está nota 10, com Flávio Carneiro, Cristiane Costa, Isabel Lustosa, Antonio Torres e Chacal, entre muita gente boa.

- em Paraty, na FLIP, de quatro a oito de agosto, apesar da falta de Lou Reed, vai ter uma constelação de estrelas literárias: Lionel Shriver, Beatriz Bracher, Robert Darnton e a Azar Nafisi, além de Arnaldo Bloch, Arthur Dapieve e Cristiane Costa, além de Adriana Falcão, na Flipinha. Todo mundo vai querer estar na 8ª Festa Literária de Paraty (Flip). Confira a programação completa do evento no site da FLIP.

- um pouco mais distante, em Londres, está rolando o super chique Festival Brazil, um dos maiores eventos de cultura brasileira realizado na Grã-Bretanha. Entre os artistas-canarinhos estão Gilberto Gil, Maria Bethânia, Os mutantes, Tom Zé, Sócrates, José Miguel Wisnik, Maria Valéria Rezende, Milton Hatoum, Fábio Moon e Gabriel Bá, Gringo Cardia, Arnaldo Antunes, AfroReggae, Ernesto Neto e os irmãos Campana, além da turma que estará presente no evento registrando tudinho, como Patrícia Melo, Ana Maria Gonçalves, Tatiana Salem Levy e Maria Esther Maciel. Quem estiver passando por lá (hehe) é só conferir a programação aqui

- ah, e no próximo dia 30 de julho, anotem aí na agenda: tem 'Cidade aTravessa #5', evento organizado pela Confraria do Vento, e que vai contar com apresentação e relançamento do livro 'Sexo, tempo e poesia' (yesssssssss!!)

 

Cursos e concursos

- na sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de julho, João Silvério Trevisan está na Estação das Letras para um workshop de 2 dias sobre romance. Maravilha!

- na Casa do saber, Jorge Castañeda, Roberto DaMatta e Miriam Leitão propõem alguns 'Diálogos do Nosso Tempo' dia 27 de julho, terça-feira, às 20 horas.

- Thereza Christina lembra que falta pouco para terminar o ano e marca as próximas 5 Pontes de Versos até dezembro: dia 24 de agosto comemora-se o aniversário da Ibis Libris (10 anos), dia 21 de setembro é reservado para Manuel Bandeira, com o convidado Henrique Rodrigues, em 19 de outubro, é a vez de homenagear Vinicius de Moraes, novembro (16) é a Ponte para Cecília Meireles, e fechando o ano, dia 14 de dezembro, tem a Ponte de Natal.

- de acordo com o Blog do Galeno, o Prêmio Literatura de Cordel inscreve até dia 30 de julho! Acho bom correr...

- Cristiane Costa está em todo canto. Aqui no Rio, ela ensina 'O caminho das pedras para publicar um livro', num workshop com duração de 12 horas, a partir de 23 de agosto de 2010. E Paulo Werneck explica como se faz a 'Preparação de Originais', em 30 horas, a partir de 11 de setembro. Os cursos acontecem no Pólo da Economia Criativa, no Rio. Veja mais no site do PEC, ou no telefone (21)2521-6215.


Novidades

- Cristina Zarur e mais um grupo de escritores formados em 1980, no Rio de Janeiro, acabam de se unir para criar o selo editorial 'Estilingues'. O primeiro livro, 'Amores Vagos' é uma coletânea de contos de amor, da maneira que cada autor imprimiu à sua escrita, e leva prefácio de Luiz Ruffato. Cristina pede que o público se prepare para conferir tanta novidade! É que os livros não serão vendidos, mas distribuídos gratuitamente em fóruns literários e eventos especiais. A distribuição começará pela FLIP, e depois a turma seguirá estilingando livros para outros eventos de literatura, universidades, comunidades carentes, e muito mais. A exemplo do movimento bookcrossing, que apareceu no Brasil (mas não vingou), e do 'fureur de lire' (aqui em Genève e aqui na Bélgica), similar francês, a ideia é que cada pessoa desfrute da leitura e passe adiante o exemplar, de modo que o livro circule entre o maior número de possíveis leitores e em diversos cenários. A turma de 'Estilingues' já começou a organizar um mutirão de divulgação para o projeto e pede que ele seja passado adiante.

- aliás, Luiz Ruffato anda todo contente com seu livro em edição de bolso: acaba de sair a edição de bolso de 'Eles eram muitos cavalos' (que equivale à 7ª edição) pela BestBolso, ao preço de R$ 12,90. Agora não dá mais pra reclamar que o livro está caro, hein?

