Leituras da semana
www.paulacajaty.com
cabeçalho
Queridos amigos,

A semana relampejou por dentro, iluminando olhos e bocas com o assombro de quem não se acostuma com intempéries. Tempestuosa, trovejei devaneios e amanheci num abraço morno debaixo da chuva tecida nos cheiros de março.

A rebeldia das nuvens me puxa pra rua, quando todo o resto se trancafia em suas crenças de pedra e quase posso sentir um prazer bravio ao ver o mar estranho e cinza, vivo de vontades, desgovernado de ondas. Talvez, no fundo, me satisfaça com revoltas.

Por isso, leio ainda mais faminta: é na leitura que me leio mais sem rédea.
Dicas da semana (14.03.2009 a 20.03.2009)

Lançamentos
 


- segunda, 16, Ana Lia Vianna Ambrosio lança 'A maçã e o delito', livro de contos premiado pela UBE, às 19h, na Argumento Leblon.

- terça, dia 17, Walter Firmo lança "Brasil - imagens da terra e do povo" às 19h na livraria Dona Laura (Casa de Cultura Laura Alvim, na Av. Vieira Souto, 176)

(...)

- sábado que vem em Paquetá - dia 21 de março, vá até a Praça XV e pegue a barca para Paquetá. A partir das 15h, no Bar do Paulão (Rua Dr. Lacerda, 18, Paquetá), acontecerá o  lançamento de 'Luas de Paquetá' (...)

cabeçalho
- Para deixar na agenda: quinta-feira que vem, dia 26.03, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, o querido Sérgio Rodrigues autografa 'Elza, a garota' (Nova Fronteira) e fala sobre o novo livro em bate-papo com os leitores. A entrevista com Sérgio, do blog TodoProsa , aparece semana que vem no site da Agência Riff.


Estreias

- Obrigatório: 'Palavra (en)cantada' (...)

- Orquestra Sinfônica Brasileira abre a Temporada 2009 (...)

Cursos, eventos, etc.

- continua a II Semana Carioca da Poesia, programação completa no site Alma de Poeta.

- Prosa nas livrarias, com Nélida Piñon e Tatiana Salem Levy (...)

- o curso 'O universo da literatura infantil: para compreender, ler e fazer', ministrado por Rona Hanning. Serão 4 (quatro) encontros na Casa do Saber , sempre às sextas-feiras, de oito a 29 de maio. Informações: no tel. (21) 2227-2237.

- Dia 12 de março, foi lançado o projeto "Maricá, Cidade da Poesia", com palestra de Ferreira Gullar, Chacal, Affonso Romano e Gilberto de Mendonça Teles. (...)

Achados na internet

- site contendo a obra gráfica e o alfabeto armorial de Ariano Suassuna.
- site Skoob - o que você anda lendo?
- para escritores experimentais que querem viajar o mundo todo, o CouchSurfing é a solução.
- 'Afrodite in verso' é notícia da Fl@p!, no post do poeta Leandro Jardim.
 
Leia mais...

 
Fontes: Caderno Prosa&Verso, do Globo, Suplemento Ideias&Livros, do Jornal do Brasil e mailing pessoal da autora.

 
Ecos do Jardim


"Gosto da clareza, da simplicidade consciente, da mão esticada ao leitor, da aquarela da alma feminina, do encantamento daquela que se sabe eterna criança como todos nós, da percepção da vida que se consegue ferina e lúdica, e da poeta contemporânea autoconsciente, lírica e lúcida. Gosto que saiba falar do amor, da infância, do sexo e da adolescência, essas poéticas da existência."

- elogio do autor Leandro Jardim (de 'Todas as vozes cantam') à minha 'Afrodite in verso', em 02.03.2009, durante troca de reflexões via email sobre 'A literatura em perigo', de Tzvetan Todorov.

Leia mais...

Resenha de André di Bernardi
- A primeira ciranda. André di Bernardi Batista Mendes, in Jornal Estado de Minas, Caderno Pensar, sábado, 21.02.2009.

"A primeira ciranda
- Com sensibilidade e vigor literário, a carioca Paula Cajaty faz boa estreia com o livro de poemas Afrodite in verso.

O processo é lento, é quase sempre doloroso e esse caminho é cheio de armadilhas. Mas uma coisa tenho como certa, é impossível fugir de si mesmo. Um poeta não deve - e nunca conseguiria, mesmo que tentasse - fugir de seus tormentos, das suas palavras que insistem, de suas asas, de seu coração pelado. A poeta Paula Cajaty, felizmente, não fugiu desta regra quase universal: 'quando um pássaro quer voar/ele não testa não,/é na marra,/tem que acertar/de qualquer jeito/tem que se jogar/de lá de cima'.

Esta boa poeta acaba de lançar, pela Editora 7 letras, Afrodite in verso, seu livro de estreia. Como quem vai se livrando de um vestuário desnecessário, Paula vai, com seus textos, com sua verve, desnudando-se, aos poucos, para no fim das contas revelar-se, íntegra, pronta para o embate poético. Paula mostra-se, às vezes romântica, sempre solitária, quase sempre utópica, buscando 'pontos de contato entre extremos através da própria palavra, através de uma dicção poética abrangente, marcante, cheia de altos e baixos. Coisas que só a maturidade traz.

É que Paula aprendeu, arranjou um jeito de permanecer inteira, mesmo quando se perde, 'atrasada de si mesma', sem exigir mais do que o necessário para compor o seu ambiente interno, para organizar os seus parâmetros, as suas perdas e as suas escolhas. (...)

Os retro-retratos de Celina

- Portocarrero, Celina. Retro-retratos: poesia. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.


Celina Portocarrero é tradutora premiada, já foi editora, divulgadora e agente literária, escreve no blog Neurotóxicos e, em 2007, publicou seu primeiro livro de poesia. Seus Retro-retratos são relatos bem humorados e inteligentes, tecidos sobre 'esgarçaduras da alma' e outros 'rasgos de esquecimento' em meio a 'frases alvoroçadas' de sua vida. Sob o olhar de Celina, até a tristeza aparece resignada com as perdas, e ela segue esperando o tempo em que possa aceitar 'este mundo mais opaco', pois 'tristeza/ainda que mansa/é sempre funda'.

Celina mostra que, na verdade, já está além da dor, além do medo e do tempo, e isso a torna mais leve e forte: 'da cabeça a vida escorre/em rios de quase dor (...) perdi freio e rédeas/flutuo no caos, me perco no todo'. Seus fantasmas se guardaram em gárgulas, suas esperas se petrificaram em janelas de Paris e tudo acontece numa esfera surreal (...)

Leia mais...


 
A vocês, uma semana
de beleza incomum
e raras rebeldias.

Um beijo,
 
Paula