Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,

Ainda que eu imaginasse que o calor duraria para sempre e que todos os dias seguiriam farfalhando sob o sol aberto, o tempo se incumbiria de lembrar: mais que o corpo, é necessário exercitar a liberdade.

Quando acontece aquele murmúrio de prazer, dizendo que algo nos é caro ou importante, devo lembrar que é preciso deixar ir.

A bomba de creme, o cheiro de baunilha na pele das crianças, o açúcar de confeiteiro sobre o mil-folhas, o beijo com achocolatado, o perfume que reveste a cama de tarde, o toque do lençol de algodão, o abraço estreitado no pescoço, o eu-te-amo dito baixo antes de dormir, nada disso me pertence - embora pareça tão verdadeiro e meu. Tudo isso é só emprestado, tem data para deixar de ser.

O melhor a fazer é estar bem atento, e olhar e ouvir e sentir, tanto quanto for possível, e exercitar a liberdade.

Permitir que aquilo que temos de mais caro se vá, que exista ao longe, que espalhe prazer em outros mundos. Sem alarde, sem resistir. É um exercício difícil e doloroso. Mas só assim aprendemos a guardar para sempre, só assim podemos esperar que um dia voltem.

Eu estarei aqui, exatamente aqui, esperando.

Dicas da semana (27.02.2010 a 05.03.2010)
Lançamentos 

- dia 1º de março, segunda, as descoladíssimas Réptil Editora e Galeria Tempo convidam para o lançamento e a exposição 'Rio de Cantos 1000', com fotografias de Custódio Coimbra. O evento acontece na própria Galeria Tempo, a partir das 19h, e a exposição fica até 24 de abril, de terça a sábado, sempre das 11h às 19h. O convite vai abaixo.

- dia 4, quinta, Liv Sovik mostra que 'Aqui ninguém é branco', às 19h na Blooks Livraria. No mesmo dia e mesmo horário, tem 'Caribé, Verger & Caymmi - Mar da Bahia', na super-chique Casa Julieta de Serpa. Esse promete! 

- na segunda que vem, dia 8.03, Dia da Mulher, Rosália Milsztajn autografa 'A história dos seios', a partir das 18h na Casa de Cultura Laura Alvim (Vieira Souto, 176, Ipanema). Na Saraiva do Rio Sul, às 19h, Katia Pino re-lança 'Sou mulher'.

- a Revista Ficções lança seu próximo número em março, na Travessa 1. A conferir.

- já nas livrarias a nova edição de 'Orgulho e preconceito' (Jane Austen) da LP&M, com tradução de Celina Portocarrero. A tirar pela beleza da capa, e pelo quilate da tradutora, a edição vem caprichadíssima.

 

Eventos e cursos

- o futebol na literatura anda mesmo em alta... O CCBB-Rio, dia 2, terça-feira, apita o início do jogo: 'Brasil, futebol e livros', reunindo o super-querido Flávio Carneiro ('Passe de letra') e Roberto Porto ('Botafogo: 101 anos de histórias'), sob mediação do amigo Marcelo Moutinho

- entre 17 e 20 de março, no Festival de Curitiba, o primeiro livro de Juca Kfouri 'O passe e o gol' estará sendo encenado pelo grupo Teatro do Grande Urso Navegante. Após a peça, tem bate papo: 'A importância da arte, do lazer e do esporte na formação da criança'. (...)

- no Crânio, o curso 'Nietzsche e a Arte', com Alexandre Ferreira de Mendonça, dias 17 e 24 de março, das 19h30 às 22h (Pacheco Leão, 94, Jardim Botânico).

- a programação da Estação das Letras para março está intensa: entre os professores, Nilza Rezende, Carlito Azevedo, Silvia Carvão, Luiz Raul Machado, Afonso Henriques Neto, Ruy Castro, dentre outros.