- Marcelo Moraes Caetano, que acaba de lançar, pela Editora Ferreira, 'Caminhos do texto', livro imprescindível para os estudantes de ensino médio, avisa que já tem outro saindo. É 'Água pura', de poesias (Paço Editorial), em que um dos quarta-capistas é o compositor americano Daniel Léo Simpson, da Columbia Pictures, que musicou um dos poemas que está no livro para um filme com a Glenn Close e o Johnny Depp. Para quem quer conhecer, está tudo no Youtube.

- Luís Eduardo Matta, Felipe Pena, André Vianco e Pedro Drummond foram entrevistados por Manuel da Costa Pinto no programa Entrelinhas da TV Cultura, falando sobre o Manifesto Silvestre. Já está no Youtube, bem aqui

- a Viciados em Livros, comunidade de literatura organizada pelo amigo Claudio Schamis (também @viciadoemlivro), que promove concursos de livros e já foi destaque no Prosa & Verso, está com uma agenda cheia de novas promoções e sorteios! Vale conferir.

- agora até William Faulkner está com suas aulas online.

- numa fazenda perto de Vassouras, cidade do sul fluminense, uma biblioteca comunitária que começou a ser formada por filhos, netos e bisnetos de escravos está recebendo doações de livros, revistas e gibis. Quem organiza o acervo é a BookCrosser Adriana Malinowski. Para entrar em contato, basta um email: adrimalis@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

- até os Correios estão dando uma força para a difusão da leitura! O projeto Cidadania no Ar oferece a possibilidade de pegar livros emprestados via Correio, tudo grátis! Basta acessar a lista de livros que fica no site (os livros compõem a Biblioteca Circulante Carolina Angrisani), escolher pelo título e pedir para receber em casa. Legal!

- outra dica do Blog do Galeno é ver a Gwyneth Paltrow entre os livros, na Vogue. Isso é que é incentivo à literatura... Aliás, falando nele, Galeno Amorim concorre para Deputado Estadual em São Paulo (13023) e, como o flyer da campanha explica, é o "candidato da cultura, da educação e do conhecimento". Se meu domicílio eleitoral fosse em SP, eu votava nele!

- a resenha do livro 'Memórias de um hiperbóreo', de Oleg Almeida, de minha autoria, continua online e recebe comentários (obrigada, obrigada!). Mas não será favor, não! O livro foi uma das belas surpresas poéticas desse ano.

- Adriana Lisboa se une à amiga Celina Portocarrero e assina os textos de 'A volta ao mundo em 190 histórias', coletânea da Rocco (organizada por Celina). A série, dirigida para o público juvenil, pretende recuperar lendas de todo o mundo. O primeiro livro já está previsto para ser lançado em janeiro, e contempla as lendas africanas. Depois, virão histórias da Europa, Ásia e Américas. Quem já havia acenado para a importância das lendas foi Tânia Diniz, que organizou ano passado um belo concurso de lendas e poesias das Mulheres Emergentes.

- para quem tem filhos em idade escolar, saiu o resultado do Enem 2009, com as escolas do Rio de Janeiro. Baixe aqui. Chegou a hora de apertar (ou parabenizar) filhos, professores e diretores...

- a escritora Ceci Lavôr avisa a inauguração de seu blog, Casa del Libro Albedrío, espaço poético bilíngue.


Leia mais...


Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, suplemento Ideias&Livros, Jornal do Brasil, PublishNews, Blog do Galeno e mailing pessoal da autora.


Resenha no Caderno Pensar, jornal Estado de Minas
Perto da luz necessária
Em seu segundo livro, Sexo, tempo e poesia, a carioca Paula Cajaty mostra maturidade, segurança e talento
André Di Bernardi Batista Mendes
 


Paula Cajaty mergulha na memória e afia a invenção em seu novo volume de versos
A editora 7Letras lançou, em 2008, Afrodite em verso, primeiro livro da carioca Paula Cajaty. Depois de sua primeira ciranda, esta poeta chega com Sexo, tempo e poesia. E o livro traz boas notícias. A literatura e poesia de Paula continua intensa, talvez melhor, mais madura, cheia de cores fortes. É que Paula Cajaty parece que gosta de repetências, pois aceita sempre o "mais uma vez", o que não deixa de ser promissor, pelo menos em se tratando de sexo. E de poesia.

Esta boa poeta, com seu segundo livro, trata suas palavras como se estivesse em lua de mel. Lúbrica, fecunda, desregrada, veloz, não diria insaciável, ela busca e vai de encontro ao outro (o leitor?), buscando a alegria do encanto e do encontro. Às vezes, é preciso expatriar, jogar no mundo palavras, versos e poesia. Pois chega, pois nasce em bom momento e na hora certa Sexo, tempo e poesia.

