Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,

Maio termina quente e ensolarado no parapeito das minhas janelas. Feito uma lembrança de verão que não quer passar e recusa a se deixar esquecer. As folhas das amendoeiras ainda não atapetam o chão, apesar do outono ir se perdendo no caminho das horas enquanto inicia seu último suspiro.

Apenas as noites mais amenas, apenas as tardes mais curtas e sombreadas indicam o inverno a se encostar pouco a pouco no espaldar das horas.
 
Já procuro a chave para a porta que se abre apenas uma vez no ano, aquela porta lá do alto, encostada no cimo do armário, quase inalcançável, que encerra o raro prazer do cobertor pesado, da colcha de lã, o carinho do corpo envolto num casaco amplo de memórias.

De agora para diante, minhas leituras se enroscam comigo na manta fina de cashmere.
Dicas da semana (23.05.2009 a 29.05.2009)
Lançamentos

- Guilherme Zarvos,  um dos criadores do CEP 20.000  lança "Branco sobre branco", a partir das 17h na Galeria Gentil Carioca (Gonçalves Ledo, 17, Centro), parte de sua tese de doutorado na PUC-Rio.

- dia 2 de junho, terça-feira da semana que vem, o querido Marcelo Moutinho lança a antologia "Dicionário amoroso da língua portuguesa" (ed. Casa da Palavra), organizado juntamente com Jorge Reis-Sá, incluindo 35 textos de autores lusófonos sobre palavras de livre escolha. Às 19h30, na Travessa de Ipanema. Estaremos lá! 


Eventos, cursos, etc.

- Cristiane Costa apresenta a palestra "Do fato à ficção: escritores jornalistas no Brasil", na Casa de Rui Barbosa, dia 28, às 14h30, dentro da série de debates Pensar a Imprensa.

- Dia 27 de maio no Hotel Sofitel, Celina Joppert comanda das 8h às 12h o talk-show "A arte como agente transformador nas organizações" com Claudia Roquette-Pinto, Suzana Pires e outros palestrantes. Das 14h às 17h30 serão conduzidas atividades artísticas, com oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música e literatura. (...)

- Próximo sábado, dia 30, tem Troca de Livros a partir das 10h30 na Estação das Letras, com a participação de Luis Raul Machado, com o tema Guimarães Rosa para crianças. Haverá programação especial  para as crianças, com atividades infantis comandadas por Silvia Carvão. Evento gratuito.  

- Também no dia 30 de maio tem Poexistência Poesia das 18 às 20h, no Espaço Persona Terapias Corporais, (Sto. Afonso, 44/501, Tijuca). (...)

- Inscrições abertas até 29/05 para curso de pós-graduação em Produção Editorial na Universidade Estácio de Sá/RJ. (...)


Prêmio

- 11º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, promovido pela 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, tem inscrições abertas até 1º de junho. A premiação do primeiro colocado inclui estágio de 10 dias na Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha, mais R$ 5 mil. O segundo colocado ganha R$ 3 mil. Veja mais nos sites da Universidade de Passo Fundo  ou da Jornada de Literatura.

- A Fundação Biblioteca Nacional divulga editais para 3 bolsas de pesquisa, entre elas a "Bolsa para Autores com obras em fase de conclusão" e o "Programa de apoio à tradução de autores brasileiros". Projetos devem ser enviados até 12 de junho. Mais informações no site da Biblioteca.


Outras notícias

- Abre nova temporada de cursos na Casa Poema.

- dia 27, quarta-feira, John Pizzarelli se apresenta ao vivo na livraria Argumento do Leblon, às 19h, autografa seus CDs e canta sucessos de Tom Jobim, The Beatles, Roger Rodgers, Frank Sinatra revestidos com um toque de swing. Entrada franca.

- no cinema, a dica é "Budapeste", de Walter Carvalho e Chico Buarque. Bom para ver em qualquer dia, em qualquer cinema.

- Neil Gaiman concede entrevista à jornalista Tania Menai do Canal Futura, em Santa Monica (EUA). O compacto foi ao ar na sexta, dia 22, no programa "Sala de notícias entrevista", em três horários, às 12h30, 17h30 e 21h30, e reprisa na terça-feira, às 12h30 e 17h30.

- José Rodrigues Trindade, o Zé Rodrix, carioca de 1947, compositor de "Casa do campo" e autor da Trilogia do Templo recém re-lançada no início de 2009 em Box comemorativo da Editora Record, infelizmente, na madrugada de 22/5, aos 61 anos, veio a falecer em São Paulo.

Leia mais...

Fontes: Caderno Prosa&Verso, O Globo, Suplemento Ideias&Livros, do Jornal do Brasil e mailing pessoal da autora.
50 finalistas do Prêmio Portugal Telecom 2009



Na noite do dia 20 de maio, foi divulgada em cerimônia no Palácio São Clemente a lista dos 50 livros selecionados para a próxima fase da premiação do Prêmio Portugal Telecom 2009. Vejamos os concorrentes:

- "Pássaros de Voo Curto", Alcione Araújo
- "Circenses", Alkmar Santos
- "Como se Caísse Devagar", Annita Costa Malufe
- "Ontem Não Te Vi em Babilônia", António Lobo Antunes
- "Noite Nula", Carlos Felipe Moisés
- "Flores Azuis", Carola Saavedra
- "Poemas da Recordação e Outros Movimentos", Conceição Evaristo
- "O Conto do Amor", Contardo Calligaris
- "O Maníaco do Olho Verde", Dalton Trevisan
- "Cordilheira", Daniel Galera
- "Cinemateca", Eucanaã Ferraz
- "Retrato Desnatural", Evando Nascimento
- "Canalha!", Fabrício Carpinejar
- "Marcelino", Godofredo de Oliveira Neto
- "Aprender a Rezar na Era da Técnica", Gonçalo Tavares
- "A Filha do Escritor", Gustavo Bernardo
- "Ravenalas", Horácio Costa
- "A Eternidade e o Desejo", Inês Pedrosa
- "O Livro das Emoções", João Almino
- "Acenos e Afagos", João Gilberto Noll
- "Cemitério de Pianos", José Luís Peixoto
- "Lisbon Blues", José Luiz Tavares
- "A Viagem do Elefante", José Saramago
- "Memórias de um Intelectual Comunista", Leandro Konder
- "A Arte de Produzir Efeito Sem Causa", Lourenço Mutarelli
- "O Osso Côncavo e Outros Poemas", Luís Carlos Patraquim
- "A Casa da Minha Infância", Luis Nassif
- "O Livro das Impossibilidades", Luiz Ruffato
- "Contos Eróticos", Luiz Vilela
- "Memórias Inventadas - A Terceira Infância", Manoel de Barros
- "Rasif", Marcelino Freire
- "Animais em Extinção", Marcelo Mirisola
- "O Livro dos Nomes", Maria Esther Maciel
- "Venenos de Deus, Remédios do Diabo", Mia Couto
- "A Primeira Mulher", Miguel Sanches Neto
- "Rio das Flores", Miguel Sousa Tavares
- "Órfãos do Eldorado", Milton Hatoum
- "Manual da Paixão Solitária", Moacyr Scliar
- "Ó", Nuno Ramos
- "Cinco Lugares da Fúria", Pádua Fernandes
- "A Fábrica do Feminino", Paula Glenadel
- "Predadores", Pepetela
- "Chocolate Amargo", Renata Pallottini
- "Todos os Cachorros são Azuis", Rodrigo de Souza Leão
- "Galiléia", Ronaldo Correia de Brito
- "De Paixões e de Vampiros", Ruy Espinheira Filho
- "Jornada com Rupert", Salim Miguel
- "Heranças", Silviano Santiago
- "O Livro Amarelo do Terminal", Vanessa Barbara
- "Satolep", Vitor Ramil

(títulos e autores com links disponíveis apenas no site)

Não estão de parabéns somente esses 50 autores que se esmeraram em produzir o que de mais belo poderiam conceber, está de parabéns a literatura brasileira contemporânea, que vem sendo um espaço cada vez mais fértil para iniciativas que privilegiam a cultura e a arte letrada.

Leia mais...

Márcio-André, ensaiando radioatividades



- Márcio-André. Ensaios radioativos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2008. 

Ainda lembro quando houve a explosão do acidente nuclear de Chernobyl. O Brasil flertava comercialmente com os comunistas e produzia carros a álcool que não funcionavam nos dias frios. Naquela época, os russos prometiam um carro que substituiria o Fusca, traziam à minha mesa um leite bem melhor que o da Nestlé. Mas este acidente foi o evento determinante que levou, paulatinamente, à derrocada do regime socialista e à queda do Muro de Berlim, assumindo as mesmas proporções, para comparar com eventos mais recentes, que a queda das Torres Gêmeas em Nova Iorque.

Enfim, naqueles tempos achávamos que o mundo ia acabar - e não esquentar até o mar engolir todo pedaço de terra, como hoje. Era verdade que a sombra do acidente nuclear formava dúvidas na soleira das nossas casas, especialmente no Rio de Janeiro - afinal, era bem em Angra dos Reis que foram instalados dois reatores nucleares em pleno funcionamento (e o Pinguelli vivia dizendo que a cobra ia fumar ali...).

Márcio-André parte de questionamentos como esses, da dúvida essencial sobre o não-lugar, da negação do espaço, das contaminações eternas entre energias e faz uma literatura renovada onde os ensaios, para serem levados a sério, não precisam tratar de autores dos séculos XVIII e XIX, como anda em voga mais ultimamente. Seus ensaios são pós-Chernobyl, pós-Guerra Fria, são escritos que registram o que aconteceu conosco, que estamos vivendo e assistindo a tudo desde então.

Leia mais...

O Leitor, o filme


 
- O Leitor (The Reader). EUA/Alemanha: 2008.
 
'O leitor' até seria um ótimo filme, desde que não houvesse qualquer referência ao livro que o originou. Na película, o diretor opta por visões distorcidas da história de Bernard Schlink, superficializando e banalizando sentimentos muito mais profundos e torpes de Michael Berg, o estudante que se envolve com a fiscal de bonde, Hanna.

A par da fotografia excelente e da estupenda atuação de Kate Winslet, que inclusive lhe rendeu um Oscar de melhor atriz, em 2008, bem como da ambientação impecável da trama na Alemanha pré e pós-nazismo, muito do que há no livro é deixado de lado, quando não modificado para agradar ao grande público espectador. Aliás, é bom lembrar que o livro foi lançado em 1995, 50 anos após o início dos julgamentos pelo Tribunal de Nuremberg, e demorou mais treze anos para se tornar filme.

As histórias do livro 'O leitor' e do filme homônimo, muito embora tenham sido expressamente aprovadas pelo autor, infelizmente não coincidem, empobrecendo toda a carga e a densidade dramática do romance frustrado de Michael Berg e Hanna Schmitz. É por tal motivo, a modificação do diapasão original e a supressão de cenas-chave, que o filme apresenta inconsistências que incomodaram certos críticos que encontraram falhas de roteiro, entre eles Rodrigo Rosp (CinePlayers.com).

Leia mais...
 
Uma semana de doçuras e suspiros
nessa despedida quente do outono.

 

Um beijo,
 
Paula