Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,

Na mudança da lua, a estação do frio se descortina afinal - o inverno inaugura esse tempo de introspecção e evoca a morte que antecede ao renascimento.

Em tempos assim, o escuro do dia acorda a manhã, abraça as cortinas, invade a janela e nos olha assim de soslaio, quase que impondo sua agenda de reflexão e recolhimento.

Em junho permaneço semente, floresço apenas em vontade, preservo o calor em flanelas e foulards, enquanto tons pastéis, carvalhos e amêndoas se impõem ao redor. Nessa noite em especial, a alma ainda quente se faz fumaça e se exibe embaçando o espelho.

O colorido mais exuberante, esse eu guardo para um outro tempo.

Enquanto ele não vem, abro os livros que mais abracem, que mais aconcheguem e, no intervalo entre um chá e outro, escrevo quenturas que me façam sorrir.

Dicas da semana (17.06.2009 a 21.06.2009)
Lançamentos

- Adriana Lisboa acaba de lançar "A sereia e o caçador de borboletas", domingo p.p. às 16h na Travessa de Ipanema. Uma ótima opção de compra para quem perdeu a oportunidade da FNLIJ.

- terça feira, Jaguar mostra que "Ninguém é perfeito", às 19h no Bar Lagoa.

- quarta, é dia de João José de Melo Franco assinar "Carmina Burana" às 17h30 na livraria Leonardo da Vinci, publicação da Ibis Libris. (...)

- dia 25, quinta, Ondjaki assina "Avó Dezanove e o segredo soviético", às 19h na Travessa Leblon. (...)

- sexta, 26, Natália Nami lança "O contorno do sol", às 19h, na Travessa de Ipanema.- semana que vem, na sexta-feira, dia 03 de julho, Katia Pino lança "Sou mulher" no POVEB - Poesia, você está na Barra, a partir das 20h no Condomínio Novo Leblon.
 
Cursos e Eventos

- A Casa Poema, da escritora Elisa Lucinda, convoca para o curso "Na ponta da Língua - Curso de português instrumental", com utilização de textos poéticos. Acontece no dia 27 de junho, sábado, de 9h às 13h, Rio de Janeiro, na sede da Casa Poema, com a professora Cláudia Porto.

- O Festlip - Festival de Teatro da Língua Portuguesa - 2009 acontecerá entre os dias 2 e 12 de julho na cidade do Rio de Janeiro, homenageando o escritor Mia Couto (Moçambique) que ministrará palestra no dia 3 de julho com o tema 'Metamorfose da literatura para o teatro'. (...)
 

Novidades

>> Marcelo Moraes Caetano assina um poema na revista gaúcha (da UFRGS) Pragmatha. O tema do mês de maio foi o 'terceiro olhar', visões da cidade.

>> Márcio Vassallo está preparando uma bela novidade em seu site e apronta as malas para encontrar crianças e educadores em Paraty, na Flipinha. Em breve, mais novidades.

>>Grace Olsson divulga seu livro 'Crianças Refugiadas em Moçambique: um drama na África', da Editora Novitas, 2009. (...)

>>O site do Franklin Jorge, escritor natalense, comemora um ano no ar com quase 100 mil acessos e com algumas novidades. Vale conferir o conteúdo.

>>Thereza Christina Rocque da Motta, que curtiu criar o blog poético 'O mais puro amor de Abelardo e Heloisa' como presente para esse Dia dos Namorados de 2009, envia as fotos da comemoração do Bloomsday na Ponte de Versos, evento super-charmoso que contou com a presença de Elaine Pauvolid e Luis Serguilha (poeta português que têm aparecido nos eventos poéticos da cidade), entre outros da turma antiga da Ponte. (...)

>>Denise Emmer publica poema inédito no Prosa Online: "Assim falam as tormentas".

Leia mais...

Fontes: Caderno Prosa&Verso, O Globo, Suplemento Ideias&Livros, do Jornal do Brasil e mailing pessoal da autora.
Outra noite no museu
 

- Uma noite no museu 2. EUA/Canadá: 2009.

 
"Uma noite no museu 2" já parte de uma dificuldade inicial: a falta de novidade. Suas premissas são totalmente fundadas na primeira edição, comprometendo o interesse do espectador em desvendar aos poucos o mistério da narrativa. A única diferença que se nota é que, nessa edição, o tamanho do museu muda, numa espécie de 'um desafio ainda maior' a exemplo das etapas de videogames. 

O fato do primeiro filme ter sido um sucesso pode significar mais bilhetes vendidos para crianças que já sabem da história e buscam sua continuação. Isso, contudo, não garante absolutamente nada em qualidade de roteiro, eis que a projeção é uma mera repetição, apenas em maior escala, do filme anterior.


Nesta nova edição da saga museológica, Larry Dailey já não é mais um guarda noturno, tendo alcançado, em mínimo espaço de tempo, todos os sonhos que não conseguia realizar quando era apenas um 'loser'. E, agora, o sempre-atormentado-herói sofre de uma crise de identidade por ter alcançado a fama, o sucesso e o dinheiro - tudo ao mesmo tempo - longe daquela que era a sua 'vocação nata', ou seja, a de guarda noturno (é isso, mesmo, incrédulo leitor...).
(...)

Leia mais...

Quiasmas tardios
 

ainda suspiram razões
desprovidas de sentido
e respiram fuligem
na ausência de qualquer
poeira fixa e imutável
que lhes aplaque a fome
.
são esses quiasmas do nada
bravio
que se entrecruzam
selvagens
num acaso incolor
ao tardio do tempo
que paira fugaz,
verte morto
e esvai gélido
descosendo tramas
miragens e almas.

ainda preferem o tormento
talvez, a lembrança atroz
ao descanso na paz insípida
cama inodora, angustiosa
da inexistência.


Leia mais...

Uma bela noite a todos,
e uma semana de olhares
que inspirem renascimentos.

Paula