Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,


Na semana que antecede o lançamento do meu segundo livro, já desisti de tentar me organizar. Apenas rezo para que as coisas caibam no tempo. Que a chuva atrase o relógio. Que os dias se espichem. Que os segundos me consolem.

Amasso numa bolinha de papel as providências de cada dia, enquanto arrumo a fruteira exuberante de mangas rosa e voluptuosa de maçãs maduras: dentro de casa, o tempo de ferver o leite continua igual, alheio à correria da cozinha.

Por enquanto, as leituras se guardaram na estante. Só tiro os livros de culinária: para inventar quitutes, perfumar a casa, e tentar amansar (um pouco) a ansiedade.


Especial Fabrício Carpinejar: 'Mulher perdigueira'

 

Ainda dá tempo de ganhar: são 3 (três) exemplares gratuitos para os primeiros comentários deixados no site, sob a postagem do Especial Fabrício Carpinejar (dessa vez, não vale mandar email), pedindo o livro - só isso!

O lançamento acontece sexta-feira, 4 de junho, depois do feriado de Corpus Christi.


Para conhecer mais sobre as crônicas de Carpinejar (veja o site), as postagens de Fabrício sobre a chegada e os autógrafos da 'Mulher perdigueira' e leia um trecho da quarta capa do livro:

"A mulher perdigueira sofre um terrível preconceito no amor. Como se fosse um crime desejar alguém com toda intensidade. Ela não deveria confessar o que pensa ou exigir mais romance. Tem que se controlar, fingir que não está incomodada, mentir que não ficou machucada por alguma grosseria, omitir que não viu a cantada do seu parceiro para outra.

Ela é vista como uma figura perigosa. Não pode criar saudade das banalidades, extrapolar a cota de telefonemas e perguntas. É condenada a se desculpar pelo excesso de cuidado. Pedir perdão pelo ciúme, pelo descontrole, pela insistência de sua boca.

Exige-se que seja educada. Ora, só o morto é educado.

O homem inventou de discriminá-la. Em nome do futebol. Para honrar a saída com os amigos. Para proteger suas manias. Diz que
não quer uma mulher o perseguinto. Que procura uma figura submissa e controlada que não pegue no seu pé.

Eu quero. Quero uma mulher segurando meus dois pés. Segurar os dois pés é carregar no colo.

Porque amar não é um vexame. Escândalo mesmo é a indiferença."


Gaúcho de Caxias do Sul, apaixonado pela palavra, hiperativo, atento a tudo (inclusive às 'sobrancelhas dos objetos'). Poeta. Fabrício Carpinejar, vencedor do Prêmio Jabuti 2009 na categoria "Contos e Crônicas" por Canalha! (uma ode ao homem contemporâneo), lança neste mês A Mulher Perdigueira, pela editora Bertrand Brasil. Trata-se de um desdobramento de Canalha! e de O Amor Esquece de Começar - livro de estreia em prosa do autor, que reúne 113 crônicas. Em texto de próprio punho do autor, sobre a gestação de sua mulher perdigueira, veja aqui.

 


 

Serviço:

- Rio de Janeiro: dia 04/06 sexta-feira, às 19h30, na Livraria Argumento (R. Dias Ferreira, 417 - Leblon - RJ). Debate com a cantora Ana Carolina. Aliás, nos dias 04 e 05 de junho, Fabrício ministra a 'Oficina de Literatura em 140 caracteres' na Estação das Letras. Veja aqui.

- Porto Alegre: dia 07/06, segunda, às 19h30, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country. Debate 'O amor é simples', com Martha Medeiros e José Pedro Goulart. 


Dicas da semana (29.05.2010 a 04.06.2010)

Lançamentos

- sexta-feira, 04 de junho, Fabrício Carpinejar autografa 'Mulher perdigueira' na livraria Argumento, a partir das 19h. Aliás, ainda dá tempo de ganhar um exemplar no Especial Fabrício Carpinejar: 'Mulher Perdigueira', parceria da editora Record, site Paula Cajaty e site Sobrecapa. Basta mandar seu comentário!

- dia 09 de junho, quarta da semana que vem, o amigo Fernando Molica autografa 'O misterioso craque da Vila Belmira', a partir das 19h na Saraiva do Rio Sul.