Não pode ser fraca uma poesia, um tipo de literatura que surge, que é feita de "imagens de seu próprio desatino". Paula encontra estas fagulhas e repassa, generosa, "debruçada nas beiras", seus desalinhos, suas estiagens, coisa de poeta, troço de poesia.
Paula pisca o olho, flerta, e convida: "hipnotizada na brancura da tela/ tremida no grito mudo/ ela, a noite,/ goza no claro." Toda poesia, claro, é feita de palavras, mas é o sentimento seu mais interessante combustível/complemento. Paula sabe que sua poesia é feita, "sobretudo, de amores." O simples amor, desatinado, que rege, governa e desorienta.

Paula ensina que toda boa poesia é feita da plumagem dos pássaros. A poeta, nesse caso, desaprende para beijar o verbo/verso, deslembra para melhor sorrir, para misturar suas histórias. Paula, assim, "desamarra mágoas", "deslaça suavidades", começa sempre de um zero redondo e casto, quase como se fosse, quase como se pudesse voar.

Sobra delicadeza na poesia desta jovem carioca, quando ela percebe o poder da memória. "Vivi na mesma rua do rio/ à sombra mansa das acácias." Paula não toma distância do medo. Paula encara de frente dores e saudades, agruras. Paula aceita, com sabedoria, as cicatrizes, pois sabe que até isso torna-se matéria de sua poesia.

Sobre o tempo, Paula inventa um muito seu "despencar de ponteiros", e fala de um tempo que cria asas (mais uma vez os pássaros), que se abre, mas que também se fecha, diante dos sustos, diante dos relâmpagos que porventura surgem em tardes capciosas. Do tempo e seus volteios, Paula descobre que existem extremos e longas lonjuras, "a distância daquelas palavras fundas." Cabe aí, pungente, a dor de manhãs que custam a despontar, cabe aí a intensidade - e a fúria - de tudo que se fecha para melhor, talvez, forjar o mistério e a própria luz necessária.

Do sexo, Paula fala de fissuras, fala de meias de seda, fala de sutilezas. Paula, faminta, come com os olhos, com o corpo, Paula seduz e se deixa seduzir, e fala de entrega, de reencontros e despedidas, e fala de saudades e fala de divertimento. Sexo é perdição e fogo misturados. Paula fala: "não sou nada/ além/ de boca e caos." Paula descobre que o sexo é feito, sobretudo, de ardências, de doces clarões e amplos mistérios.


Escolhas certas

A poesia amarra tudo isso, tempo/sexo. A poesia junta tudo, liquidifica para melhor saciar uma sede sem fim. Sem pedir licença, a poesia de Paula é feita de justas escolhas, é também corajosa, e tem a medida do seu tempo. Paula transforma turbilhão em letra.

Paula Cajaty, solta, vem aprendendo, com o tempo, o seu ofício de forma exemplar, sistemática. Disciplinada, cheia de fé, cheia de boas querências, atirada, mas com o pé fincado no chão, esta boa poeta busca - ela sabe dos riscos e das delícias - "domar fogo na língua". Disso surgem palavras que, se não queimam, emocionam. Toda mulher, dizem, possui o tal do sexto sentido. Paula Cajaty é mulher. E atenção: Paula Cajaty também é poeta. A quintessência desse processo dobra em termos de verdade e volúpia.

Carioca nascida em 1975, Paula Cajaty iniciou a carreira no direito. Atualmente, em parceria com sites, blogs, editoras e agências literárias, a autora de Sexo, tempo e poesia produz o boletim Leituras da semana para mais de 4 mil leitores e mantém o site www.paulacajaty.com, dedicado à literatura e consultoria editorial.

SEXO, TEMPO E POESIA
De Paula Cajaty
Editora 7Letras, 104 páginas, R$ 35

Veja no site...

Promoção: 'Mundos de Eufrásia'

Ainda dá tempo para concorrer ao sorteio dos 5 (cinco) exemplares de 'Mundos de Eufrásia', romance de Cláudia Lage.

Para conhecer mais sobre o livro, leia a divulgação do Sobrecapa e a resenha de Cristiane Brasileiro, publicada no Prosa&Verso, d'O Globo.

Para participar da promoção, basta enviar por e-mail, até 23 de julho (sexta), seu nome e cidade, para o email: sobrecapa@anacristinamelo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , colocando no campo assunto "Promoção Mundos de Eufrásia".

No dia 24 de julho sai o resultado. Mais informações, na página de promoção do Sobrecapa.

E o resultado da Promoção 'Se eu fechar os olhos agora' já saiu: confira lá!


Um beijo brando,
sob essa luz que chega devagar,
Paula

p.s.: para ver além, sobre reflexos, luz e cores, veja o blog de José Maria Dias da Cruz
Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618

Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn