Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,

Vozes poéticas são sempre diferentes, ainda que falem a mesma coisa. Ainda que o mesmo tempo passe, a chuva exibe sua voz, bem diferente de quando faz sol.

E assim cada coisa mais simples poderá ser dita de tantos mil modos diferentes.

Mas se for dita na voz de um poeta, um poeta que se imposte com força e identidade, será sempre de um mesmo jeito, um jeito todo especial, por mais que se tente, experimente, recorte e invente.

Difícil levantar sua voz em meio ao alvoroço de tantos gritos, por entre os rumores de um tempo que passa cada vez mais rápido? Bastam apenas alguns exercícios que poderão ser feitos só ou acompanhados.

Desligue o computador: você só precisará de papel e lápis.

Escreveu a poesia. Pois bem. Então a torne mais extensa e palavrosa e, a seguir, recorte-a sem pena, vá enxugando as palavras muito derramadas. E então você compara, sente, fala alto, pensa nela, na poesia e vai vendo do que gosta, vai descobrindo o jeito que é o seu jeito, particular e único de escrever. Isso levará tempo (e se tiver alguém para treinar junto, tanto melhor, o tempo lhe parecerá mais breve).

De repente, assim como um susto, a sua poesia ganhará uma característica só sua e vai deixar de parecer com as tantas outras que circulam. Sua poesia se levantará, altiva, será o seu canto próprio na alvorada, um bem-te-vi soerguido no farfalhar do passaredo.

Com o tempo, a poesia se tornará o seu reflexo.

E nada mais que escreva deixará de ter a sua voz.


Dicas da semana (26.09.2009 a 02.10.2009)
Lançamentos

- Acaba de ser lançado pela amiga escritora Celia Maria Maciel, no Saguão do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, "O país do nariz, dos olhos, da boca & de outras partes interessantes". O livro é um charme, com toques de poesia, para as crianças em fase de descoberta do próprio corpo.

- terça, 29, Ziraldo mostra quem é "O mais querido do Brasil", às 12h. A dica para matar essa charada é que o lançamento acontece na Loja FlaShop (Quitanda, 87, Centro).

- quarta, 30, Julio Correa assina "E-mails para Clarice: ensaio sobre o medo de amar", às 18h na Travessa do CCBB-Rio, (Primeiro de Março, 66, Centro) (...)

- sexta, dia 2, Helena Trindade lança "Livros", às 19h30 na Travessa de Ipanema.
 
Eventos e cursos

- Na Estação das Letras, Luiz Ruffato faz um "Laboratório de vivência literária" nos dias 17.10 e 21.11, das 10h às 16h. Márcio-André inaugura, também na Estação, a "Usina experimental de poesia sonora", sempre aos sábados. Veja o convite. Como se não bastasse a excelente programação, a Estação também traz José Castello e Felipe Pena para oficinas de crônica. 

- O Festival de Pipa anuncia a programação online.

- A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco começa no dia 3 de outubro. A programação está online no Recanto das Letras.

- A nova exposição de Sandro Nolding "Em Cantos do Rio II", que teve vernissage de abertura no dia 24 de setembro, fica no Clube Militar, trazendo 31 obras que retratam paisagens e cenas cariocas (Santa Luzia, 789 - estação metrô Cinelândia, Centro). Mais sobre o trabalho do artista em seu blog pessoal.
 
Novidades

- Márcio Vassallo responde à minha pergunta sobre beleza e encantamento, em sua coluna: "O que torna uma mulher realmente bela?"

- A resenha de minha autoria sobre o "Dicionário Amoroso da Língua Portuguesa", acaba de ser publicada na Revista Médio Paraíba, editada por Giovani Miguez, na editoria 'Estante - vale a pena ler'. 

- um destaque vai para o livro "Meditações diárias para mulheres que amam demais", que sai pela Rocco, traduzido por Maria Alice Paes Barreto, uma das responsáveis pelo Curabula Livroclube.

- o projeto Segunda Chance, em Taguatinga-DF, atende adolescentes e jovens com ações educativas e culturais. Andrey do Amaral, um dos responsáveis, recebe doações de livros (...)
- Andrey do Amaral também é notícia no PublishNews e está com um LivroClip no YouTube sobre seu livro "O máximo e as máximas de Machado de Assis". Muito bem bolado.

- a Antologia Literária Cidade faz a chamada dos poetas e escritores de todo o Brasil para que integrem o volume II e III. A primeira edição já está pronta (...)

- Está online a edição de setembro do Jornal de Cultura e Política Algo a Dizer. Atenção para o ótimo conteúdo: entrevista com Cristina Buarque, (...) e a resenha de "O pássaro raro", do filósofo Jostein Gaarder (autor de "O mundo de Sofia), por Paula Cajaty.

- a 4ª Folha dos Navegantes de la Cruz del Sur, traz poesias de García Lorca e traduções de Mariana Ianelli. 

- para fechar a programação, vale conferir a exposição "A new sentimental journey", a partir do dia 15.10, no Paço Imperial no Rio, (...) Alair também escreveu um diário de sua passagem pela Inglaterra, França, Suíça e Itália, agora editado em livro (Cosac Naify, 70 pp., R$ 89).

Leia mais...
 
errata: Ana Cristina Melo, uma das ganhadoras do especial "É quase noite...", é analista de sistemas e escritora, do Rio de Janeiro.
Fontes: Caderno Prosa&Verso, jornal O Globo, Suplemento Ideias&Livros, Jornal do Brasil, e mailing pessoal da autora

Cartas na mesa
 

 
- Rilke, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta e A canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke. São Paulo: Globo, 2001.


Todo poeta precisa de um tutor, um interlocutor que admire e reverencie, a quem se exponha sem medo, alguém a quem confie seu íntimo, a quem se revele sem máscaras e arrogâncias. Senão para aprender a escrever melhor, que seja para aprender a viver.

Ainda que o trabalho poético se dê no silêncio, na obscuridade de um quarto, no lusco-fusco do dia, é preciso ouvir alguém mais sábio, mais experiente, ou que simplesmente tenha vivido o suficiente para descortinar caminhos. Ainda que não seja poeta.

Nei Duclós e Cecília Meireles redigem prefácios preciosos, que fazem antever a importância das cartas do poeta Rainer, já sentidas como peças atemporais da literatura.

Em 'Cartas a um jovem poeta', Rilke de fato espelha o imaginário romântico de sua época. Erige a angústia e a solidão como formas de se sublimar, encontra na infância um conceito de pureza e inocência que mais tarde seria desmontado por Freud, evoca o bucolismo das paisagens como alguma lembrança eterna de seus antepassados. No entanto, grande parte de suas orientações continuam válidas - ao menos para poetas - mais de cem anos após terem sido proferidas.

A beleza das cartas de Rilke reside, sobretudo, na intensa troca, na comunhão construída entre mestre a aprendiz, coisa rara de se encontrar nesse mundo reduzido a superficialidades e relações fragilizadas. O poeta, alçado a mestre por eleição, desenvolve uma espécie de paternidade artística, uma proteção sobre-humana ao irresignado Kappus, aliviando sua angústia de poeta trancafiado na carreira militar.

Leia mais...
Destaques do 51º Jabuti - 2009



Nesta terça-feira (29/09), em São Paulo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou os vencedores da 51ª edição do Prêmio Jabuti. Foram apresentados os três ganhadores (primeiro, segundo e terceiro lugares) em cada uma das 21 categorias do concurso (confira a lista completa no site da CBL).

(...)

Abaixo vão os destaques para alguns dos ganhadores:

(...)

Reportagem
- Zuenir Ventura, com '1968 - O que fizemos de nós', Editora Planeta do Brasil

(...)

Poesia
- Alice Ruiz, com 'Dois em Um', Editora Iluminuras
- IMS, organizando poemas de Ana Cristina Cesar, 'Antigos e soltos: poemas e prosas da Pasta Rosa'
- Eucanaã Ferraz, com 'Cinemateca'

Contos e crônicas
- Fabrício Carpinejar, com 'Canalha! - Crônicas', Editora Bertrand Brasil
- Rubem Alves, com 'Ostra feliz não faz pérola', Editora Planeta do Brasil
- Déa Rodrigues Rocha, com 'Os comes e bebes nos velórios das gerais e outras histórias', da Auana Editora

Juvenil
- Rodrigo Lacerda, com 'O fazedor de velhos', da Cosac Naify
- Flávio Carneiro, com 'A distância das coisas', do Grupo SM

Romance
- Moacyr Scliar e seu 'Manual da paixão solitária', Ed. Schwarcz
- Milton Hatoum, 'Órfãos do Eldorado', Ed. Schwarcz
- Daniel Galera, 'Cordilheira', Ed. Schwarcz
 
Fonte: site da CBL

Veja links e leia mais...
O meu beijo
a exercitar poesia,
Paula