- para deixar na agenda: quinta-feira que vem, dia 10 de junho, véspera da abertura da Copa 2010 e ante-véspera do Dia dos Namorados, eu estarei autografando a belíssima edição de 'Sexo, tempo e poesia', a partir das 19h na livraria Travessa do Shopping Leblon, com direito a um coquetel de primeira e uma surpresinha para os enamorados de plantão!! O convite vai abaixo:

 


 

 

Eventos, cursos e concursos

- terça, dia 1º, tem oficina Rascunhos Poéticos com Marco Plácido na livraria DaConde, e quarta-feira, dia 2, tem Ponte de Versos, também na DaConde, em homenagem a T.S. Eliot.

- dias 31 de maio e 1º de junho tem Seminário de Cultura Digital, com curadoria de Heloisa Buarque de Holanda, na Casa de Cultura Laura Alvim. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

- a Estação das Letras abre inscrições para workshops, cursos e oficinas com Fabrício Carpinejar (dias 04 e 05 de junho), Moacyr Scliar, Felipe Pena, e outros escritores. Vale conferir no site da Estação.

- a Casa do Saber também tem programação intensa para o mês de junho, com os cursos literários sob orientação de Marcelo Backes e Miriam Halfim. 

- o Prêmio LiteraCidade - 2010/1 de Poemas, contos e crônicas - tema livre, continua com inscrições abertas. Vale conferir o regulamento no Blog do Prêmio.

- a 3ª edição do Prêmio Cunhambebe inscreve, até dia 25 de junho, obras de literatura estrangeira contemporânea publicadas no Brasil.

- a Bolsa Funarte de Criação Literária inscreve até 13 de agosto, conforme a matéria do Portal Literal. A bolsa concedida é de até R$ 30 mil para finalização de projeto literário.

- o Prêmio Contos do Rio 2010 inscreve até dia 11 de junho. Basta escrever um conto sobre o Rio de Janeiro, inspirado na fotografia vencedora da primeira fase, e enviá-lo para o site do Prosa Online. Os três contos vencedores receberão prêmios em $$$. Ôbaa!

- de Porto Alegre, no RS, Paulo Tedesco noticia sua Oficina do Livro de Viagem. A última acaba de terminar dia 31 de maio, mas outras virão! A oficina é destinada para quem gosta de viajar e quer contar em livro (digital ou papel) o que aconteceu. Mais informações no site da oficina.

 

Novidades

- já online a nova edição do jornal Algo a Dizer e a 45ª Leva da DiversosAfins.

- o amigo e escritor Márcio Vassallo dá a dica: a exposição 'Meu reino por um caramelo!' (registrada em fotos), de Carol W., é um deleite para os olhos de grandes e pequenos. Vale dar uma espiada no trabalho da artista!

- o amigo, ferroviário e poeta Victor Ferreira noticia o 'MPF - Movimento de Preservação Ferroviária' que preside, e que já rendeu o livro 'Trilhos & Letras - Uma antologia do trem'. O livro, desdobrado em três partes (Trem dá Prosa, Trem dá Verso e Trem dá Música), conta com a participação de apoiadores ilustres como Adélia Prado, Affonso Romano de Santana, Arnaldo Niskier, Fernando Brant, Ferreira Gullar, Ivan Lins, Martha Medeiros, Paulo Coelho e Rubem Alves, além de ferroviários, como eu. O novo lançamento acontece dia 15 de junho, às 18h30, durante o evento 'Poesia Simplesmente', no Café do Teatro Gláucio Gil em Copacabana.

- Camila Briganti, de São Paulo, avisa que a Revista Mundo Mundano dará frutos em breve: um livro a ser lançado no próximo semestre. Agora é ficar de olho!

- agora, a dica é da Agência Riff: a escritora Claudia Tajes responde perguntas de mulheres e homens no seu consultório sentimental, no site da editora L&PM. Além de se divertir com perguntas estranhas e respostas ainda mais esquisitas, dá para deixar perguntas para a Claudia responder no site multimídia da editora.


Fontes: caderno Prosa&Verso, jornal O Globo, suplemento Ideias&Livros, Jornal do Brasil, Agência Riff e mailing pessoal da autora.

Um beijo,
contando as horas,
Paula

Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618