- a Casa do Saber também apresenta o programa de cursos e aulas-espetáculo. Os destaques vão para 'Celebrando Gullar', dia 3 de março, às 20h, com Ferreira Gullar, Adriana Calcanhotto e Antônio Carlos Secchin; (...) 'Faces do amor na história', com Mary Del Priore, também às quartas, 20h; 'Crise da política x Sociedade em movimento', com FHC (é ele mesmo, o ex-presidente), dia 8.03, às 20h; (...) ; e, por fim, 'Fernando Pessoa', por Cleonice Berardinelli, nas terças de março, às 20h.

 

Novidades

- acabo de receber o livreto da 3ª edição do Prêmio CNI SESNI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas, com imagens e informações dos artistas ganhadores. Meus agradecimentos a Marcos Vilaça, pela dedicatória carinhosa e pelo belo presente. A exposição, inaugurada no dia 26 de fevereiro, continua até 25 de abril, no MAM-Rio

- a Agência Riff informa, em seu site, que agora representa a Random House India, a Agencia Literaria Marco Vigevani, da Itália, a Sterling Lord Literistic, de Nova York, e já faz planos com uma editora russa e outra israelense. Quanto mais diversidade na livraria, e quanto mais longe a literatura brasileira puder chegar, melhor. Os autores, e leitores, agradecem!

- aliás, ainda falando na Agência Riff, a entrevista concedida por Frances de Pontes Peebles, autora de 'A costureira e o cangaceiro', concedida ao querido Márcio Vassallo, está linda. Vale conferir.

- vários amigos foram selecionados para a turma especial de José Castello, na Estação das Letras, na qual serão produzidos textos para fins de publicação de um livro de contos organizado pelo próprio Castello. Parabéns aos amigos Ana Cristina Melo, Leonardo Villa-Forte, Anna Soledade, Dagmar Bandeira, e aos demais integrantes da turma. Agora, é esperar pelo belo livro... 

- no dia 1º de março, aniversário de 200 anos de Frédéric Chopin, será transmitido o recital de Marcelo Moraes Caetano no Palácio das Tulherias. Um pedaço da abertura está aqui. Aliás, Marcelo anda de parabéns: agora faz parte do casting artístico da Orquestra Sinfônica de Viena, convidado pelo próprio Fabio Luisi, regente titular, como consta no site da Talent House. Por fim, agradeço a Marcelo a bela interação poética 'Metamorfose demasiado humana'.

- a iniciativa do Grupo Silvestre merece ser repetida: o Grupo, que ganhou esse nome por ter sido idealizado por Edney Silvestre, assinou um Manifesto em defesa da narrativa e da popularização da literatura. Saiu uma nota no caderno impresso e o texto, na íntegra, está no blog do Prosa Online

- a assessoria da Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul contou, exclusivamente para este site, como foi o evento 'Noite na Biblioteca', que teve direito a aparições do Conde Drácula, dos personagens dos filmes Harry Potter e Crepúsculo, e com a exibição do filme 'Coração de Tinta', antes da turminha virar abóbora. A Diretoria da Biblioteca ainda lembra que a réplica da Livraria Saldanha está nos Pavilhões da Festa da Uva e em breve participará da 'II Maratona de Contação de Histórias'.


Fontes: caderno Prosa&Verso, jornal O Globo, suplemento Ideias&Livros, Jornal do Brasil, site da Agência Riff, e mailing pessoal da autora.

Leia mais...
De Cataguases a Lisboa

- Ruffato, Luiz. Estive em Lisboa e lembrei de você. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2009.

 

Certos romances se notabilizam por permitirem uma leitura densa, dramática, profunda e alongada. Realmente, é difícil conseguir reproduzir a dramaticidade de uma cena apenas com palavras, sem outros recursos audiovisuais. Mais difícil ainda é atingir a mesma dramaticidade sem que a narrativa acompanhe idêntico tom. O novo livro de Luiz Ruffato, contudo, consegue essa proeza, trazendo um véu de leveza e graça por sobre a gravidade dos fatos, perpassando com bom-humor a tensa realidade que se desenrola de forma subjacente.

Apesar de existirem outros livros com a temática do imigrante, Ruffato sabe encontrar seu lugar e seu diferencial.

(...)

