Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,

Um semestre bate a porta atrás de mim. Essa porta que não se abre mais, e fica trancada na lembrança.

Mas vão se abrindo tantas e tantas outras, que nem sempre é fácil saber com exatidão por onde entrar.

Eu apenas peço bençãos de Alguém que me olhe do alto e ilumine essas minhas portas, essas que me guardam e me protegem, essas que me abrem novos e misteriosos caminhos.

Enquanto vamos andando juntos por essas estradas do Rio, rezo um pouco, leio outro tanto, e vou escrevendo no branco das páginas alguma poesia, só um pouco, para espantar o assombro.
 
Dicas da semana (27.06.2009 a 04.07.2009)
>> NO RIO

Lançamentos
- terça, Laura Góes abre as portas de "A cozinha da Alcobaça" com receitas do restaurante da Pousada charmosa de mesmo nome, a partir das 18h30 na Argumento Leblon, enquanto Roberto DaMatta autografa suas "Crônicas da vida e da morte", a partir das 19h na Travessa de Ipanema. Na Livraria Odéon será lançado o "BLABLAblogue, Crônicas e confissões", a partir das 19h30, com textos de vários autores organizados por Nelson de Oliveira.

(...)

Eventos e cursos
- segunda, dia 29, às 19h30, tem encontro promovido pela Revista Granta nº 4, da editora Alfaguara e Casa do Saber, sediado nesta última, reunindo Luis Fernando Veríssimo, Sérgio Sant'Anna, Adriana Lisboa e Francisco Bosco. O bate-papo é sobre "A ambição do escritor". A Casa do Saber também faz a chamada para os cursos de julho, com Evando Nascimento e Márcio Scarlercio.
(...)
- Abertas as inscrições na Estação das Letras para "A prosa de ficção: sua criação e seu alcance", com Luiz Ruffato.
- Na semana seguinte à Flip, José Castello emplaca de novo na Estação das Letras com a "Oficina da Imaginação", dias 6, 7 e 8 de julho, das 18h30 às 21h30, e após seu término, Maria Helena Lemgruber continua no mesmo horário com a oficina "Extremos: círculo de leitura de ficções radicais - lendo memórias do subsolo de F. Dostoievski, dias 9 e 10 de julho, complementando dia 11, das 10h às 14h.
(...)

Novidades
- Acho uma certa graça desses críticos de ocasião que fazem a maior festa para um livro recém-lançado e depois são obrigados a uma revisão de suas primeiras avaliações, reduzindo a nota de crédito. (...)


>> EM PARATY

> NA FLIP
Na programação oficial da Flip 2009, o destaque vai para as seguintes mesas:
- dia 2 (quinta):
2 - Separações (...)
3 - Verdades inventadas (...)
5 - Deus, um delírio (...)
- dia 3 (sexta):
6 - Evocação de um poeta (...)
8 - Sentidos da transgressão (...)
9 - O eu profundo e outros eus (...)
10 - Sequências brasileiras (...)
- dia 4 (sábado)
12 - Entre quatro paredes (...)
14 - Fama e anonimato (...)
- dia 5 (domingo)
17 - As sem-razões do amor (...)
18 - Antologia pessoal (...)

> NA FLIPZONA
Imperdível o bate-papo sobre mídias e comunicação com Marcelo Tas, sábado, às 10h, assim como as animações sobre a obra de Machado de Assis, a partir das 18h30.

> NA FLIPINHA
A programação é deliciosa, até para adultos! Os destaques especiais:
dia 1º.07
- Entre imagens, sonhos e palavras, às 13h30, com Rosinha Campos, Márcio Vassallo e Maria Fabiana Sales (med.)
- Histórias Fantásticas, às 15h, com Luciana Savaget e Rosa Amanda Strausz e Flora Salles (med.)
dia 02.07
- Tecendo Histórias, às 8h30, com Marina Colasanti, Nilma Lacerda e Nina Silva (med.)
- Ler e brincar com textos e histórias, 10h, com Ana Raquel, Caio Riter e Célia Flud (med.)
dia 03.07
- O mistério e a literatura, às 10h30, com Carlos Heitor Cony, Anna Lee e Amaury Barbosa (med.)

> NA FLIP - CASA DE CULTURA
- sexta, dia 3 de julho, às 10h30, tem o debate "Acordo Ortográfico em questão", com o angolano Ondjaki, Marcelino Freire e Marcelo Moutinho (med.)
(...)

> NA OFF-FLIP
- o projeto "O Escritor na Praça", inserido no Circuito Paralelo de Ideias, e que acontece na praça Vanessa Porto, traz Elaine Pauvolid na sexta-feira, 3.07, à tarde, entre 14h e 16h30, para autografar seu "Leão Lírico".
- o projeto "Café Literário", que acontece no restaurante 'O Café', traz Luiz Ruffato e Guiomar de Grammont (...) Antonio Carlos Secchin (...) Clóvis Bulcão (...) e Lúcia Bettencourt (...).

> NA CASA JORNAL DO BRASIL
- a mostra "A França no Jornal do Brasil" é uma ótima pedida, com 50 fotografias de personalidades francesas clicadas desde 1959 pelos fotógrafos do jornal, e fica aberta ao público.
- na sexta, dia 3, o jornalista Jean-Pierre Langelier, do jornal Le Monde, fala às 15h, sobre "A visão francesa de imprensa", e sábado Ivo Pitanguy palestra sobre "A visão francesa de beleza e felicidade". A casa funciona de quarta a domingo, na Rua Samuel Costa, 18.

 
Foto: Renato Ferraz
 
A tenda já está armada. Agora é pegar o carro e ajudar esse circo a pegar fogo.


Leia mais...

Fontes: Caderno Prosa&Verso, O Globo, Suplemento Ideias&Livros, do Jornal do Brasil e mailing pessoal da autora.
Arrimo para poesia


- Prata, Lóla. Arrimo: dicionário de rimas: moderno e compacto. Bragança Paulista, SP: Ed. do autor, 2008.
 
Todo bom poeta sabe que poesia não é apenas um amontoado de palavras medidas e rimadas. Sabe, ainda, que poesia é algo indefinível, é filosofia, é psicologia, é metafísica, é o misterioso uso da linguagem para a expressão das belezas do imponderável.

No entanto, todo bom poeta também repara que não se faz poesia sem o cuidado com cada sonoridade e ritmo, sabe que é preciso fazer a demorada lapidação em cada verso, porque a palavra, ao ser concentrada em seu máximo na poesia, assume um peso maior que aquele ordinário que ostenta na linguagem corrente.

A poesia deve parecer inevitável, evidente, simples e epifânica. E normalmente isso acontece num esforço do poeta que não pode se revelar no texto. O poeta usa as palavras comuns e as torna incomuns, extraindo-lhes mágica e música, como nos ensina Jorge Luis Borges em seu precioso "Esse ofício do verso". (...)

Leia mais...


Continuidades


a dor atravessa, o tempo passa,
crianças crescem, bairros nascem.

eu apenas continuo - margem
eu e esse silêncio atroz que despedaça.
 

Leia mais...

A todos, uma semana
de portas abertas
e novos rumos.
Com um beijo,
Paula