Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,

Essa semana chegou em clima de comemorações, cercando o olhar de corações e beijos que se estalam nas ruas e avermelham revistas, vitrines e outdoors. E sem perceber, me vejo rodeada de flores e mimos, aquecida por braços ternos e derramada em abraços amplos, desses de pedir, de despir, de corar, o corpo todo. São Valentim que me desculpe, é esse frio malicioso de junho que abre ainda mais a vontade de namorar...

Entre um aconchego e outro, entre o cobertor e a xícara de chá, num olhar renovado para a mesma e antiga paixão, mudei o site, reinventei o mesmo conteúdo e vesti uma roupa nova para continuar, poeticamente, desfilando o sorriso de sempre.

É o meu presente para o dia dos namorados, para o meu namorado em especial, e para todos aqueles apaixonados que contribuíram com os mais de 100.000 cliques em busca da poesia mais verdadeira, da sensibilidade mais íntima, do romance mais fundo.

Convido a todos, amigos e poetas, para abrirem a porta e entrarem nesse espaço novinho aberto para nós: entrem e leiam à vontade - a casa, minha poesia, é de vocês.

Dicas da semana (09.06.2009 a 12.06.2009)
Lançamentos

- quinta-feira, feriado de Corpus Christi, uma boa ideia é viajar até Tiradentes para curtir a exposição 'Flores recentes' do artista plástico Oscar Araripe, que abraçou a revolução em sua vida, deixou o Rio de Janeiro e o Direito e foi pintar aquarelas de flores na terra dos Inconfidentes.

- sexta-feira, dia 12, não indico lançamento nenhum: é dia de namorar!

Eventos

- quinta-feira, dia 11, fica fácil conferir a abertura do 11º Salão FNLIJ, agora na Avenida Barão de Tefé, 75, Saúde. O evento acontece das 8h30 às 18h (segunda a sexta) e das 10h às 20h (em sab., dom. e feriados) até dia 21.06, abrigando seminários, encontros e, principalmente, lançamentos.

- é nessa sexta, dia 12, que acontecem as Artimanhas Poéticas. A programação completa está no blog homônimo Artimanhas.

- Para quem ficar perdido entre os milhares de títulos infantis e juvenis, algumas dicas de autores e títulos: - Janaína Michalski (Onde o sol não alcança); - Adriana Falcão (Sete histórias para contar); - Marina Colasanti (O lobo e o carneiro); - Ana Maria Machado (Sinais do mar); - Rosane Villela (Apanhando a lua...); - Luiz Antônio Aguiar (Monstros mitológicos); - Marta Lagarta (A menina que ia para longe); - Guto Lins (Qual é a cor?); - Ivan Zigg (Só um minutinho); - Rodrigo Lacerda (O fazedor de velhos); - Eucanaã Ferraz (Vinicius menino); - Bartolomeu Campos de Queirós (Coração não toma sol); - Pablo Neruda (O livro das perguntas); - William Faulkner (A árvore dos desejos) e, para fechar essa super leva, Julio Cortázar (Discurso do urso).

- Recebi o convite imperdível da autora-estreante Janaína Michalski, que lança 'Onde o sol não alcança' neste sábado, dia 13 de junho, a partir das 16h, na Biblioteca do Salão:

 

Cursos e concursos

- na Casa do Saber, Beatriz Jaguaribe fala das 'Mulheres modernistas', a partir de 24.06, sempre às quartas-feiras, 20h.

- no Telezoom, Leonardo Monteiro de Barros, da Conspiração Filmes, dá o Curso de Cinema - Film Business, a partir de 22 de junho.

- Inscrições abertas para o II Concurso Nacional de Poesia da Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá - AACLIP, 'Prêmio Barão de Japurá'. Quem dá a dica é Katia Pino, poeta paquetaense, em seu blog.

- Para a turma que produz para crianças e jovens, não dá para perder o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura, do Grupo SM, com inscrições abertas até 30 de junho. Regulamento em PDF disponível online.

- Para fechar a semana, a dica gastronômica para um jantar romântico a dois é ir ao Restaurante Carlota, conferir a cozinha multicultural da chef Carla Pernambuco, na Rua Dias Ferreira, 64, Leblon.

Leia mais...

Fontes: Caderno Prosa&Verso, O Globo, Suplemento Ideias&Livros, do Jornal do Brasil e mailing pessoal da autora.

Sete vidas
 

- Sete vidas (Seven Pounds): EUA, 2008

Will Smith tentando arrancar lágrimas do espectador distraído

'Sete vidas' começa errando no título, e vai errando em pequenos detalhes até o final, mas felizmente consegue terminar com um saldo positivo.

Nos vinte minutos iniciais, o espectador não compreende muito bem a proposta do longa, o que dá uma vontade terrível de mudar de canal.

No entanto, não há canais no DVD e alguma atração irresistível impede de desligar o botão, provavelmente causada pelo suspense e pela falta de compreensão sobre o tema central do filme, somado à possível perspectiva de que o protagonista morrerá sete vezes ou que, de alguma forma, atingirá ao proposto no título que, em inglês, possui vinculações a outros conceitos filosóficos exibidos em 'O mercador de Veneza', onde 'seven pounds' é o tanto da carne humana que o mau pagador deverá tirar do corpo para indenizar seu credor em caso de não-pagamento de um contrato de risco (o que, de início, remete a uma certa arrogância na escolha do título do filme, de que este possa se ombrear com a obra clássica e eterna de Shakespeare).

Bem, dito isso, a sorte do diretor e do roteirista é realmente a atuação talentosa e inspirada de Will Smith como Ben Thomas, um funcionário da Receita Federal que ora parece aviltar uma lista determinada de contribuintes, ora parece estar planejando algo de benéfico e surpreendente para eles.

Leia mais...

Onde o sol não alcança


Neste sábado, 13 de junho, em pleno Salão FNLIJ, às 16h, a escritora infantil estreante e grande amiga Janaína Michalski lança o seu primeiro livro "Onde o sol não alcança", pela editora Nova Fronteira, com ilustrações do premiadíssimo Alê Abreu.

O livro já nasce super recomendado pelo escritor e jornalista Márcio Vassallo.

Estarei lá para prestigiar a talentosa autora, na expectativa de poder me sentar, junto com as outras meninas e escutar um pouco das suas lindas histórias.


 
Fecho a semana lembrando que, mais poeta do que quem escreve, é aquele que lê, ouve, interpreta, sente, entra na poesia e busca nela algo de precioso e único, para tornar sua vida ainda mais especial.

Um belo fim-de-semana para todos,
com o meu beijo mais estalado,
 
Paula