Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,


Feito poesia, a chuva desaba lá fora. As duas são de águas que infiltram e respingam, as duas invadem cidades invisíveis, alagam esquinas de sonho, derramam-se no indizível.

Dentro do carro, no meio da tempestade, os parágrafos escorrem junto com os pingos que filtram a luz de fora na janela. E eu já não sei se é o texto que se derrete para dentro de mim. Estranhamente perdi o medo de afundar nessas águas de caos e sombras. O livro aberto no colo me puxava mais que a correnteza ruidosa dos relâmpagos.

A poesia sempre chega pelas frestas de cada um, por onde mais deixamos portas entreabertas, e entra inundando por onde mais dói e espanta.

Para sentir melhor essa força - a da chuva e a da poesia - , às vezes é preciso coragem para abrir a janela e se deixar molhar.


Dicas da semana (05.04.2010 a 09.04.2010)
Lançamentos
 

- terça, 6, Gisele Joras, dramaturga e roteirista, lança seu segundo romance 'Um instante a pulsar na memória', prefaciado pelo amigo Marcelo Moraes Caetano. O evento acontece na Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19h (...) Também no dia 6, Fred Góes mostra 'O poço de Campaná', publicado pela Língua Geral, às 19h na Travessa de Ipanema. 

- quarta, 7, Lucia Koury, da editora Outras Letras, convida para o lançamento do livro 'Histórias de um pescador', de Paulo Cesar Domingues da Silva, na Livraria Museu da República, a partir das 18h30.

- dia 8, quinta, às 19h, Rosália Milsztajn re-lança 'A história dos seios', na loja Consô Herkenhoff do Shopping da Gávea (lj. 115).

- para deixar na agenda: dia 12 de abril, Tanussi Cardoso comemora os 30 anos de seu primeiro livro com o lançamento da coleção '50 poemas escolhidos pelo autor', publicado pela Editora Galo Branco (...). O coquetel (regado pela Vinícola Aurora) acontece na Casa de Cultura Laura Alvim, a partir das 18h. O convite vai abaixo.

 

 

Eventos e cursos

- A Casa do Saber anuncia seus cursos para abril. Entre os mais interessantes: 'A literatura que virou cinema', com Marcelo Backes; 'Para acabar com o juízo...'; 'Paixão em um mundo globalizado...'; 'Entretenimento, comunicação e cultura: a hora e a vez dos MEDIA'.

- em SP, o Projeto Cultura inscreve para seus cursos na Fundação Ema Klabin.

- dia 10, o Casarão AA abre suas portas às 14h para a 'Oficina Contadores de Histórias', com Laerte Vargas.

- na Estação das Letras, tem os '90 anos de João Cabral de Melo Neto', com Ivan Junqueira e Antonio Carlos Secchin. 

 

Novidades

- Halime Musser, empolgada com o sucesso de suas resenhas no Facebook, acaba de inaugurar o blog Mundo de Resenhas. Vale conferir...

- Valéria Martins, que já mantinha o blog Pausa do Tempo, acaba de inaugurar o site da sua recém-lançada agência Shahid Produções Culturais. Desde 2008, Valéria já trabalhava na produção de eventos e inserção de escritores em feiras e eventos, e agora representa autores como Adriana Lisboa, Guilherme Fiúza e Tatiana Salem Levy, entre outros. 

- Marcelo Moraes Caetano, recém-ingresso poeta da APPERJ, anuncia seu primeiro romance 'Mar de paixões', prefaciado por Mia Couto. O livro está previsto para 2011, a sair pela Nova Fronteira.  

- o amigo e poeta português Fernando Aguiar registra em fotos o lançamento de seu novo livro de poemas visuais em O contrário do tempo. A inauguração da exposição de mesmo nome "Linguagens D'escrita(s) - Poesia Experimental do Arquivo Fernando Aguiar", aconteceu na Biblioteca Municipal António Botto. Estiveram presentes alguns dos artistas representados, como Ana Hatherly, José-Alberto Marques, António Barros e Avelino Rocha. Fernando Aguiar também mantém os blogs Po-Ex e Domador de sonhos.

- a edição de março da Revista Germina já online.

- A Academia Mineira de Todas as Artes divulga seu blog, no qual pretende reunir os diversos tipos de manifestação cultural de BH, incluindo artistas plásticos e músicos.

- Ronaldo Werneck e seu livro continuam dando pauta: o autor acaba de ser entrevistado para o suplemento cultural do jornal O Tempo, de BH, sobre a biografia do amigo Humberto Mauro.



Fontes: caderno Prosa&Verso, jornal O Globo, suplemento Ideias&Livros, Jornal do Brasil, Agência Riff, PublishNews e mailing pessoal da autora.



Leia mais...
Para escrever poemas


para escrever poemas
é preciso um certo des-equilíbrio
uma pergunta que ronda
sem o rigor da resposta
uma expectativa que paira
ou cisma que voluteia
nessa leve falta de ar.


Leia mais...
A casa das claraboias

 

Toda casa quer aprender a eternidade.

Mas com ela era diferente. Ela era assim feito leito de rio, por onde os amores passavam sem deixar vestígio, copa de árvore entardecida, pouso de estrada fuleira.

Depois do último morador trancar as janelas, ela quis dormir uma eternidade.

Até o dia.

Ela nem amanheceria daquela quietude, quando um alarido de voz miúda veio acordar. Ele despertava com vontade, cedinho, coisa de criança nova.

Aos poucos foram se espalhando prendas e roupas em seus cantos. Os risos engatinhavam pelas paredes de barro e pedra, manchavam portas e janelas, despenteavam as franjas das cortinas.

Ela gostava daquilo como se pudesse ser para sempre.

Nos verões o sol vinha com força e se filtrava no vidro colorido dos vitrais. Ela deitava junto dele, projetando verdes, violáceos e rubros sobre a pele meiga. Deitado debaixo das suas cores, debaixo do olhar de abrigo e pertencimento, os dois eram apenas um.

Foi assim durante um tempo. Quando a meninice subia até o telhado. Quando ela tentava imaginar as coisas como eternidades.

Mas, a eternidade ainda não era isso.


A continuar

Leia mais...
Promoção: 'O véu'

 

Os sites Sobrecapa, Canastra de Contos e Paula Cajaty, continuam sorteando livros online.

Agora é a vez do romance thriller "O véu", de Luis Eduardo Matta.

No livro, a personagem Araci Quintanilha, proprietária de uma casa de leilões, espera a aproximação de um leilão no qual estará à venda a tela 'O Véu'. A obra, que todos acreditavam ter sido destruída em um incêndio, retratava uma mulher seminua, usando o véu islâmico. O quadro é associado a inúmeras mortes, inclusive a do pintor, Lourenço Monte Mor. (...) Mais empolgante, impossível!

Para conhecer um pouco mais do autor, leia a entrevista com Luis Eduardo, publicada no site da Editora Primavera Editorial.

Um exemplar do romance, autografado, será sorteado entre os leitores que participarem da promoção.

Para concorrer, veja o regulamento da promoção no site Sobrecapa.

Os resultados das Promoções anteriores também estão divulgados lá.
 
Um beijo
inquieto de chuva
ensopado de poesia,


Pau
la

Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618