Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,



Em poesias possivelmente escritas entre os anos 1.000 e 1.200 e guardadas por séculos dentro de uma Abadia austríaca e, depois, em um mosteiro beneditino da Baviera, antigos poetas cantavam à Roda da Fortuna, a uma Primavera simbólica que floresce e aquece os corações dos homens, chamando todos para a roda-viva eterna do amor.

Nessa primavera eternizada em poemas, 'quem desse modo pode amar, na Roda se põe a girar'. E é bem verdade: toda vez que nos tornamos disponíveis para o Amor - vulneráveis ao Amor - damos um passo sem volta para dentro dessa roda-viva que, ao sabor da sorte, violentamente nos levanta ou nos derruba, com suas inquietudes, suas manobras fortes e surpreendentes.

Assim como em qualquer brinquedo de parque, desses que oferecem as diversões mais arriscadas, há os que ficam na fila esperando a vez enquanto observam com um misto de angústia e desejo as alegrias dos que se divertem; há aqueles que passam ao largo da fila, 'ah, esse brinquedo é muito perigoso para mim'; e há os que, tendo experimentado todas as vertigens, mal esperam para brincar de novo.

Desde a Idade Média, portanto, os antigos já sabiam: apaixonar-se é entrar na roda.

Quem quer brincar?


Dicas da semana (24.04.2010 a 30.04.2010)
Lançamentos 

- segunda, 26, Suzana Vargas lança 'Leitura - uma aprendizagem de prazer', às 16h30 na Biblioteca Nacional, com debate. O convite segue abaixo.

- terça, 27, Vera Perestrello autografa 'Histórias mágicas para netos incríveis', a partir das 19h na Argumento.

- quinta, 29, Alexander Kellner lança 'Mistério sob o gelo', às 19h na Travessa do Shopping Leblon, enquanto o amigo Igor Fagundes, poeta e crítico literário, lança seu quinto livro de poemas, 'Zero Ponto Zero', às 19h na Editora Multifoco  (Mem de Sá, 126, Lapa).

- a nova editora carioca Flâneur (já com perfil no twitter @editoraflaneur) programa, como obra de estreia no mercado editorial, uma antologia diferente em que escritores mortos como Homero, Oscar Wilde, Roberto Bolaño virarão personagens de contos de uma turma que inclui Nelson de Oliveira, Carola Saavedra, Manoela Sawitzki e Marcelo Moutinho. Boa sorte para a nova editora!

 

Eventos, cursos e concursos

- segunda, dia 26, tem edição especial do 'Ponte de Versos' na Travessa 1. O evento reúne cerca de 25 poetas, entre eles Paula Cajaty, Mano Melo, Tavinho Paes, a atriz Cláudia Alencar e o grupo Organismo, formado pelos cantores e poetas Línox, Roberto Pontes e Shala Andirá. Mais detalhes sobre o evento aqui.

- quarta-feira é a última edição do Poesia no Sesi-RJ, apresentado por Claufe Rodrigues e Mônica Montone. Dia 28 é a vez de Pedro Lage e o grupo Elllas&OsMonstros.

- já estão online os livros inscritos no Portugal Telecom 2010júri inicial. e o

- os vencedores do Festival BiblioFilmes 2010 acabaram de ser anunciados no último dia 23 de abril, Feriado de São Jorge no Rio de Janeiro.

- abertas, até 31 de maio, as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Off-Flip 2010. A premiação será durante a Off-Flip, de 4 a 8 de agosto, paralelamente à Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP 2010. O regulamento pode ser lido no próprio site do Prêmio.

- a FNLIJ promove o '7º Concurso FNLIJ Curumim - Leitura de Obras de Escritores Indígenas'. Inscrições até 30 de abril e podem participar professores e educadores brasileiros. Mais informações no site da FNLIJ.

 

Novidades

 

- online a 1ª edição de 2010 de Aliás - Revista eletrônica de cultura.

- baixe a edição 27 do jornal Plástico Bolha.

- vale conferir a bela resenha do livro 'Alameda Santos', de Ivana Arruda Leite, escrita por Leandro Jardim no Fórum Virtual de Literatura e Teatro da UFRJ.  

- também já disponível a Revista EisFluências, no site do amigo poeta Abílio Pacheco.As edições anteriores podem ser consultadas no site da própria EisFluências.

- a 2ª Maratona de Contação de Histórias de Caxias do Sul, organizada pela Biblioteca Pública Municipal, junto com a Escola de Ensino Fundamental Caminho do Saber, na Praça Dante Alighieri, finalizou com um público estimado de mais de 4.000 (!!!) pessoas. Muitos vivas para a turma de Caxias do Sul!

- no Rio de Janeiro, as bibliotecas ainda são iniciativa de guerreiros e guerreiras, como o Jardim do Saber organizado pela dona de casa Walkíria Oliveira, uma verdadeira deusa-guerreira em defesa do livro e da leitura em Sepetiba.

- contagem regressiva para a Bienal do Livro de Minas, que inicia dia 14 de maio. Bela ocasião para estar entre livros e quitutes da culinária mineira...

- a APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, desde o dia 6 de abril, disponibilizou para o público seu novo portal. Vale conferir.

- Tanussi Cardoso foi o convidado do último programa Espaço Aberto, com Edney Silvestre. O vídeo já está online.

- O Hospital Mário Penna em Belo Horizonte, que cuida de doentes de câncer, lançou um projeto sensacional que se chama 'DOE PALAVRAS'. Basta uma mensagem de otimismo, e ela aparecerá nas telas do Hospital para os pacientes em tratamento. Participem!

 

Fontes: caderno Prosa&Verso, O Globo, PublishNews, Blog do Galeno e mailing pessoal da autora.


Leia mais...
Ponte de Versos na Travessa 1 - é hoje!!!

 

'Te chamas mar', aquarela de Fernanda Correia Dias

PONTE DE VERSOS E TRAVESSA 1 convidam para a leitura de poesia e performances poéticas
 
Segunda, 26/04/2010, das 17h às 20h
 
Travessa 1
Travessa do Ouvidor, 17
Centro | Rio de Janeiro
 
com vários poetas convidados:
 
Organismo(Línox, Shala Andirá e Roberto Pontes)
Cláudia Alencar
Tanussi Cardoso
Tavinho Paes
Jorge Ventura
Paula Cajaty (yessssss... estarei lá!)
Juliana Hollanda
Ida Vicenzia
Pedro Lago
Rosália Milsztajn
Cristina Terra
Gustavo Jobim
Conceição Rios
Karla Sabah
Sergio Medeiros
Cyana Leahy
Maria Luiza Wilson
Maria Thereza Dantas
Bayard Tonelli
Marcia Cavendish Wanderley
Daniel Novik
Celi Luz
Heloísa Igreja
Sergio Gerônimo
Ayassa e Bia Norek
Silvia Bagrichevsky
Larissa Loretti
Paulo Azeredo

e quem mais chegar...


Entrada franca.

Veja mais nos sites:

IbisLibris
LIBRE


Encontro reúne poetas de várias vertentes para leitura de poesias na livraria da travessa do Ouvidor, no Centro do Rio


Se há um gênero literário que não para de conquistar novos adeptos no Rio de Janeiro é sem dúvida a poesia, com círculos de leitura no Leblon, na Barra, em Copacabana e até em Niterói.

O Centro da cidade também entrou na roda e na segunda-feira, dia 26 de abril, será realizada uma edição especial do "Ponte de Versos" na Travessa 1, primeira loja da rede Livraria da Travessa, na travessa do Ouvidor, 17. O evento promete reunir cerca de 25 poetas, entre eles Paula Cajaty, Mano Melo, Tavinho Paes, a atriz Cláudia Alencar e o grupo Organismo, formado pelos cantores e poetas Línox, Roberto Pontes e Shala Andirá.

A 'Ponte de Versos' teve início em julho de 1999 na livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico. Ao longo deste período, publicou duas antologias com alguns dos cerca de 200 poetas que já se apresentaram no evento. Fundada por Sady Bianchin, atualmente a 'Ponte de Versos' é coordenada por Thereza Christina Rocque da Motta, também poeta e editora da Ibis Libris.

A Travessa 1 e seu novo perfil que privilegia as editoras pequenas e independentes vem mostrando-se um ótimo lugar para reunir poetas e amantes do gênero no Centro do Rio. Além dos acima citados, também confirmaram presença nesta 'Ponte de Versos' Sérgio Gerônimo, Tanussi Cardoso, Jorge Ventura, Paula Cajaty, Juliana Hollanda, Ida Vicenzia, Pedro Lago, Rosália Milsztajn, Cristina Terra, Gustavo Jobim, Conceição Rios, Karla Sabah, Sérgio Medeiros, Cyana Leahy, Maria Luiza Wilson, Maria Thereza Dantas, Bayard Tonelli, Márcia Cavendish Wanderley, Daniel Novik, Celi Luz e Heloísa Igreja.


Leia mais...


Promoção 'O centésimo em Roma'

 

A gente não se cansa de dar... bons livros.

Os sites Sobrecapa, Canastra de Contos e Paula Cajaty, continuam sorteando livros (grátis) online.

Agora é a vez do romance-histórico "O centésimo em Roma", de Max Mallman, publicado pela editora Rocco.

Sob a lente de Mallman, humor, fina ironia e uma profusão de referências, a Cidade Eterna dos anos 68 e 70 d.C. é recriada através da pesquisa sólida e apaixonada do escritor. Dando vida a legionários, prostitutas, senadores e césares - a maioria com existência comprovada -, Mallmann apresenta ao leitor um caldeirão onde se misturavam corrupção, assassinatos, luxúria, vinho e muito sangue. O livro ganhou um belo booktrailer no Youtube

Para conhecer um pouco mais do autor, veja o site Max Mallman. Max é roteirista, escreveu para programas como 'Malhação', 'Coração de Estudante' e 'Carga Pesada' e nos últimos quatro anos é roteirista exclusivo de 'A Grande Família'. O autor tem ainda outros quatro livros, tendo sido indicado ao Jabuti por 'Síndrome de Quimera'. 

Para concorrer, é preciso se inscrever até 30.04, pois o resultado sai dia 02 de maio, logo depois do Feriado. Veja o regulamento da promoção no site Sobrecapa.

E confira o resultado da 'Promoção: O véu' também no Sobrecapa.
 
Filhos de Carmina Burana

- Carmina Burana: Canções de Beuern. Inclui a versão integral da Carmina Burana de Carl Orff. Tradução, apresentação e notas de João José de Melo Franco. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2008.

 

É uma delícia - e uma efeméride - quando a edição de um livro se pauta por necessidades outras que não as da mera subsistência mercadológico-capitalista de uma editora. E às vezes, por isso mesmo, um livro feito com essa fé e essa paixão pode até acabar virando um sucesso danado.

Talvez seja esse o caso de 'Carmina Burana', na belíssima versão que nos foi concedida recentemente por João José de Melo Franco.

A ópera, todo mundo conhece, todo mundo já ouviu falar, ou mesmo já foi a uma apresentação chique e nebulosa na infância, de mãos dadas com a tia-avó. Mas poucos são aqueles que espicharam os olhos pela fresta das cortinas do Theatro e quiseram saber mais da história.

João José conta que foi fisgado em 1977 pelo latim dos poetas medievais e, abrindo a porta que Otto Maria Carpeaux deixou entreaberta nas poucas páginas do seu 'História da Literatura Ocidental', enveredou pelo caminho da poesia medieval até penetrar, por completo, nas edificações bávaras de Benediktbeuern, a Pequena Casa de São Benedito (e em suas canções).

(...)

A despeito de um rigor maior na escrita, é de se reparar que Carl Orff e sua escolha de poemas permanecem assombrosamente atuais: sob a Roda da Fortuna, no eterno ciclo da vida, é na Primavera da vida que o sol aquece os amores, e assim nós, os filhos dessas canções de amor, nos pomos a entrar continuamente nessa Roda: quisquis amat taliter, volvitur in rota.


Leia mais...

Um beijo
entre vertigens,

Pau
la
Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618

Find us on Facebook      Follow us on Twitter      View our profile on LinkedIn