Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,

Outubro já se acaba, o horário de verão começa, termina a primeira década desse novo século, e é como se pudesse sentir a vida correndo para outros rumos, rumos onde a maresia é mais forte, por onde as ondas batem solitárias e repetidamente ecoam por dentro.

E isso traz um certo medo, como se o entardecer desse algum aviso importante e profundo, de como vamos perdendo as pessoas, os amores, de como vamos nos perdendo de nós mesmos. E é como se a vermelhidão nas nuvens avisasse o quanto somos impotentes tentando manter as coisas como elas sempre foram, tentando manter por perto os que nos são mais caros.

Certas pessoas são tão importantes que quase nem nos damos conta disso. Essas pessoas que nunca passam tempo suficiente dentro da gente.

Os dias batem e ecoam, as horas precisam andar por outros rumos,  e só depois, bem depois, é que entendemos.

Aquela liberdade de ir e vir e não ter amarra, traz uma gravidade maior do que a juventude pedia. Apesar disso tudo, do vermelhecer das nuvens, da noite agitando o vento, do alvoroço nas copas das árvores, eu já me recolho desde agora, fecho a janela no trinco e abro o postigo.

E pego um livro, claro, esse remédio para todas as horas.


Dicas da semana (10.10.2009 a 16.10.2009)
Lançamentos 

- terça, 13, Anna Claudia Ramos conta "A história de Clarice", com debate a partir das 18h e sessão de autógrafos, na Literárea, Estação das Letras. Na Travessa de Ipanema, Nelson Cunha Mello mostra que "Conversando é que a gente se entende", a partir das 19h.

(...)

- Bartola acaba de lançar Carimbamba. O livro infantil ficou entre os mais vendidos da Bienal do Livro de Recife e já está nas grandes livrarias.

- O amigo Horácio Soares Neto noticia o lançamento de seu novo livro "O tiro e o alvo: aforismos para resolução de problemas de negócios", pela Editora Cais Pharoux.

- Ramon Mello avisa: tem livro novo na área, antes de novembro chegar.


Eventos, cursos e novidades

- Jorge Roberto Martins comanda o show 'MPB na ABL', e traz Dois Companheiros no Choro, Joel Nascimento e Josimar Carneiro, 14.10, às 12h30.

- Até o dia 16.10, estão abertas as inscrições para os Cursos de Capacitação Profissional do SNEL.

- Workshop com Moacyr Scliar, dia 14.10, das 16h30 às 21h30, na Estação das Letras. É bom correr.

- Paulo Scott manda a chamada para o IX De Modo Geral, dia 14 de outubro a partir das 21h. O convite vai abaixo. Entre os convidados, Yamandu Costa, Márcio-André, Manoela Sawitzki, Ramon Mello e Vitor Paes. A turma vai estar toda lá.



- Douglas Lara noticia o Rodamundinho 2009, em Sorocaba, SP. (...)

- os poetas Elaine Pauvolid, Luis Serguilha e Thereza Christina estarão na Ponte de Versos de 19.10, a partir das 21h no ArtHostel (Silveira Martins, 135, Catete), juntamente com a turma da Arte em Andamento, Adriana Monteiro de Barros e Cristina Terra.

(...)

- o escritor e amigo Beto Palaio, de Sampa, encaminha página do The New York Times, com Herta Müller, que ganhou o Nobel de Literatura de 2009, e alguns trechos de três de seus livros. Valeu, Beto!

Traveling on one leg (...)

Nadirs (...)
 
The Land of Green Plums (...)


Leia mais...
 
Fontes: Caderno Prosa&Verso, jornal O Globo, Suplemento Ideias&Livros, Jornal do Brasil, e mailing pessoal da autora


Afrodita, cruzando los Andes
Claudio Luis Sesín, escritor e poeta de San Fernando del Valle de Catamarca, Catamarca, Argentina, fala de poesia ibero-americana na rádio local de Catamarca e reproduz seu conteúdo no inspirado blog 'Los Navegantes de la Cruz del Sur'.

Claudio foi colaborador da revista "Ideas para uma cultura popular" e integrou a redação do periódico cultural "El Croponopio", do Movimiento de Escriottes por la Liberación - MEL.


Sesín publica suas poesias desde 1993, com 'La Barbarie' e, em seguida, não parou mais, publicando 'El Círculo de Fuego' (1997), 'El Signo del Crepúsculo' (2006) e 'El Libro de los Poemas Casuales' (Buenos Aires: Editorial Dunken, 2008), este último já traduzido para o português, por Anderson Braga Horta e Antonio Miranda.  


Na Folha nº 5 de 'Los Navegantes...', Claudio Sesín reproduz algumas poesias de Afrodite in verso, versadas para o espanhol por Eugenia Gay.

Paula Cajaty - Afrodita in Verso (2008)

NOITE ABERTA

no fim do dia
quando o sino da igreja
canta sua musica mais longa
também escuto sua voz
tardia
iniciando a noite
chamando para o escuro
e tudo fica nublado
no som da tarde
se despedindo
apagando luz
desligando
entre tanta vontade vã
saindo
pra só voltar
na saudade
quem sabe
amanhã...

NOCHE ABIERTA

al final del día
cuando la campana de la iglesia
canta su canción más larga
también escucho su voz
tardía
iniciando la noche
llamando a la oscuridad
y todo se nubla
en el sonido de la tarde
despidiéndose
apagando la luz
desligando
entre tanta vana voluntad
saliendo
para sólo volver
en la saudade
quién sabe
mañana...

Os Bastardos de Tarantino


- Inglorious Basterds. EUA, 2009.

Tarantino sabe que o cinema é feito de imaginação, que é ilusão pura e nada mais. Então, partindo dessa premissa, ele mostra que domina essa arte imagética como nenhum outro, usando fatos reais subjacentes a uma história que atravessa os limites do imaginável, atingindo o fantástico, o inverossímil.

A par da violência, sem dúvida 'Bastardos Inglórios' é o filme do ano. Desde o roteiro, a direção e o cast, passando pela trilha sonora e os recortes no tempo, Tarantino une diversas influências feito um DJ cinematográfico, passeando pela história real, pelas línguas nativas das locações (francês, alemão, inglês) e pelas referências a diversos diretores, livre como quem narra um conto de fadas, sob a licença do "Era uma vez...", anunciado desde o princípio.

Leia mais...

Um beijo avermelhado, agitado,
alvoroçando as copas das árvores,
feito noite de verão,
Paula