'Estive em Lisboa...', não trata apenas de Serginho. Serginho é o porta-voz de inúmeros outros personagens que tangenciam a história e possuem importância equivalente. É ele quem narra as próprias limitações, mas também as mediocridades alheias. A esposa de ideia fraca, a irmã gorda e gananciosa, o cunhado esperto, os sogros prepotentes, os amigos fracassados, o médico obstetra que receita fórmulas para fumantes, o português saudosista, o garçom do leste-europeu, a conterrânea alterneira, todas as figuras compõem o fracasso total de uma só classe, num retrato ácido daquilo que se convencionou intitular a 'nova classe média', aquela que pode comprar uma motocicleta barata, mas sequer imagina os desafios de uma viagem além-mar.

Releva, ainda, no livro, a coragem do autor de expor, com realidade e precisão, a dificuldade da vida no interior e a decepção ainda maior ao se tentar alcançar um sonho fora da terra natal (especialmente em Portugal que, em tese, seria uma espécie de matriz sócio-política brasileira, uma meca dos desejos irrealizados). É, de fato, uma verdadeira lição para todos aqueles que acreditam na fuga como sua melhor alternativa.

Por fim, apesar de compôr uma história sobre 'Amores expressos', o personagem Serginho não se acerta com ninguém. No entanto, toda história de amor, para assumir contornos de verdade, é uma história de desamor. 'Estive em Lisboa...' é exatamente sobre isso, sobre alguém que parte e se agarra às lembranças, porque não há mais nada onde se agarrar. Uma história, à primeira vista simples e engraçada, não fosse o desamor da esposa, o desamor da família, dos conterrâneos, da pátria e do estrangeiro, todos eles sendo narrados e costurados de forma completa, com todos os sentidos - esses, sim - bem expressos e possíveis.

Leia na íntegra...
Mais jeitos de se ver e se falar

O site paulacajaty.com acaba de ganhar uma turbinada!

São duas novas formas de interação com a inauguração do componente de Comentários e o botão Tweet Me. Isso tudo, além da integração Twitter - Facebook - Blip.fm da poeta mais online do Brasil!

Para tuitar, é super simples: basta apertar o botão e estar logado no twitter.com, que a postagem é automática e sincronizada. Para comentar, basta clicar na frase 'Escreva um comentário' e preencher os campos abaixo da postagem a ser comentada.

Claro que não serão aceitos comentários ofensivos, injuriosos ou que infrinjam leis e demais normas da boa-conduta na internet. Além do mais, todos eles serão moderados e poderão demorar algum tempo para aparecerem habilitados na página.

Fora isso, quem quiser falar diretamente com a autora sem deixar registros no site, continuam funcionando os dois ícones de Contato que ficam no cabeçalho da página à esquerda, ao lado da data, assim como no menu 'Veja mais', também à esquerda.

Obviamente, mensagens gentis, consultas, sugestões, elogios e críticas construtivas sempre serão todos muito bem aceitos. 

A gente vai se falando...


Livro grátis: a promoção 'A tecelã de sonhos' continua...


Inaugurando as promoções do site Sobrecapa, em parceria com o blog Canastra de Contos e o site Paula Cajaty, um romance autografado de "A tecelã de sonhos", de Ângela Dutra de Menezes será sorteado. 

Dezenas de participantes já se inscreveram, e a promoção continua até 19 de março!

Para participar (veja o regulamento), envie por e-mail, até 19 de março, seu nome e cidade, para o email sobrecapa@anacristinamelo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. com o assunto 'Promoção'. 

Um exemplar autografado do romance será sorteado entre os leitores participantes. O resultado será divulgado até o dia 21 de março.

Em 'A tecelã de sonhos', a vida de Berenice, da infância à velhice, é narrada como muito bom humor, enquanto Berenice, uma mulher eternamente em conflito por sua origem de classe alta, se divide entre ser uma moça bem comportada e uma rebelde, criando assim situações inusitadas e divertidas.

Para conhecer mais sobre o romance, leia a resenha na seção Estante, do site Sobrecapa.


Um beijo,
emprestado,

Paula

Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618