Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,


Nas vésperas de um lançamento, o pensamento dá voltas, em ciclos de euforia, paz e aflição. Nesses dias descasco unhas, durmo pouco e exagero nos doces - o vestido para a noite de autógrafos, já comprado e devidamente pendurado na porta do armário, me repreende as olheiras e os excessos.

Bem, outro livro de poesia - outro atrevimento meu - esse ainda maior que Afrodite. Porque toda segunda vez é sempre uma reincidência. Uma reincidência boa, essa.

Então espero vocês para comemorarem comigo. Porque um segundo passo na mesma direção traz a certeza do caminho.

O convite chega em breve.

Dicas da semana (22.05.2010 a 28.05.2010)
Lançamentos

- segunda, 24, Augusto Sérgio Bastos assina 'À luz da estante', pela ed. Uapê, a partir das 19hs, na Casa de Botafogo (Martins Ferreira, 40). Também na segunda, Charles Cosac lança 'Maria (Maria Martins)', às 19h30 na Argumento. Na Travessa de Ipanema, Rosa Pena exibe 'Tarja Branca', às 20h.

- terça, 25, Fabiano Dalla Bona mostra 'O céu na boca', às 19h30 na Argumento: o livro sai pela Tinta Negra editorial, com ilustrações da estreante Fernanda Morais

- quarta, 26, é dia de conferir as belíssimas 'Fazendas do império' (veja reportagem e fotogaleria em O Globo), de Mary del Priore, Tasso Fragoso e Roberto Canduru, às 19h na Travessa do Shopping Leblon. Na Argumento, Daniela Dwyer e Marta Fegali lançam 'Engrenagens da moda' às 19, enquanto Sérgio Britto assina 'O teatro e eu', às 19h30 na Travessa Ipanema.

- quinta, 27, Marcos Strecker investiga 'Na estrada: o cinema de Walter Salles', às 19h na Travessa Leblon, enquanto Mônica Portella explica 'A ciência de falar em público', às 19h na Argumento. (...)

- sexta-feira, 28, tem 'Amor e solidão', de Erol Anar, às 19h, na Travessa do Barrashopping.

- para anotar na agenda: dia 04/06, depois do feriado de Corpus Christi, Fabrício Carpinejar lança 'Mulher perdigueira' na livraria Argumento do Leblon, com apresentação especial da cantora Ana Carolina. Eu já estou lá! (veja, também, o Especial Fabrício Carpinejar: 'Mulher perdigueira')

 

Eventos, cursos e concursos

- Inscrições abertas para a oficina 'Narrativas breves e outras nem tanto', de Marcelino Freire, na Estação das Letras, dias 28 e 29 de maio. No fim-de-semana seguinte, Fabrício Carpinejar ministra o workshop 'Oficina literária em 140 caracteres', dias 04 e 05 de junho. Horários no site da Estação.

- no CCJF, a partir do dia 26 está aberta a exposição 'Letras e imagens do Centro do Rio', de Gustavo Stephan, reunindo fotografias e trechos de obras de escritores brasileiros. 

- última chance para inscrição no Prêmio Off-Flip, que encerra em 31 de maio.

- abertas as inscrições para o Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro - Contos Curtos 2010, que premiará com R$ 5 mil o melhor conto. Mais informações no site da Via Literária.

- sábado que vem, 29, a partir das 14h30, é dia de Troca de Livros na Estação, com Sérgio Rodrigues e o tema 'Os bastidores do texto - a tragicomédia da vida literária'. A entrada é gratuita.

 

Novidades

- a série Feios, da qual o primeiro volume de Scott Westerfeld acaba de ser lançado pelo selo Galera Record, com hotsite especial, mexe com temas atuais extremamente sensíveis: a imagem, a juventude e a beleza. Como previne o texto de abertura, conheceremos a vida em Nova Perfeição, um mundo onde ser perfeito é a única escolha. Aliás, a última postagem no hotsite, de 24.05, é a personagem Gorete, que acabou de sofrer um extreme make-over do programa Pânico na TV...

 

Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, editora Record, e mailing pessoal da autora.

Leia mais...
Release de Sexo, Tempo e Poesia

 


Especial Fabrício Carpinejar: 'Mulher perdigueira'

A Editora Record e o site Paula Cajaty promovem o novo livro de Fabrício Carpinejar, 'Mulher perdigueira'.

Serão 3 (três) exemplares gratuitos para os primeiros comentários deixados no site, sob a postagem do Especial Fabrício Carpinejar (dessa vez, não vale mandar email), pedindo o livro e dizendo o que acha de uma 'mulher perdigueira'.

Os comentários serão recebidos desde a postagem, às 16h do dia 24 de maio, e serão publicados em ordem cronológica apenas no dia 04 de junho, dia em que acontece o lançamento oficial do livro de Fabrício na livraria Argumento Leblon, no Rio, às 19h30.

 

Para conhecer mais sobre as crônicas de Carpinejar (veja o site), as postagens de Fabrício sobre a chegada e os autógrafos da 'Mulher perdigueira' e leia um trecho da quarta capa do livro:

"A mulher perdigueira sofre um terrível preconceito no amor. Como se fosse um crime desejar alguém com toda intensidade. Ela não deveria confessar o que pensa ou exigir mais romance. Tem que se controlar, fingir que não está incomodada, mentir que não ficou machucada por alguma grosseria, omitir que não viu a cantada do seu parceiro para outra.

Ela é vista como uma figura perigosa. Não pode criar saudade das banalidades, extrapolar a cota de telefonemas e perguntas. É condenada a se desculpar pelo excesso de cuidado. Pedir perdão pelo ciúme, pelo descontrole, pela insistência de sua boca.

Exige-se que seja educada. Ora, só o morto é educado.

O homem inventou de discriminá-la. Em nome do futebol. Para honrar a saída com os amigos. Para proteger suas manias. Diz que
não quer uma mulher o perseguinto. Que procura uma figura submissa e controlada que não pegue no seu pé.

Eu quero. Quero uma mulher segurando meus dois pés. Segurar os dois pés é carregar no colo.

Porque amar não é um vexame. Escândalo mesmo é a indiferença."


Gaúcho de Caxias do Sul, apaixonado pela palavra, hiperativo, atento a tudo (inclusive às 'sobrancelhas dos objetos'). Poeta. Fabrício Carpinejar, vencedor do Prêmio Jabuti 2009 na categoria "Contos e Crônicas" por Canalha! (uma ode ao homem contemporâneo), lança neste mês A Mulher Perdigueira, pela editora Bertrand Brasil. Trata-se de um desdobramento de Canalha! e de O Amor Esquece de Começar - livro de estreia em prosa do autor, que reúne 113 crônicas. Em texto de próprio punho do autor, sobre a gestação de sua mulher perdigueira, veja aqui.

 



Serviço:

- Rio de Janeiro: dia 04/06 sexta-feira, às 19h30, na Livraria Argumento (R. Dias Ferreira, 417 - Leblon - RJ). Debate com a cantora Ana Carolina. Aliás, nos dias 04 e 05 de junho, Fabrício ministra a 'Oficina de Literatura em 140 caracteres' na Estação das Letras. Veja mais aqui.

- Porto Alegre: dia 07/06, segunda, às 19h30, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country. Debate 'O amor é simples', com Martha Medeiros e José Pedro Goulart. 



Leia mais...
Um beijo
espalhando poesia
ainda uma vez mais,


Pau
la
Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618

Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn